Translate

domingo, 9 de outubro de 2016

Doce Colômbia

A montanha de Montserrat, em Bogotá, dá uma visão interessante da cidade lá embaixo...


A primeira sensação que tive quando desci em Bogotá há quase 4 anos, é que estava em um lugar seguro. Aquele friozinho na barriga quando o piloto do avião anuncia que dentro de alguns minutos estaríamos na capital da Colômbia, logo se dissipou no ar como fumaça. Encontrei uma cidade moderna, limpa, super arborizada e com seus arranha-céus que mais parecem espelhos. Os inúmeros parques verdes espalhados pela cidade e ciclovias por todo lado (mais de 300 km) são pequenas amostras  da qualidade de vida que se tem ali. O famoso café colombiano e o chocolate 70% cacau são produzidos no interior do país e fazem jus a sua fama. É claro que em Bogotá o trânsito é caótico, como em qualquer grande capital do mundo, e uma simples corrida de táxi pode virar uma aventura em poucos segundos. Os motoristas, em seus minúsculos táxis amarelos, acham que você tem vocação para milk shake e chacoalham tanto de um lado para outro que você pensa: para onde eu estou indo mesmo?! Em compensação, ruas e calçadas são largas, o que me estimulou a andar mais a pé que qualquer outra coisa!  Sempre levo meu par de tênis, é a primeira coisa que ponho na mala, pois sei que vai ser muito útil, especialmente quando decido me embrenhar por lugares que não conheceria de outra forma.

Andei um dia inteiro por ruas e bairros residenciais, na parte central e grandes centros comerciais de escritórios. Não me senti em nenhum momento acuada ou com medo, embora visse de vez em quando alguns policiais fortemente armados em locais específicos e seus cães usando coletes a prova de balas. Sempre atentos a um possível ataque terrorista das FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Felizmente nada aconteceu enquanto lá estive. Mas duas semanas depois que retornei ao Brasil, vi no noticiário da TV um ataque à bomba numa das ruas de grandes escritórios por onde andei, perto da embaixada americana. Mas soube também que isso é cada vez mais raro por lá. Sei que o que é viver num país livre e torço para que o povo colombiano que votou no Plebiscito contra o acordo de paz com as FARC pense mais uma vez no que isso significa. Afinal, quem pode ser contra à PAZ? Só assim a população pode sentir o que é ser livre de uma vez desta terrível sensação de medo que os persegue há mais de meio século!

Grandes prédios de escritórios podem ser vistos em um dos bairros modernos de Bogotá

Homens e seus cães com coletes a prova de balas, vigiando um dos prédios visados por terroristas

Um dos pratos servidos no "Andrès", queijo assado com várias canequinhas acima cheias de temperos

Mini táxis amarelos me deixaram enjoada numa corrida de poucos metros. Prefiro andar a pé!

Praça Bolívar em dia frio e chuvoso. A montanha de Monteserrat ao fundo toda encoberta...

Do alto do terraço do Museu da Esmeralda (produto exportado para o mundo todo  e orgulho da Colômbia) podemos ver as montanhas ao redor de Bogotá

Calçadas largas e muito verde na parte mais comercial da cidade. Realmente um estímulo a 'bater perna' por aí!

O Museu do Ouro é deslumbrante! É como se você estivesse num quarto escuro e de repente tudo se ilumina e brilha ao seu redor. São mais de 34.000 peças de ouro, além de esculturas de cerâmica de povos que já habitavam essas terras antes dos espanhóis chegarem!

16 comentários:

  1. Gostei do texto e das fotos. Obrigada! Estou com viagem marcada para a Colômbia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Aldema! Espero que aproveite bastante este país encantador, assim como eu adorei! Bjs e boa viagem!!!

