Translate

sábado, 10 de setembro de 2016

Copacabana? Não, Copacabana.

Foto aérea: shoestringduo

Quando cheguei a "Copacabana" para participar de um evento sobre Mudanças Climáticas, logo percebi a dimensão daquele pequeno vilarejo às margens do lago Titicaca na Bolívia, já na fronteira com o Peru. Seu nome vem de "Qopaqhawana" (são inúmeras escritas!). Dizem que era um ídolo local que eles cultuavam antes mesmo da chegada dos Incas. Com a influência deste povo, os cultos a Qopaqhawana foram transferidos para o meio do lago, na 'Isla del Sol' e na 'Isla de la Luna'. Depois vieram os espanhóis, que acabaram com o culto pagão e transformaram o pequeno lugarejo no maior santuário da imagem da Virgem de Copacabana. A cidade fica a 3.840 m de altitude e a 3 horas e meia de ônibus de La Paz. Se você tem algum problema com altura e enjoo, é melhor desde o início mastigar umas folhas secas de coca (vendidas no peso 'aos  montes' pelas ruas de La Paz) ou mesmo um chá de coca para o mal estar. Confesso que só foi preciso no primeiro dia, depois me acostumei. É bom lembrar que a quase 4.000m de altitude é sempre frio lá em cima, independente da época do ano. Normalmente os hotéis têm aquecimento nos quartos, senão fica difícil dormir, já que de madrugada os ventos gelados dos Andes não perdoam! Do porto de Copacabana partem os barcos para as lendárias 'Isla del Sol' e 'Isla de la Luna'. São duas ilhas mágicas no lago Titicaca, do tipo: tem que ir de qualquer jeito. Não dá para comparar com a famosa praia de Copacabana, a princesinha do mar do Rio de Janeiro. Aliás, a nossa praia pegou o nome emprestado da Virgem do lago boliviano. Dizem que marinheiros evocaram o nome da santa durante uma forte tempestade no litoral brasileiro e com isso evitaram o naufrágio, conseguindo então desembarcar na praia sãos e salvos. 

Tive a sorte de chegar a Copacabana num fim de semana, quando ocorre o ritual de batismo dos carros em frente à Catedral da cidade. São muitos, de todos os tamanhos, enfeitados com flores, pintados de todas as cores e cheios de enfeites. Depois vem um padre para jogar água benta e abençoar os carros, um a um. É uma profusão de barraquinhas de artesanato, carros, cachorros, dança e pessoas, todas falando ao mesmo tempo, uma loucura daquelas boas e difíceis de esquecer! Para mim, o mais legal de Copacabana são as pessoas que vivem lá. Ali, diferente de La Paz, dá para conhecer um pouco mais o sorridente povo boliviano e como eles lidam com sua própria cultura. 


E quem disse que toda Copacabana precisa de um mar para chamar de seu? Para quem tem um lago gigante e tão belo como o Titicaca, a vida parece ser sempre azul.... <º((((<


Do pequeno porto de Copacabana saem barcos a toda hora para as ilhas do Lago Titicaca.


Na Catedral da cidade o Santuário da Virgem de Copacabana é visita obrigatória!


Barracas de souveniers espalhadas pelas ruas estreitas enchem os olhos de qualquer um pela profusão de cores. Normalmente não há nada que se queira comprar de verdade. Já as barraquinhas de artesanato....eu simplesmente queria levar TODOS os lenços e tapeçarias de lã de lhama! Mas me contentei com 1!

Um micro ônibus super colorido esperando para ser batizado pelo padre!


Povos antigos dos Incas ou Quechua acreditavam que a verdadeira Atlântida perdida está submersa nas profundezas do lago Titicaca. Tem até um pequenino museu na beira do lago que fala sobre isso, incrível!


Crianças bolivianas brincando calmamente em uma das ilhas do lago


Desembarque na 'Isla del Sol' - caminho totalmente íngreme até lá em cima, cheio de pedras e obstáculos, é para os fortes! Mas a vista espetacular e o almoço à base de peixe fresco compensam qualquer taquicardia no percurso!!!


Este é um dos irmãos Limanche, um típico descendente dos antigos povos andinos com seu barco de 'totora' feito a mão - aquele capim que nasce na água do lago (ao fundo na foto) 


16 comentários:

  1. I am sorry Bea not to come here more often, but I am running all over the place, trying desperately to keep busy with photography.
    Since I lost my husband last year, it is very difficult so I try to travel...
    I enjoy your trips and your photos and would so much love to join you and share one trip with you :) !!!!
    I need to feel as free as a bird before old age! LOL!!
    Keep well, take care of your self and enjoy your trip to the fullest :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Noushka, I remember when you lost your husband so suddenly. I'm glad you have this kind of pressure valve, which is photograph the nature. And you do this so well!!! I see you like shooting birds, something so hard and with such a beautiful result! I really would like to travel more to another countries, but it's not so easy, huh! Even when I travel around, I try to make every trip a little adventure; so life gets more colorand is lighter! Certainly when we go to France someday, it would be a great pleasure to meet you!
      Have a blessed week among your beautiful free birds!

