Translate

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Dia e noite, noite e dia

Imagine ficar num lugar qualquer do planeta, de 15 a 30 horas, de olho no horizonte e com a câmera fotográfica completamente imóvel! Coisa de doido, quero dizer, de fotógrafos incríveis da natureza urbana e selvagem. Stephen Wilkes montou um quebra cabeças com milhares de fotos formando paisagens únicas, inexistentes na vida real. Juntando momentos do dia e da noite, com luzes, cores e ambientes diferentes numa mesma foto, o resultado é uma imagem surreal! Mostrar às pessoas algo mais do que uma simples fotografia é inovador, como uma janela para uma experiência multidimensional. Tiro o chapéu diante de um processo tão meticuloso e preciso. Meus olhos brilham e meu pensamento viaja para um lugar que sei que não existe, pelo menos não dessa forma...

O Parque Serengeti, na Tanzânia, recebe todos os anos milhões de gnus, zebras, elefantes e outros em migração. Dependendo da hora do dia, aparecem grupos de animais distintos, não todos juntos, claro. Para surpreender os animais atraídos pela água, o fotógrafo teve que passar 30 horas dentro de um esconderijo de crocodilos, em cima de um andaime a 5 metros de altura. Foram mais de 2.260 fotos para fazer esta única imagem!

Em abril as cerejeiras florescem no Parque West Potomac, em Washington. Os parques urbanos recebem  milhares de pessoas por ano! À uma altura de 15 metros em um guindaste, ele fez 3.711 fotos, em 16 horas, para finalizar esta imagem panorâmica incrível, com o pôr do sol de um lado e o nascer do sol do outro!

 Uma regata histórica em Veneza! A lua aparecendo por trás de um telhado e o sol indo embora ,deixando parte da cidade em tons de dourado e vermelho. Aqui os elementos da natureza é que comandam a imagem final...

Foram 27 horas fotografando em uma ponta do Grand Canyon. Deste ponto foi possível ver a movimentação de pessoas ao longo de todo o dia de visitação no parque. No final do dia dá para ver as nuvens de chuva se formando em pequenas tempestades. Parte da magia dos parques, não importa em que época, é quando algo realmente emocionante pode acontecer!

Uma visão de túnel no Parque Nacional de Yosemit! A inspiração para esta foto foi um quadro de Albert Bierstadt, "Yosemit Valley". O maior desafio foi ficar numa borda de madeira durante 26 horas para captar as misturas de noite e dia, com as pessoas chegando e saindo a todo momento.


A impressão que dá é que se desmontarmos o quebra cabeças de imagens, aquele volta a ser um lugar bem comum, seja no meio da Africa ou nas águas de Veneza, mas nem por isso menos encantador.... Apenas mágico!


10 comentários:

  1. e mágica a câmara, também

    espantoso, o trabalho de Stephen Wilkes!


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é tudo magia, e mágico também seria eu estar num lugar desses...
      Grande beijinho Manuela

      Excluir
  2. very impressive and above all beautiful! a very good post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Jens!
      The art of photography bring us incredibly beautiful results, huh!
      Thanks for coming

      Excluir
  3. Ei Bia
    Você disse a palavra certa-mágico, fantástico, maravilhoso, impressionante o talento, a persistência de certos seres humanos.
    Bacana demais, adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      Aposto como estes lugares são belos também ao vivo e a cores, embora sem todas essas luzes e cores ao mesmo tempo... A magia está no olhar!
      beijinho

      Excluir
  4. Vida de fotógrafo a sério é bem dura!! Mas os resultados são fabulosos, para nosso gáudio!
    Obrigada por me mostrares Stephen Wilkes, que não conhecia!
    Abracinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Justine
      É uma vida dura certamente! Mas os resultados são estonteantes e merecidos para estes desbravadores da natureza! Bjs

      Excluir
  5. Os bons fotógrafos despertam em nós o bichinho da aventura, né Bia? Maravilhoso. A foto do Serengeti evoca uma autêntica arca de Noé.
    Grata pela partilha. Um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este bichinho da aventura mora aqui, bem dentro de mim, rs. Pena que não dá pra sair pelo mundo assim... infelizmente!
      Beijinhos Ruthia e um bom fim de semana!

      Excluir