Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Viagem é uma viagem, e pronto!


Ah, como era boa a minha preguiça no fim da tarde ao chegar à praia do Peró, com suas águas de um azul hipnotizante...

Gente, viajar é tudo de bom! Não interessa muito o lugar e nem quanto tempo vai ficar - o que importa é sair! Não sei por que, mas isso sempre acontece quando eu acabo de chegar de uma viagem, já encarando a realidade novamente, mas também com a imaginação solta já pensando quando será a próxima. Não importa quanto tempo vai demorar. Uma coisa é certa: para sair do lugar, você tem que estar disposta a se desprender de tudo e aceitar as outras culturas como elas são. Tudo muito natural. 

Sempre desconfiei de quem diz que vai fazer uma viagem para "se encontrar", ou até um ano sabático, sabe-se lá. Poxa, tem alguém aí que ainda não cresceu? Viajar é muito legal, mas não tem a obrigação de mostrar o caminho das pedras para ninguém. É sim uma oportunidade e tanto de você ver o mundo sob uma outra perspectiva. Ninguém viaja como 'lobo mau' e volta como 'príncipe', ou viaja perdido na vida e volta cheio de ideias. Simplesmente a gente vai e volta, aproveita bastante, descansa, ou se cansa, sem graves sequelas. O que eu mais gosto em uma viagem (mesmo quando a grana está curta e só dá para ir na estrada da esquina), é conhecer lugares fascinantes e as pessoas que vivem lá, além da natureza diferente daquela do seu dia a dia. Há poucas coisas mais legais do que você acordar com um nascer do sol diferente, num lugar onde as pessoas são educadas por natureza, pisar descalça na grama, correr na praia ou subir numa montanha para ver os últimos raios do sol. É como ter asas, pisar num lugar talvez nunca antes pisado. Jogar uma pedra num lago azul e vê-la dar pulinhos até afundar. Encontrar uma linda cachoeira com água potável! Isso tem um nome bem legal: Liberdade, que combina com felicidade, que combina com viagem!

Mas é claro, tem gente que precisa dar a volta ao mundo dentro de si mesmo antes de fazer as malas e sair por aí. 

Olhar os rios que cortam a floresta amazônica lá de cima me fez sentir tão insignificante e ao mesmo tempo uma privilegiada

Não se assuste Peixe Frade! Eu só queria uma foto de recordação, e parece que você me ouviu quando chamei!




8 comentários:

  1. Oi Bia
    Mais um texto muito legal e concordo plenamente com você, ninguém viaja seja pra que parte do mundo for e volta modificado na sua maneira de ser,voltamos sim, encantados, maravilhados com lugares diferentes, outras culturas, hábitos, modo de vida. Gosto de observar nas minhas viagens, as pessoas do lugar, e tentar imaginar como vivem, se são muito diferentes de mim, procuro sempre prestar muita atenção neste aspecto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal acompanhar o dia a dia de outros lugares diferentes e observar as pessoas para interagir com elas! Acho tudo isso bem bacana e procuro me envolver ao máximo quando estou em "outro mundo". Acho que isso faz toda a diferença em uma viagem!
      Bjs

      Excluir
  2. Querida Bia, tão verdade isso que escreveste! E escreveste tão bem! :) adorei este teu texto é só me senti inspirada a ir também. Ir ao sabor do vento. Não interessa quando nem para onde. Ir é sempre o melhor remédio! Um beijo enorme e cá te espero :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inspiração não falta quando o destino é certo!
      Também não me importo para onde vou, e estou sempre mudando de planos e de ideias, as mais variadas possíveis. Mas o lugar escolhido no final dá sempre ótimos resultados!
      Obrigada pela visita Sara

      Excluir
  3. E eras - realmente - uma privilegiada sobrevoando a Amazónia...
    Eu aproveito a ''carona'' e adoro partir contigo...
    Encontro sempre uma sintonia muito agradável e especial nos teus ideais
    e considerações, pelo que, gostei muito do teu texto e vídeo.
    Abraço, estimada amiga.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Majo!
      Acho que privilegiados somos todos nós, afinal estamos todos neste planeta que é infinitamente belo e cheio de surpresas!
      Então vamos nessa carona, pois a sintonia é recíproca :)
      Beijinho

      Excluir
  4. Já está marcada viagem ao Vietname (Hoi An) no início de Abril.
    Viajar faz bem à alma.

    ResponderExcluir
  5. Certamente será uma viagem incrível Pedro! Já vi muitos documentários sobre as belezas e a cultura do Vietnan, inspirador!
    Boa viagem :)

    ResponderExcluir