Translate

sábado, 16 de maio de 2015

cartas para o mundo

Certas coisas me tocam o coração, ainda mais vindas de uma criança.... A história do garotinho inglês percorreu o mundo e já saiu em vários jornais.Quando tinha apenas 5 anos Toby leu um livrou que o impressionou muito: "Uma carta para a Nova Zelândia". Foi então que pediu ajuda a sua mãe dizendo que queria escrever ao menos uma carta a uma pessoa de cada país participante das Nações Unidas (são 193 países). Ele começou a escrever em 2013 e hoje, aos 7 anos de idade, ele já escreveu 400 cartas, todas à mão! Recebeu inúmeras respostas e cartões postais. Ele diz que as cartas respostas são as que mais gosta, pois aprende muito sobre as diferentes comidas e os animais que vivem em cada lugar. Toby é apenas um garotinho, mas quer aprender "o mundo"! Ele achou o máximo quando um pesquisador da Antártica lhe respondeu que as vezes 'o dia' dura 24 horas na região. Para o Brasil ele mandou cartas querendo saber mais sobre o surf, mas a resposta de um garoto de São Paulo - Felipe - não o ajudou muito, já que na cidade não tem praia! De todas as cartas que recebeu, os lugares que mais tem vontade de ir são as Ilhas Galápagos, Nepal e Egito. Mas a história de Toby não ficou só nisso  não. Sensibilizado com algumas cartas que recebeu contando as dificuldades que muitos passam em várias partes do planeta, Toby resolveu começar um projeto. Com a ajuda da mãe (através de seu blog www.writingtotheworld.com ) decidiu fazer um financiamento coletivo para ajudar lugares que passaram por desastres naturais. Com o dinheiro arrecadado ele já começou a comprar caixas para colocar objetos como ferramentas, produtos que limpam águas contaminadas, dentre outros, e até brinquedos para crianças. Ele espera que todas as caixas cheguem aos lugares que mias precisam. Toby só queria conhecer um pouco do mundo, mas aprendeu muito mais - solidariedade!

Uma de suas cartas enviada para a Ilha de Páscoa, no Chile

Toby enfim conheceu o Egito recentemente!

Quem sabe seu próximo destino não será as Ilhas galápagos? Os Alcatrazes-de-patas-azuis já estão ansiosos esperando pelo garotinho que quer aprender mais do mundo!

12 comentários:

  1. Que garotinho mais lindo. Tem pessoas que vem a esse mundo com a intenção de desembaraçar os nós. Que bacana. Curioso e solidário. Esse vai longe. Já começou com o pé direito.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Claudia, este garotinho já nasceu com uma estrelinha! Além de fofo, ele conta com a ajuda dos pais e, agora, com milhares de pessoas via internet. Tomara que ele consiga ajudar de fato essas pessoas que vivem em regiões vulneráveis!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Isn't that just fantastic? That little boy (and his parents --who obviously have encouraged him on this journey) will know more about the world than most 7 year olds will ever know. I wish there were more ADULTS who would do things like this... NEAT.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, Betsy! It's neat, even more when it comes from the head of a little boy like him! Ideas like this are able to change the world! Okay that's just a little boy. But it serves as an example for many people and many governments that can do even more!
      Many hugs

      Excluir
  3. The story of the boy who wanted to find out more about others and the way they lived is a heart warming story since it inspired him (with the encouragement of his parents) to support those less fortunate than himself in a practical way).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. This is a great exemple to the world, that somehow forgotten the little fortunate. Inhabitants of risk areas deserve greater care, especially for people with decision making-power, which until then did not do much...

      Excluir
  4. Oi Bia
    Que coisinha mais fofa este garoto, existem pessoas que vieram a este mundo pra fazer diferença e diferente.
    Bacana demais.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Maria Célia!
      Certamente é uma criança especial e que, provavelmente vai levar isso para sua vida vida adulta, pois está em seu coração! A partir do momento que alguém se sensibiliza por alguma situação, a causa está praticamente ganha! Falta uma grande dose de boa vontade no mundo ( e principalmente dos países ricos na ajuda a regiões de risco e dos menos favorecidos)!
      Beijinhos

      Excluir
  5. Que espetáculo de menininho!
    Com certeza, tem pais que o acompanham de perto e orientam, mas seu interior é de uma alma antiga e muito boa. Oxalá apareçam mais e mais crianças assim neste universo, para salvar-nos e unir-nos.
    beijo carioca

    ResponderExcluir
  6. Não seria um mundo fantástico se houvesse muitos Tobys? Espero que o meu pequeno explorador seja igualmente um cidadão do mundo, que conhece e respeita a diferença e tenta deixar este mundo um pouco melhor.
    Grata pela partilha, Bia
    Beijinho, um doce restinho de semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir