Translate

domingo, 16 de agosto de 2015

Hasta pronto Bolívia!

O desejo de viajar e respirar outros ares sempre esteve grudado em mim!  Todavia, nem o tempo nem a grana me deixam praticar tanto assim.... Estar em ambientes diferentes, fugindo do lugar comum, é o que me atrai. Frequentemente me parece que estaria melhor onde não estou. E quando estou lá, já começo a pensar em outro lugar, outros ares. É um exercício diário do qual não me canso, e mantém meus neurônios em forma! Se um lugar está cheio de turistas então, corro na direção oposta. Não sei o que há comigo... Nada contra. Mas é que os lugares pouco procurados sempre me trazem ótimas surpresas. Já faz um tempo que fui à Bolívia por conta de um projeto de pesquisa. Mas poderia também ter escolhido ficar no Brasil, que nada mudaria. Acontece que só de ouvir falar do altiplano boliviano, aquelas imagens dos Andes, da cultura Inca e da capital La Paz começaram a povoar minha mente. Além disso, estaria num projeto incrível sobre mudanças climáticas. Alguma dúvida? E lá estava eu, desembarcando no aeroporto de El Alto (a 4000 m de altitude), um dos mais altos do mundo. A primeira impressão que tive foi de caos total!  Tivemos que pegar uma van de El Alto até La Paz, com um tráfego absolutamente enlouquecido, onde os sinais de trânsito são meros enfeites nas ruas, que mudam de cor o tempo todo, sem que ninguém olhe para eles! Uma profusão de gente atravessando na frente dos ônibus, carros que mudam de direção num piscar de olhos e quase batem uns nos outros. Haja fôlego! Ainda bem que eu não tenho problema com altitude, senão precisaria de oxigênio extra. A propósito, quase todas as vans em La Paz são equipadas com cilindro de oxigênio, caso alguém sinta o 'mal de altura'. Tem também a opção de mastigar folhas de coca (vendidas pela cidade no peso), deixa a boca um pouco anestesiada, mas a sensação de enjoo passa na hora. Tive que mastigar algumas ao pegar o ônibus até o lago Titicaca, pois as curvas sinuosas nas montanhas não dão trégua! Considerado o país mais pobre da América do Sul, não é exatamente o mais procurado pelos brasileiros. O que é uma grande bobagem, Os bolivianos são incríveis, sua cultura é riquíssima  e a cordilheira dos Andes ao redor de La Paz dá o tom surreal ao lugar.




Uma coisa que me chamou a atenção em La Paz é que não há violência ou medo, como nas grandes cidades brasileiras. Apesar de ser um país pobre, não há tantos pedintes nas ruas, não vi nem mendigo, e os assaltos a mão armada por lá são bem raros, como eles mesmos dizem.








Grande parte da população boliviana descende de indígenas, em suas diversas etnias. O que achei legal é que eles são autênticos. Alguns se vestem de forma bem colorida, como as "Cholas", e têm orgulho de seu povo e sua cultura andina. E isso é natural, não existe encenação para os gringos, como em outros países.



Os pequenos ônibus locais, conhecidos como Trufis, parecem com aqueles de desenho animado. Andam sempre abarrotados de gente, e o cobrador vai gritando pelas ruas com a porta aberta, dizendo os destinos por onde o ônibus vai passar, uma loucura! Nem tentei pegar um, pois em La Paz é fácil andar a pé, o que para mim é sempre a melhor opção. É um jeito de me socializar mais rapidamente com as pessoas locais e exercitar meu espanhol 'macarrônico'!!!




Os bolivianos são tão orgulhosos de seu povo que alguns muros da cidade são pintados por artistas, mostrando a luta diária e o trabalho das pessoas para manter o país e sua rica cultura.








De qualquer lugar que se olhe de La Paz, é possível ver a imponente Cordilheira dos Andes. É como uma moldura para a cidade! Esta foto tirei do quarto do hotel antes de anoitecer







A paisagem lunar do "Valle de la Luna", perto de La Paz, já diz tudo, estamos em um país que impressiona só de olhar. Subir e descer essas formações rochosas exige um certo esforço, ainda mais quando estamos a quase 4000 metros de altitude. Muitos preferiram ficar só na entrada do parque tomando água debaixo de um sol forte. Mas nada melhor que mergulhar dentro dessas rochas e se imaginar num outro planeta. Dá para tirar fotos incríveis de todos os ângulos!


Titicada, cerca de 4 horas de viagem de La Paz, é o lago navegável mais alto do mundo. Sua paisagem árida ao redor é devido ao frio do vento que vem dos Andes. Suas águas são alimentadas pelo degelo das montanhas e também das chuvas. Ali você conhece de perto a cultura dos antigos Incas e seus descendentes que vivem do lago.




Algumas lhamas, animal típico do altiplano boliviano, são criadas em casa, pois a tosa de sua lã serve para fazer lindos 'ponchos' para usar em dias frios (ou seja, todos os dias) e 'chulos' para proteger a cabeça dos ventos gelados.

Esta senhora, uma típica "Chola", que vive às margens do lago Titicaca tece lindos ponchos de lã de lhama. Só não comprei porque vivo num país tropical e dificilmente iria usá-los por aqui! Mas trouxe uma pequena manta toda colorida que me remete a este belo país toda vez que olho para ela! Só posso dizer 'Hasta Pronto' Bolívia!!!


