Translate

sábado, 5 de setembro de 2015

Uma verdadeira odisseia


Sempre quando penso que nada mais me surpreende, vejo como estou enganada. As crianças têm uma capacidade incomum para superar as adversidades da vida. Por isso, me choca ver imagens de crianças inocentes morrendo pela total incapacidade dos adultos viverem em harmonia num mesmo planeta! A imagem de uma criança morrendo literalmente na praia e tantas outras pelo mundo em péssimas situações têm um efeito perturbador. As crianças têm esse poder de comoção. Elas não pertencem àquele lugar. Deveriam estar junto a outras crianças, brincando, dando os primeiros passos de um futuro inteiro pela frente. Fica aqui meu desabafo e um pouco da enorme força de crianças capazes de superar as mais extremas dificuldades!

Aprender é algo maravilhoso, e em qualquer parte do mundo esses pequenos vão à escola, mesmo que isso seja uma luta diária. O caminho pode ser bem desafiador e perigoso. Eles enfrentam obstáculos como rios congelados, montanhas, condições climáticas extremas, pontes precárias, canoas e muito mais. Nunca duvide da força de uma criança, pois muitas vezes até a força maior da natureza parece ir contra elas! Por outro lado, já estão tão acostumadas com as dificuldades da vida, que este é apenas mais um desafio. Regiões inóspitas acabam impossibilitando investimentos por parte de governos de alguns países, já que são altamente impactadas por desastres naturais. Nada que uma boa vontade política não resolva, diga-se de passagem.
É, essas crianças vivem uma verdadeira odisseia...

Muitas vão de canoa em Riau, na Indonésia







No sertão do Brasil, crianças montam seus jegues para não chegarem atrasadas  na aula.








Em Angola, ainda hoje é preciso enfrentar terrenos minados para tentar chegar à escola em segurança!




Na província de Rizal, nas Filipinas, as crianças já estão acostumadas a atravessar os rios usando pneus inflados, com todo cuidado para não molhar  livros e cadernos que levam nas mochilas...





A 800 metros do rio Negro, na Colômbia, elas atravessam por cabos de aço até o outro lado, onde fica a escola.














Pontes precárias são o único caminho para os estudos em Lebak, na Indonésia!








A pequena menina palestina parece dizer: "Esta guerra não é minha, me deixem passar!". Ela atravessa indolente desviando-se de pedras lançadas por seus irmãos palestinos contra soldados israelenses.  A menina de 10 anos só quer chegar à escola e mostrar as tarefas que fez em casa.






Em Kerala, na India, a super lotação de crianças vai puxada a cavalo até a escola mais próxima do vilarejo.













Escadas de madeira são improvisadas na montanha rochosa, pois é o único caminho existente em Zhang Jiawan, no sul da China, se quiserem chegar à aula a tempo!







Zanskar é um pequeno povoado perdido nas montanhas do Himalaia. No inverno implacável as temperaturas chegam ao absurdo de 40 graus abaixo de zero! Na jornada até o internato de Leh, antiga capital do reino de Landakh, as crianças são guiadas por seus experientes pais e têm que atravessar 3 vales para chegar à escola. Lá elas passarão o restante do ano. Como não há estradas, o único caminho possível é seguir o curso do rio Zanskar congelado. A "caminhada" dura vários dias, dormindo em grutas nas ladeiras do rio. E quem disse que as crianças reclamam? Estão sempre com um sorriso no rosto, rindo o tempo todo e dando as mãos uns aos outros quando o perigo é iminente, nunca deixam os mais fracos para trás.
Ah, quanto ainda temos que aprender com esses seres tão pequenos, solidários e HUMANOS!

Na entrada da escola, uma placa que já diz tudo:


11 comentários:

  1. Putz! Peço-lhe permissão para usar esse seu post numa conversa com alguns alunos.
    Ok?
    beijogrande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      Claro que sim! Será um prazer poder ajudar de alguma forma, ainda mais quando se trata de verdadeiros aprendizes!
      Bjs

      Excluir
  2. Bia querida
    Lendo seu post, num momento que estou bem fragilizada, triste mesmo, pois uma primo que gosto demais, muito querido, está morrendo num leito CTI., vendo os exemplos destas intrépidas crianças, encheram meus olhos de água, que coragem, verdadeiras guerreiras mirins.
    E como precisamos aprender com elas, especialmente a determinação.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      Torço para que tudo ocorra bem em sua família!
      As vezes temos muito que aprender com as crianças, pois elas tiram força nem sei de onde para superar qualquer crise, e até mesmo guerras! Claro que elas não têm toda responsabilidade dos adultos, mas de vez em quando é preciso também levar a vida leve...
      beijinho

      Excluir
  3. Biatriz, o seu trabalho de recolha e informação é cinco estrelas!

    É na adversidade que o ser humano se revela em atitudes de verdadeira coragem e ver estas crianças num ambiente de extrema precariedade, deverá deixar-nos sem palavras para descrever a coragem e ao mesmo tempo a ingenuidade de tais travessias.

    Eles, no lá - "fim do mundo" - dão-nos uma lição com esta vontade de aprender.

    Beijos,
    mz


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza de sempre!
      Tem toda razão quando diz que o ser humano se revela nas situações mais difíceis que aparecem. E as crianças muitas vezes levam isso como se fosse uma grande aventura, e assim vão amadurecendo e aprendendo com a vida!
      Bjs

      Excluir
  4. Caramba, como nos sentimos pequeninos perante esta persistência e coragem. Obrigada por este momento, Beatriz.
    A imagem a que alude, sobre o corpo do menino que deu à costa, fez-me chorar em diversas ocasiões. Os noticiários estão muito difíceis de assistir...
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthia
      Vocês aí na Europa estão mais perto disso tudo, é realmente uma loucura!!! Me faz pensar que a humanidade em geral se esqueceu o que é 'ser humano'. Constroem cercas e muros e impedem famílias inteiras de tentar um futuro melhor. Quantas crianças ainda precisam morrer na praia para acordar o mundo? Elas sim são exemplos de verdadeira força, como nos exemplos que vemos acima!
      Beijinhos e bom fim de semana <°)))<

      Excluir
  5. .

    .

    . "Uma verdadeira odisseia" . só possível por ser visível neste recanto Seu . Bia . o qual . de Humano tem tudo . e um respeito incondicional por todos os seres humanos e por todos os seres vivos .

    .

    . muito obrigado por ser quem é .

    .

    . um beijinho meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
  6. e pensar que aqui, muitos meninos fazem birra para não ir à escola...



    e é necessário tão pouco dinheiro para que uma criança tenha acesso à educação


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir