Translate

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Quanta cor!


Uau, quanta cor nesses bichinhos alados!!!



Será que as cores nos influenciam tanto assim? Há controvérsias. Certos pesquisadores acreditam que sim, outros não. Bom, isso é um problema deles. O fato é que algumas cores nos alegram mais que outras nessa vida. Se não, por que ficamos o maior tempão decidindo que cor de roupa vestir, qual a cor ideal para o sofá ou a parede do quarto? Segundo um artigo da BBC, em alguns países as celas da prisão são pintadas de rosa para que a agressividade dos detentos diminua. E é claro que as paredes dos consultórios médicos são pintadas de branco para nos darem a impressão de limpeza e paz. A ideia de que o azul acalma e o vermelho nos deixa em alerta está impregnado em nossa cultura. Concordo que o azul é pura tranquilidade, lembra o horizonte marinho ou o céu num dia de sol. Já o vermelho está sempre ligado ao perigo ou medo. Mas será que isso influencia no comportamento das pessoas? Hummm......

Recentemente pesquisadores canadenses resolveram decifrar de uma vez essa história. A pesquisa foi feita com vários voluntários que se sentaram em frente a computadores, onde as telas variavam entre azul, vermelho e uma cor neutra, enquanto executavam diferentes tarefas. Diante da cor vermelha, as pessoas se saíram melhor em testes de memória, que exigem atenção aos detalhes. Já diante da cor azul, elas tiveram maior pontuação em testes de criatividade. Especula-se então que o vermelho sinaliza "cuidado" e "atenção". O azul inspira "aproximação", encorajando a liberdade para pensar. Mais tarde, o mesmo teste foi feito com outro grupo de pessoas e não deu o mesmo resultado. Do outro lado do Atlântico, uma universidade suíça na Basileia fez outro teste que associava comida às cores. Mais uma vez a cor vermelha serviu como um alerta, pois as pessoas que receberam salgadinhos no prato vermelho se serviam com mais moderação. Vai entender...

Cores mais que perfeitas, não!

Enfim, pesquisas a parte, aqui em casa vamos continuar a trocar as cores dos móveis e objetos de acordo com a cabeça no momento, e seguindo meu instinto absolutamente pessoal. Mas uma coisa é certa: faça chuva ou faça sol, as cores da natureza sempre irão me alegrar com um dia perfeito!

17 comentários:

  1. Oi Bia
    Que bacana este banco que você está sentada, muito interessante.
    Eu sou fã de cores, seja em decoração, roupas, natureza, fica tudo mais vibrante e interessante.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      Quando vi este banco lá no museu Malba já fui logo sentando! Achei parecido com as raízes de uma árvore e me senti em casa, hehe.
      Aliás, também encontrei muitas cores por lá, que eu amo de paixão!
      Bj

      Excluir
  2. Todas as nossas células são luminosas e reagem à luz. As cores, que são as filhas da luz, têm uma influência fundamental sobre a nossa energia vital e o nosso bem estar, fato é, olhe essa sua foto, esse incrível banco até a sua camisa colorida esta em harmonia. Bjs. Wilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma
      Acredito que algumas cores me animam mais, mas não sei bem por quê. Para variar, eu estou sempre usando roupas com muita cor, acho que combinam mais comigo e meu ritmo!
      Beijinho

      Excluir
  3. Olá, querida Bia!
    Pois eu sou movida à cores, pareço uma Frida Kahlo e o marido, ao contrário, se puder deixa tudo no bege, branco, cinza ou cores neutras.
    Imagina agora com a reforma da casa em Petrópolis!
    Mudei completamente para o azul dessa vez, quero muita coisa puxando para este lado, mas o meu apartamento em Niterói tem branco, preto e toques de vermelho, gosto de uma cor viva a me acompanhar.
    Agora, esse papo do prato vermelho diminiuir a vontade de comer, preciso comprar amanhã mesmo um conjunto nesta cor, tá mais do que na hora de providenciar isso. kkkkk
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!!!
      Será que todo marido é assim??? Aqui em casa já consegui reverter isso, antes era tudo cinza claro ou escuro, argh! Agora parece que vivemos em plena primavera o ano todo, uma delícia! A luminosidade do apartamento melhorou muito. Mas recentemente tivemos que trocar o sofá e optei por um tom neutro, para quebrar um pouco o ambiente, senão cansa. Mas, como você, sou movida a cor e o jeito que levo a vida resume isso muito bem. Quanto aos testes de cor, acho que comer em um prato vermelho não mudaria em nada minha fome, ainda mais se for uma torta de maçã ou de chocolate, huuuumm!!!
      Bjks

      Excluir
  4. Olá Bia. É vc na última foto? Gostei muito de dar um rosto ao nome e ao retrato mental. Eu acredito que as cores nos influenciam, tal como a luz. Nos dias cinzentões, ficamos meios deprimidos.
    Onde se pintam celas de cor-de-rosa? Nunca vi, mas acho a ideia boa ;)
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthia, sou eu sim, descansando neste banco "raiz", rsrs.
      Acho que aí em Portugal agora, os dias devem estar bem claros, e nada de tristeza como nos dias cinzentos! Algumas prisões americanas e também em outros países já adotaram as celas cor-de-rosa. Algumas deram certos, outras nem tanto..... Nem tudo é perfeito, não é?!
      Beijocas

      Excluir
  5. Oh my, those Gouldians finches in the first pic are fabulous!
    I haven't seem them since we left Africa some years ago.
    I don't think any other species can compare!!
    The grape photos is also stunning with these beautiful and delicate colours, unbelievable to see many in only one bunch!!
    The grog is naturally stunning too and that bench is proof of the imagination of its creator!
    Yes, I do believe colors can influence us daily, we seem to be very reactive to colours.
    Enjoy your week, Bea!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noushka
      You must have had a spetacular life in Africa with all those colorful animals around! I do believe the color is everything in this world with its various shades, and we could not live without them!
      Hugs and take care!!!

      Excluir
  6. I am in awe of your work. Wonderful!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Bill
      Welcome here whenever you want, ok!
      Hugs

      Excluir
  7. Excelente post Beatriz, me ha gustado mucho. Saludos desde España.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Zorrilla
      También me gustan los colores, y por lo que siempre están aqui!
      Gran abrazo

      Excluir
  8. Cores sempre!!! Muitas cores!!!! Adoro ver o mundo colorido e iluminado.

    Beijos

    ResponderExcluir