Translate

domingo, 24 de maio de 2015

Fugindo do mundo

Crianças afegãs observando uma equipe da ONU retirando material usado nas eleições de Cabul (foto: Emilio Morenatti)

A pureza da infância muitas vezes pode ser devastada pela guerra. Viver, ou melhor, sobreviver em certos países no mundo de hoje não é tarefa fácil. Milhares de crianças ficam abandonadas à própria sorte ou vão parar em campos de refugiados para o resto da vida. Conflitos por terra, por religião, por poder são comuns desde que o mundo é mundo. O que me entristece ainda mais é saber que esses estão se multiplicando a uma velocidade estratosférica e, como se não bastasse, os antigos conflitos parecem que nunca vão terminar! Vários países se negam a recebê-los, dizem que os crimes e roubos aumentaram depois da chegada desses imigrantes, aumentando também a violência. Aqui no Brasil a história é diferente, assim como a violência, temos abandonados soltos nas ruas e entregues à marginalidade, ou por total abandono do Estado e da própria família, ou por má índole.  Poxa, onde foi que nós erramos lá atrás? A humanidade parece ter perdido o controle da própria vida... Infelizmente não podemos nascer de novo e começar do zero. Mas dá, sim, para começarmos de um ponto qualquer e tentar mudar alguma coisa.  Pessoalmente é difícil fazer algo, e nem temos competência para tanto, mas podemos fazer pressão aos órgãos internacionais para que façam o seu papel! As notícias nos mostram todos os dias, milhares de pessoas estão fugindo de seus países, abandonando suas casas para levar uma vida melhor em outro lugar. Muitos ficam pelo caminho, outros não se adaptam, crianças ficam órfãs. Mas ali, nesses refúgios, todos se alimentam de um mínimo de esperança que seja! 

Outro dia vi que na fronteira entre Mianmar e Tailândia vivem centenas em campos de refugiados há mais de 20 anos! Países que muitos procuram por suas infindáveis atrações turísticas e paisagens deslumbrantes.... escondem uma dura realidade que poucos sabem ou nem procuram saber. Alguns desses campos acabam ficando permanentes, com escolas, hospitais e comércio. Crianças crescem ali com uma revolta maior que o mundo, se sentindo abandonadas por tudo e por todos. Na Síria então,  já são mais de 6 milhões de pessoas deslocadas, um caos! Um dos maiores campos de refugiados do mundo fica no Paquistão e recolhe pessoas fugidas da violência do Afeganistão. Há muitos anos milhares de famílias afegãs fogem da violência e da pobreza rumo ao país vizinho. Um fotógrafo - Muhammed Muheisen - passou os últimos anos no Paquistão e captou expressões de crianças refugiadas afegãs nos arredores de Islamabad. Um pequeno olhar é capaz de dizer muito da vida desses pequenos sem que seja preciso esboçar uma única palavra. É claro que seria muito melhor que essas imagens fossem de crianças brincando, aproveitando a inocência que a idade exige. Mas a realidade é que muitas delas nem sabem o que é isso, já que aos 5 anos tiveram que amadurecer aos trancos, e com tamanho sofrimento que nós, em uma vida inteira, não chegaríamos nem perto. 

É... viver não é para principiante. O que aumenta ainda mais minha frustração é o enorme sofrimento dessas crianças e suas famílias que não escolheram estar ali, é ver milhares de inocentes morrendo, fugindo ou sendo expulsos de suas casas, tendo que assistir suas vidas serem destruídas como pó. Será que o mundo um dia vai ser capaz de por um fim nisso tudo? Quero enxergar um pontinho de alegria no olhar dessas crianças, sabendo que lá bem no fundo ainda resiste a esperança de um  mundo melhor!

Basmina, 3 anos

Robina-Hasseb, 5 anos

Awal-Gul, 12anos

Gul Bibi Shamra, 3 anos

Iaiba-Hazrat, 6 anos

Ibraheem Rahlees, 8 anos

Khalzarin-Zirgul, 6 anos, segurando seu primo Zaman, de 3 meses


20 comentários:

  1. Oi Bia
    Como gostaria de acreditar que estas e centenas de outras crianças na mesma situação, poderiam ter esperança de uma vida menos sofrida, mas acho praticamente impossível, o ser humano é ganancioso, mau e só olha para seus interesses, é claro, que existem pessoas boas, abnegadas, solidárias, mas elas não dão conta de acabar com esta desigualdade.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Maria Célia! Esperança é tudo!
      É uma pena que o futuro não seja tão promissor para todas essas crianças....

      Excluir
  2. Makes me cry..... There is so much injustice in the world ---and so much hatred and anger and greediness and selfishness... There doesn't seem to be any regard for human life these days... Very very sad.... Seeing those children's precious faces just makes me cry.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Betsy, our world is full of injustice and inequalities.
      Regard is that's what they need, as far as love!
      Those children, so beautiful and so sad....make everyone cry...and think about...
      Hugs

      Excluir
  3. It is horribly sad indeed, Bia, but private people can't do much, our governing elite must absolutely grabbed by the b...lls to do something about this terrible situation that will worsen with the climate change. How can we possibly be optimistic about the future?
    Your portraits are superb but poignant too.
    All the best, enjoy your week

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. What I would like to see is the people who run the big governments take the right decisions to change these people's lives.
      We personally can do nothing, but the powerful rulers can. I truly want to believe that one day these children will be able to smile!!!
      Hugs Noushka

      Excluir
  4. É tão pungente tudo isso que está a acontecer no mundo, principalmente para aquelas bandas que parecem paradas no tempo!
    Pobres crianças, sem futuro ou esperança! No olhar de cada um vemos tristeza e desesperança. E o que a ONU diz ou faz sobre isso? Nem sei mais pra que serve a ONU!
    Meu post de hoje está alinhado com o teu, pode conferir.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Beth, de certa forma é um retrocesso na humanidade. Nós perdemos alguma coisa lá atrás, não sei bem aonde... Muitas são as pessoas esquecidas neste mundo, essencialmente as crianças inocentes!
      Realmente, os olhares dessas crianças são de uma tristeza tão profunda, que quase sentimos a dor da alma. Triste
      Grande beijinho Beth

      Excluir
  5. Que série de retratos fantásticos! Lembram-me os do Steve McCurry, um dos meus fotógrafos de eleição.
    É incrível o estado do mundo em pleno séc. XXI. Ouvir diariamente as notícias quase que implica a toma de um anti-depressivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José!
      Também gosto muito de Steve Mccurry, especialmente aquela famosa foto da menina afegã! Concordo, haja antidepressivo para tanta notícia ruim!!!
      Grande abraço

      Excluir
  6. Bia, a imagem das crianças é dolorosa, ao mesmo tempo que tocante, mas é, acima de tudo, REVOLTANTE, pois as coisas não precisariam ser assim. Porém, é o que a humanidade quer, não é? É isso que os homens e os grupos que mandam no mundo querem! Eles lucram com a guerra e com a miséria alheia. Antigamente ainda tínhamos alguns governantes ou estadistas que pesavam no coletivo. Hoje, são todos uma hienas, que só querem se locupletar enquanto estão no poder. Só querem acumular fortunas para eles levarem com eles, nem que seja para o inferno, já que eles não viverão tempo suficiente para gastarem tanto dinheiro sujo de sangue! Nós humanos somos maus e egocêntricos. Dói muito ver a expressão no rosto de cada criança da foto, mas os poucos de nós que tem a sensibilidade de ver tanta perplexidade no rosto dessas crianças, somos destituídos do poder de mudar tudo isso! Mesmo se nós ateássemos fogo em nós mesmos, em praça pública, em protesto contra este tipo de coisa, os mandatários do mundo não se sensibilizariam; os fundamentalistas não se comoveriam (como eles poderiam, se o que eles mais gostariam de fazer com essas crianças seria estuprá-las? )
    Sei não, Bia. Não tenho esperança alguma...Nós somos a DES-humanidade em pessoa. A única esperança está em YHWH (Yahvé), se ELE existir... Isaías

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isaías, as coisas no mundo andam muito erradas! Crianças são seres indefesos que não pediram para nascer e, no entanto, tê que passar por tantas provações.....muito injusto! Governantes que pensam no coletivo estão em extinção faz tempo! O que vemos hoje é isso aí, além da corrupção sem fim que corrói o sistema como um todo.
      Sinceramente, não consigo ver uma luz no fim do túnel, e temo pelo futuro dessas crianças e tantas outras que sofrem pelo mundo afora por culpa da ganância do homem! Tenho medo de que um dia essas imagens absurdas que vemos por aí não nos choquem mais, de tão acostumados que estamos.....
      Grande abraço meu querido amigo e volte mais vezes!!!

      Excluir
  7. Olá, vim conhecer seu blog.
    Eu cheguei aqui através do blog de uma amiga em comum.
    Gostei muito de tudo, parabéns!
    Te convido a conhecer e seguir o meu blog de artesanatos e participar de um sorteio de um kit costurinhas:
    http://thelmasallesartesanatos.blogspot.com.br/2015/03/sorteio-kit-costurinhas.html

    Faltam só 4 seguidores para fazer o sorteio e tem a visita premiada também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thelma!
      Vou já conhecer teu blog, ADORO artesanatos e também de gente criativa!
      Seja bem vinda
      Bjs

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olhares tristes.....
      A esperança para eles mora longe...

      Excluir
  9. As imagens gritam ao mundo!
    um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Paulo.
      Pena que este mundo teima em não ouvir
      Abraços

      Excluir
    2. Tem razão Paulo.
      Pena que este mundo teima em não ouvir
      Abraços

      Excluir
  10. Wow - beautifull portraits !

    Greetings - Monika

    ResponderExcluir