      Excluir
  2. What a wonderful post, Bia. I have heard of Copacabana all of my life --but had no idea where it was. I loved seeing that beautiful area... GORGEOUS!!!!

    I've never heard of a Baptism for Cars before... That is neat. We have a Blessing of the Animals here in our country...

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy!
      Although I was borno in Rio, ina neighborhood near Copacabana Beach, as an adult I read quite a lot about the original Copacabana in Bolivia. But only recently I was able to go there working in a project, and I confess that it was wonderful to know closely what I knew only in reading!
      Everything there is amazing, like the 'baptism for cars' and so on! I think when you have the opportunity you must go and experience something special...
      Many hugs Betsy

      Excluir
  3. Postagem encantadora, lindo de ver e conhecer a história!
    Aqui é sempre cultura, aprendo e vejo lugares lindos, amei,obrigada por compartilhar linda amiga Bia!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone! Eu sempre acreditei que viajar é uma experiência única e deve ser aproveitada ao máximo, seja para onde for! Então tento aprender um pouquinho em cada lugar, especialmente quando troco umas ideias com o pessoal do local, já que não tenho a menor paciência com manuais ou guias turísticos!
      Beijinhos e uma ótima semana!

      Excluir
  4. Oi Bia
    Concordo com o comentário da sua leitora acima, vir aqui é pura cultura, informação das boas.
    Nunca tinha ouvido falar nesta outra Copacabana, que legal, e que lago encantador, acho que o prefiro à praia de Copacabana.
    Espetacular.
    Beijoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia!!!
      Sei que muita gente prefere a "praia" de Copacabana, he he. Mas eu adoro este tipo de lugar também, me instiga a descobrir mais sobre as histórias e as pessoas, acho tudo lindo!
      Beijinho

      Excluir
  5. Para lugares como este, vale a pena viajar...
    Que reportagem completa e deslumbrante. Bia!
    Para mim, é tudo invulgar, exótico e fantástico.
    O que eu viajei e aprendi!
    Já agora, ensino um pouco - as hastes da planta
    (capim) que servem para fazer barcos, são juncos.

    Dias muito felizes neste fim de inverno meridional.
    Beijos sorridentes.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Majo!
      Aqui estamos mesmo no fim do inverno, mas que já parece verão, dos mais quentes que já vi!!! A totora é um tipo de junco bem interessante cultivado na América do Sul, especialmente na Cordilheira dos Andes, e serve também para fazer colchão, casas, ilhas flutuantes, combustível e alguns tipos também são comestíveis. Também concordo contigo, viajar para lugares assim valem muito a pena!
      Beijinhos e um bom fim de semana <º(((<

      Excluir
  6. Olá Beatriz, muito interessante tudo o que nos conta sobre a Bolívia. Não fazia ideia que existia "outra" Copacabana, ou será que a do Brasil é que é a outra?. Pode ser, mas como é mais famosa, torna-se até a única! Da América do Sul apenas conheço o Brasil. Preciso mesmo conhecer estes países tão exóticos e com história e cultura tão ricas. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Val, Copacabana não é uma só! Que bom, assim podemos conhecer também outros lugares com lagos no lugar do mar. Outra diferença é que fica a 4000 metros de altitude , ao contrário da praia, 1 metro!
      Que bom te ver aqui, bjks!!!

      Excluir
  7. Adorei o relato dessa Copacabana eclipsada pela fama da outra, pelo menos entre brasileiros e portugueses. As imagens também são fantásticas.
    Pensei que as folhas de coca potenciassem ainda mais o enjoo?!
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthia!
      Talvez não apenas portugueses, mas todos aí da Europa quando veem ao Brasil, querem logo conhecer o Rio e Copacabana. E têm toda razão, é lindo!!!
      Tanto as folhas secas de coca quanto o seu chá quente previnem o famoso enjoo das alturas, ainda bem!
      Beijo grande

      Excluir
  8. aqui começou o outono,


    mas gostava de sentir o frio das grandes alturas, para depois me aquecer com as cores das casas, do autocarro, do artesanato local


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aqui o verão vem chegando com tudo, por enquanto disfarçado de primavera, he he!
      Grande beijinho Manuela

      Excluir