24 comentários:

  1. Estamos quase quase a regressar à Bolivia :)
    Beijinhos nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons caminhantes vocês são, sem dúvida!
      Beijinhos e que bons ventos os levem para lá de novo!

      Excluir
  2. Para Mim você é tudo isso .
    Um ser humano firme em seus propósitos.
    Verdadeira sempre.
    Sua transparência me encanta.
    Amiga, genial em sua essência.
    Um sorriso, um beijo,
    um abraço, uma palavra basta
    para te fazer feliz.
    Perdoa sempre aqueles que erra
    muitas vezes com você .
    Não conheço um coração tão grande assim.
    Não tem vergonha de dizer eu te amo para
    aquelas que sonham ser amado por alguém.
    Minha querida.
    Es aquela que pessoa que vai passar pela minha vida
    deixando sua marca de saudade,
    aquela que faz à diferença.
    Aquela que vive intensamente o maior amor do mundo
    "chamado Amizade".
    Deus foi generoso deixando me compartilhar
    dessa amizade linda que só você sabe compartilhar.
    Te desejo uma semana de paz e muito Amor.
    Beijos no seu doce coração.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Evanir
      Um bom fim de semana p/ você!

      Excluir
  3. Oi Bia
    Que bacana esta sua experiência na Bolívia, aprendo e fico sabendo de tanta coisa legal com você e suas andanças.
    Gostei muito em saber que lá não existe esta violência pavorosa que temos aqui, é de espantar.
    Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      Pelo menos lá não existe essa violência escancarada como temos aqui! As pessoas são simples no modo de agir e levar a vida, e isso é maravilhoso!

      Excluir
  4. Nossa, amei as imagens e a cultura boliviana.

    Obrigada pela visita!

    Bjos,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura é bem diferente da nossa, e quando se conhece de perto dá para comparar com o que lemos nos livros!
      Volte sempre!

      Excluir
  5. Cool look! Have a nice day :)

    Can you follow me back? :)
    If you comment my post, I will comment your five posts

    http://www.sandrakopko.com/2015/08/znu-part-one.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Sandra
      Thanks for coming here and welcome any time!!
      I'll follow you back...

      Excluir
  6. Great post. Lovely photos.
    I have a new post, welcome to me.

    http://odbicie-lustra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Magdalena
      I visited your blog and it's very nice!
      Come back whenever you want

      Excluir
  7. Oi Beatriz,
    Vim agradecer sua visita ao Simples Assim e conhecer seu blog.Muito legal, lindas imagens, ótimo texto .
    Eu também adoro viajar e nunca fico saciada..
    Voltarei aqui outras vezes.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lylia
      Agradeço pela gentileza... e, cá entre nós, viajar é uma das melhores coisas neste mundo!!!
      Bjs

      Excluir
  8. Lindo o seu blog!
    Encantada ja sigo .
    Vou ler com calma para
    depois então de fato
    comentar.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  9. Bia, sua danadinha, já voou de novo!
    Você é mesmo uma aventureira, corajosa e com isso pode ver todas as belezas deste mundo assim, de pertinho, sentir o cheiro, sentir a brisa diferente, ver as pessoas e suas culturas. Adorei viajar contigo por esta maravilha de Bolívia! Porque se fosse para eu ir, não ia dar, tenho maior problema com altitude e ia acabar ficando viciada nas benditas folhinhas de coca. kkkkk
    Linda você, muito querida!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, esta viagem já tinha feito antes, he he. Mas é que às vezes dá aquela saudade e já começo a me imaginar voando pra lá novamente! O país é encantador, e ainda não conheci nem a metade do que eu gostaria por lá..... Vou voltar sim, pois tem uns lugares no sul da Bolívia incríveis e com uma paisagem surreal, merecem umas fotinhas minhas, com certeza!!!
      Beijos querida Beth!

      Excluir
  10. .

    .

    . e que vontade com que eu fiquei de conhecer a Bolívia . apesar de preferencialmente me decidir por conhecer e visitar países quentes . ou muito quentes até . e quase sempre a oriente (para mim a mais bela região do globo) . as paisagens deste país . o lago . as cores quentes nas vestes das pessoas e nos muros . as formações rochosas ancestrais . o semblante indígena do povo . a sua clara e transparente humildade . deixou.me comovido .

    .

    . a bia é tal qual eu sou . só penso em viajar . "Todavia, nem o tempo nem a grana me deixam praticar tanto assim...." . :))) .

    .

    . um grande beijinho .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Talvez esteja na hora de decidir ir mais a Ocidente e enfrentar países tão diferentes e igualmente belos em suas diferenças. Eu, por outro lado, nunca estive tão a Oriente como você! Mas creio que me apaixonaria a primeira vista!!!
      Beijo grande meu amigo!

      Excluir
  11. Great to see pictures of your beautiful country !!
    Greetings

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Ela
      I've never been there in Bolívia before, and I loved that country and its beauties!

      Excluir
  12. Great to see pictures of your beautiful country !!
    Greetings

    ResponderExcluir
  13. Que linda aventura. Também "sofro" desse vírus maluco, de andar sempre a sonhar com outras paisagens. Acho que é um mal muito saudável.
    Beijinhos, querida viajante
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir