Translate

sábado, 9 de maio de 2015

Árvores interessantes


Em todos os cantos do planeta somos surpreendidos pelas formas mais incríveis da natureza. E é claro que as árvores dão um toque especial nisso, afinal elas são a própria mãe da natureza, que oferece abrigo, sombra e frutos! Quando criança li um livro que nunca esqueci: "Rosinha minha canoa", de José Mauro Vasconcelos. Conta a história de amizade de um homem simples - Zé Orocó - e sua canoa - Rosinha. Os dois navegam pelo imenso rio Araguaia, que eu conheci tão bem anos atrás... Rosinha conta a história de sua vida, desde quando era uma árvore frondosa na floresta, até que um dia a cortaram para virar uma canoa.  Enquanto leva o amigo a navegar pelas águas do Araguaia, vai transportando-o por um mundo onde quem manda é a mãe natureza. Chorei e ri, me emocionei com esta história de amor às coisas simples da vida, como um sopro, o vento nas folhas que traz a chuva, as árvores entoando o hino da floresta, bebendo água da chuva que cai na terra e faz o rio crescer....

A Árvore da Vida vive solitária  no meio do deserto do Bahrein há 400 anos. Ela consegue sobreviver num ambiente árido e, mesmo sem qualquer outra vegetação por perto, continua crescendo. Os habitantes locais acreditam que o verdadeiro jardim do Éden é ali, e por ter sobrevivido até hoje, os beduínos creem que ela foi abençoada pelo deus mítico da água - Enki. Aliás, sua fonte de água é um mistério, já que não chove na região! Pesquisadores dizem que suas raízes são tão profundas que conseguem captar água de fontes a vários quilômetros de distância.

As sequoias são árvores gigantes (as maiores do planeta) típicas da Califórnia. A maior delas chama-se General Sherman (foto acima), tem 82,6 metros de altura - quase um prédio de 30 andares - e aproximadamente 2.100 anos de vida, ou seja, nasceu durante o império Romano!!!

Na Nova Zelândia este conjunto de árvores ganhou um formato bem interessante graças aos fortes ventos antárticos na região! Ficam em Slope Point, o ponto mais meridional do país. Lá os ventos são tão intensos que as árvores são distorcidas e inclinada na direção que eles sopram. A ilha é inabitada e só é utilizada para a criação de ovelhas.

A árvore arco-íris é na verdade um eucalipto (Raimbow Eucalyptus).  A casca da árvore cai anualmente em diferentes épocas, deixando aparecer o verde claro interno, que vai escurecendo aos poucos, passando por tons de roxo, laranja, azul e marron, até amadurecer completamente. Parece mais uma obra prima de aquarela em forma de árvore!

Aqui os baobás crescem exuberantes na ilha de Madagascar, no continente africano. É a árvore com tronco mais grosso do mundo, chega a medir mais de 20 metros de diâmetro e consegue armazenar até 120 mil litros de água. São oito espécies desta árvore, sendo seis delas nativas de Madagascar, uma no Oriente Médio e outra que surgiu na Austrália. Mas há um pouco dessas espécies espalhadas por outros países também. No Brasil elas aparecem em Recife e são fonte de estudos da UFPE. 

O isolamento geológico do arquipélago de Socrota, perto da costa do Iêmen, possibilitou a formação de uma flora no mínimo exótica. A árvore Sangue de Dragão é endêmica de Socrota e sua seiva vermelha tem uso medicinal, assim como na tintura. Dizem que o sangue de dragão tem ação antibacteriana,sendo muito utilizada como tratamento de primeira ajuda a picadas de insetos, lacerações, queimaduras e feridas. Além de linda é um verdadeiro bálsamo!

 Mais uma vez a grandiosidade das Sequoias em um parque americano!

 Uma pausa para descanso na base de um tronco que virou banco lá em Inhotim, o mesmo da 2° foto. Au Revoir!


17 comentários:

  1. Ei Bia
    Delícia de post, imagens lindas, o Inhotim fazendo bonito.
    Realmente uma belezura estas árvores raras e exóticas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      As árvores são seres belíssimos mesmo! E certamente em Inhotim há várias delas por todo lado!
      Bjs

      Excluir
  2. Truly! Very interesting trees! Wonderful pictures!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Bill
      Thanks for coming once more!
      All trees are interesting in some way...

      Excluir
  3. Hi there, Just stopping by to say “Happy Mother’s Day” to you and to say that I have enjoyed your post today. I celebrated Mother's Day yesterday when one of my sons and his beautiful wife came to see us….

    As you probably know, we’ve been out-of-town this past week and I haven’t done any blogging much at all. I hope you enjoyed my two Tulip blog posts while we were gone——and be sure and tune in tomorrow morning to find out what we’ve been doing this past week….

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm sure you have had a wonderful mother's day, Betsy! By the way, you're always aout of town, aren't you?! I'm really anxious to your next post and your wonderful trips through the countryside!
      Have nice days Betsy!

      Excluir
  4. We live in an amazing world full of wonderful nature. Very interesting.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. That's true Linda, we live in a wonderful world! I just hope that men do not destroy all this beautiful nature one day...

      Excluir
  5. Maravilla de grandes maravillas. Excelente.


    Gracias por Compartir.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su visita aquí es muy amable Olga!
      Son estas maravillas de la naturaleza que me dejan con la esperanza de nuestro mundo!
      Gracias

      Excluir
  6. Que maravilha de post, Bia. Também já estive em Inhotim, amei os bancos árvores. Acho que tenho uma foto lá no IG (@obercodomundo). Também conheci os baobás, sob o nome de embondeiros, lá em Angola.
    Quero muito ver uma sequóia de perto e também a floresta de bambus (ainda que não sejam árvores) lá no Japão. Ah, mas se começo a falar da lista de sítios onde ainda quero ir...
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthia, então você também conhece a beleza de Inhotim, que fantástico! Não sabia que já tinha vindo ao Brasil antes! Sou louca para conhecer os baobás de perto na África! Que bom que você mora relativamente perto de Angola. Ah, se eu for enumerar também todas as florestas do mundo que gostaria de conhecer, precisaria de mais uma vida inteira!!! Bjs

      Excluir
  7. Olá Bia
    Que post lindo! :-)
    A importância das árvores para a nossa vida aumenta a cada dia que passa...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Bia
    Que post lindo! :-)
    A importância das árvores para a nossa vida aumenta a cada dia que passa...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarida, ah quanto tempo!!!
      Sei que andas rodando pela América do Norte, que maravilha, não! Ano que vem vou visitar tua terrinha além mar, quanta saudade...
      Beijokas!!!

      Excluir
  9. Maravilhosas e benditas árvores que embelezam e trazem vida para nós, humanos.
    Alguns insensíveis as destroem, como a foto que rolou esta semana no Face, mostrando um imbecil, todo sorridente, segurando uma serra elétrica gigante e uma linda sequoia tombada atrás de si.
    Post lindo, querida amiga!
    um beijinho carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth querida!
      Não vi a foto que rolou na inter porque não tenho Face! Ainda bem, pois ficaria com muita raiva e triste com tanta ignorância, argh!
      Você é que tem sorte de fugir de vez em quando para Petrópolis e se deliciar com toda aquela beleza natural lá da serra....
      Beijinhos mil!!!

      Excluir