      Excluir
  2. Oi Bia
    Sensacional seu post, sua experiência na Colômbia, suas impressões, suas fotos lindas. Eis aí um país que nunca pensei em visitar, sinceramente, quando penso e programo uma viagem sempre penso na Europa ou Estados Unidos.
    Acho que temos vizinhos bem interessantes, mais perto e mais barato.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Maria Célia,
      Na América do Sul tem ótimas opções e viagens pra lá de interessantes também! É claro que é bem diferente do velho continente europeu, que eu AMO, mas o que seria da vida se não fossem essas diferenças, não!

      beijinhos

      Excluir
  3. Voltei, Bia, revendo uma postagem sua sobre o Inhotim, você disse que estava morando em Belo Horizonte, ainda está, este post é de 2014.
    Moro a 40 km de BH, em Pedro Leopoldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Maria Célia, acho que não saio de Belo Horizonte tão cedo, rs. Quem sabe um dia não nos encontramos por aí? A vida aqui nessas montanhas é bem mais tranquila e, além do mais, já me acostumei a ficar longe do mar.... quando bate a saudade vou voando!!!

      Excluir
    2. Que ótimo, adoraria conhecer você, quem sabe marcamos um encontro em algum local em BH,é só me avisar, combinamos uma data boa pra nós duas.
      Vou deixar meu e-mail: mcelia15@hotmail.com

      Excluir
  4. Eu tenho lido algumas postagens sobre a Colômbia, e a despeito de toda história passada com a FARC, tenho tido vontade de visitar esse país. Parece realmente muito bonito e interessante. Pena que a uma pequena maioria votou contra o acordo de paz. Veremos quais consequências virão com isso. Um abraço Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito tranquilo Sandra, além de ser um lugar lindo e cheio de histórias dos antepassados pré colombinos... Vamos torcer para que a paz reine por todo o território da Colômbia!!! Grande abraço

      Excluir
  5. Aqui do Algarve, Portugal, digo-lhe que gosto muito de viajar consigo.
    Parto sempre para outras pesquisas no Google.
    Que venha uma paz definitiva para uma terra tão simpática.
    Dias muito felizes.
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que viver no Algarve deve ser um paraíso na Terra!
      Sim, afinal não podemos ser contra a paz, seja qual a parte do mundo que esteja em conflito. Beijinho e uma ótima semana por aí!

      Excluir
  6. É um dos destinos que me dá um certo medo. Insegurança é fatal para os viajantes. Esperemos que tenham iniciado um caminho rumo a um futuro mais feliz, mais pacífico e mais seguro.
    Beijinho, querida Bia
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. Se tiver alguma dúvida quando estiver a planear o roteiro para o norte de Portugal e Galiza, conte comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ruthia, certamente vou pedir alguma informação a você, uma expert neste tipo de viagem!
      Espero que um dia você também decida conhecer a Colômbia, acho que vai se surpreender, como eu! Jamais tinha pensado em ir a este país, até que um dia... lá estava eu, percorrendo ruas, conversando e ouvindo histórias, perdida em museus gigantes, um lugar impressionante!
      Beijinhos

      Excluir
  7. A ideia que tinha da cidade não era a descrita, mas sim uma cidade suja, desorganizada e perigosa. Mas ainda bem que é diferente da que eu pensava.
    Não percebi por que razão o povo colombiano não votou maioritariamente a favor da paz. Mas ele deve ter as suas razões...
    Magnífico post, minha amiga, gostei imenso.
    Beatriz, tem uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime
      Acho que a ideia inicial é mesmo essa, para quem não conhece ou ouve sempre aquelas histórias de atentados na tv. Eu também tinha um certo receio antes, mas o trabalho e a ideia de de me aventurar num país assim me convenceram, e garanto que foi uma boa surpresa!!!
      Grande abraço

      Excluir
  8. Uma outra perspetiva de Bogotá. Que pena a apreensão que se sente quando se pensa na possibilidade viajar para a Colombia e que nos impede de concretizar a viagem. Um país interessante e que não merece ser "posto de parte". Obrigada Bia pelas tuas fantásticas reportagens. Bjs

    ResponderExcluir