Translate

sábado, 28 de novembro de 2015

Uma cidade multifacetada

A cidade que aparece todos os dias na TV, porque enfim está prendendo grandes corruptos no Brasil, também tem as suas próprias atrações. É claro que os taxistas nos lembravam o tempo todo sobre os principais atores da corrupção no país, cujos advogados deste "oba oba" passaram pelos seus carros, e como a prisão da Polícia Federal, onde muitos estão presos, virou ponto turístico dos mais visitados! Cheguei de Curitiba há 3 semanas e mais uma vez voltei encantada com a cidade mais verde do país! Seus parques ecológicos (mais de 20!) estão espalhados por toda a cidade e não me canso de visitá-los. É um ótimo lugar para descansar e mudar de ares, literalmente. Em pleno mês de novembro muita neblina, chuva forte e frio! Providenciar um cachecol foi a primeira coisa que fiz ao desembarcar. Por outro lado, andar pela cidade a pé, passar pelo centro histórico e percorrer ruas descobrindo mais cantinhos bucólicos, tudo isso sem aquele sol escaldante e uma brisa fresca no ar é tudo de bom! O Bondinho da Leitura empresta livros gratuitamente para as pessoas que passam pelo calçadão da rua XV. A vida cultural na cidade pula na sua frente o tempo todo, não há o reclamar. No ranking de 2015 das melhores cidades do país para se viver, ficou em 1° lugar! Sem dúvida é uma cidade multifacetada.

O Museu de Oscar Niemeyer, ou "o Olho", é imperdível. Um dos museus mais completos que já vi ultimamente, com exposições da antiga União Soviética, croquis do arquiteto Vilanova Artigas, Bienal internacional de Curitiba, as fotografias de Glück, e obras de vários artistas paranaenses, tudo maravilhosamente exposto, tanto no 'olho', quanto no grande pavilhão atrás dele.

 O Relógio das Flores no alto do "Largo da Ordem" mostra o cuidado com o verde, característica da cidade.

 A igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito mantém o estilo barroco da original, demolida em 1931. A primeira foi construída pelos escravos e serviu como matriz por muitos anos.

Detalhe de uma esquina da rua das Flores, no centro de Curitiba.

O Bosque do Papa é uma ode à imigração polonesa no sul do país. Uma área com 48 mil m² de mata atlântica com inúmeros pinheiros de araucárias, típicas da região, é como um oásis no meio da cidade, ao lado do Museu Niemeyer. É também um museu ao ar livre que reproduz as antigas moradias de imigrantes da Polônia que ali chegaram em 1871. 

O Memorial Curitiba fica na passagem do Largo da Ordem, e é um centro cultural que concentra arte, folclore, exposições e apresentações artísticas no centro histórico.

Passando pela praça Osório não tem como não reparar no imenso relógio no meio do caminho. Ele nem sempre funcionou, pois seu mecanismo foi encomendado da Alemanha e só chegou após o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

 A Praça do Japão, estrategicamente construída num dos bairros residenciais, representa a imigração japonesa no estado. O Paraná é o segundo estado do Brasil com a maior população de japoneses, só perdendo para São Paulo. Toda quinta feira acontece ali a "Cerimônia do Chá", mais tradicional impossível!

Detalhe do piso do Memorial Curitiba, com um minúsculo riacho percorrendo o chão. 
Por aqui eu passei...



9 comentários:

  1. Curitiba não será a mesma, depois de umas botas-malmequer a cirandar por ali :))

    beijinhos, Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuela!
      Obrigada pelas "botas-malmequer"! Acho que um lugar nunca mais é o mesmo depois que a gente pisa nele, literalmente.....nossos sonhos viram realidade e nos inspiram ainda mais e mais!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Bia
    Adorei esta matéria, sou apaixonada por Curitiba, cidade linda, civilizada, cheia de cultura, muito verde, muito fria, um verdadeiro encanto.
    As fotos ficaram uma belezura, especialmente a última.
    Obrigada pelo seu carinho e amizade deixados no bloguinho.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom revisitar um lugar que gostamos muito!
      Algumas cidades são assim, e cada vez que vamos lá descobrimos novas surpresas, o que nos faz sempre querer voltar!
      beijinhos

      Excluir
  3. Não conheço Curitiba, mas as tuas fotos - e respectivo texto - mostra uma cidade arrumada, clara, com preocupações culturais - enfim, muito bela apesar de...multifacetada!!!!!:))))) Mas qual é a cidade que não tem os seus lados negros?? É preciso é enaltecer os seus lados brilhantes, e tentar resolver os outros...
    Um abraço deste lado do oceano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Justine!!!
      Bela sim, e também culturalmente interessante! Mas, como toda cidade, há seus desencantos, que os curitibanos devem saber muito bem. Bom, pelo menos nós, passantes e caminhantes do mundo, aproveitamos os lados brilhantes e torcemos que eles resolvam seus lados ruins.
      Beijinhos para o outro lado do Atlântico!!!

      Excluir
  4. Isa, não era uma cidade "prioritária" na minha imensa lista de lugares que quero conhecer. Mas vc conseguiu mudar isso. Linda reportagem (e lindos sapatos).
    Beijinhos, boas leituras
    Ruthia d'O Berço do Mundo
    obercodomundo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Belo cartão de visita de Curitiba!

    ResponderExcluir
  6. Eu estive em Curitiba uma vez e foi a trabalho.Logo não tive tempo de ver quase nada :-(. Mas sabe aquela cidade que você pensa: eu moraria aqui! Eu senti isso em Curitiba. Não foi a toa, como você citou, que no ranking ela ficou em primeiro lugar. Quem sabe ainda tenho chance de visitar de novo essa cidade que parece ser tão interessante. Lindo esse post! Bjs

    ResponderExcluir