Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Os Bérberes de Marrocos


Um lugar de fábulas , Ali Babas, as mil e uma noites, comidas exóticas e artesanatos  multicoloridos que moram no imaginário de muita gente até hoje... Os Bérberes, também conhecidos por Imazighen (homens livres), já habitam a região há pelo menos 4 mil anos. Como povos autóctones do norte da África, se não fosse por eles, a rota comercial entre os árabes e a África Sub Saariana talvez nunca tivesse acontecido. A África como um todo, e não me canso de dizer, é um continente imenso, multifacetado e culturalmente rico. E como tudo que é 'muito' , tem lá os seus problemas, que não não são nada fáceis. Mas o povo Bérbere, tido como um dos mais antigos de toda a África, vem resistindo ao longo dos séculos bravamente com sua cultura diversa e crenças.
Muitos vivem no Marrocos, porta de entrada do Deserto do Saara. Os Bérberes se adaptaram ao rigor climático do deserto. Usando o camelo como o melhor "meio" de transporte da região, eles se tornaram ótimos transportadores e comerciantes, seguindo em longas caravanas por toda a região do Magreb (Argélia, Mauritânia e Marrocos). Mesmo sendo originalmente nômades, muitos se adaptaram ao longo dos anos e foram se fixando em terras perto de Oásis, onde podem plantar e também tecer seus maravilhosos tapetes milenares.. Outro vi em um documentário que a língua do povo Bérbere é uma das mais difíceis de seguir - a Tamazight - que inclui também 25 diferentes línguas e mais de 300 dialetos. Uma loucura total, não!!! Eles preferem viver em paz nas montanhas, longe das grandes cidades de Marrocos. No passado tiveram que lutar contra invasores como os Romanos, os Bizantinos e os Árabes. Hoje o Islamismo é a religião predominante, num manto misterioso e mágico ao mesmo tempo que envolve este país.  Apesar de todas as dificuldades, eles conseguiram manter a tradição de tecer seus tapetes marroquinos. Com uma beleza de detalhes impressionante, certos tapetes demoram de meses a anos para finalizar, e já eram usados em palácios e túmulos sagrados. Ainda hoje são de extrema importância no enxoval de uma noiva. 
Cada tribo ou família tem seus próprios desenhos, que são como uma marca passada de geração em geração. São, segundo dizem, tapetes que duram uma vida inteira e só devem ser limpos (a seco) uma ou duas vezes ao ano para não estragar as fibras! Os desenhos de motivos geométricos são incríveis e de uma imaginação sem fim! Os mesmos padrões são vistos também em cerâmicas, tatuagens e na arquitetura bérbere. Esses povos eram basicamente a 'ponte' que ligava mercadorias produzidas pelos ashantis, bantos e bambaras a outros povos subsaarianos e da região do Sahel (que fica abaixo do Saara e antes das florestas africanas). Assim eles garantiam a circulação de produtos entre o continente africano e o Oriente Médio, abastecendo também as cidades do litoral mediterrâneo e do Atlântico. 
O rico artesanato bérbere com seus desenhos típicos e cores autênticas, muitas vezes feitas com tinta natural (foto: naoelonge)

 Ruas estreitas e perfumadas, a arquitetura marroquina tem muita influência árabe (foto: Tereza Perez)


Não há quem não enlouqueça com tanta beleza e queira levar ao menos  um desses de recordação!!!


O grandioso Saara ensinou aos povos do deserto que não é apenas uma questão de sobrevivência, mas também de respeito à cultura e às condições climáticas rígidas que ali se encontram. 

Um povo que diz "Azul" como forma de cumprimento "Olá", que significa exatamente 'vem ao meu coração', já conquistou minha simpatia antecipada!


11 comentários:

  1. Está na agenda de visitas a efectuar.
    Bfds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também eu, Pedro, minha agenda está lotada de sonhos como este...

      Excluir
  2. Um país absolutamente fascinante, que gostaria imenso de visitar, um dia!
    Adorei este post, repleto de imagens maravilhosas e preciosa informação, sobre o mesmo!
    Beijinho! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a Africa para mim é fascinante Ana! Imenso continente, cheio de histórias e culturas.... Mas começar pelo Marrocos, a porta de entrada do Saara deve ser maravilhosos, não!?
      Bjs

      Excluir
  3. Estive em Marrocos uma vez, mas numa pequena localidade no litoral, muito voltada para os turistas. Anseio por este mergulho na cultura mais tradicional...
    Beijinho, votos de um lindo domingo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  4. Sonho com isso também Ruthia, e também outros países da África, como Angola e Namíbia! A cultura dos povos antigos me fascina e nos faz entender um pouco como é o mundo hoje...
    Grande beijinho

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigada!
      Este lugar é um sonho das Arábias, não!?
      Abs

      Excluir
  6. Que linda postagem; Olá e Azul pra ti
    também.
    Adorei conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter você aqui também!
      Obrigada pela gentileza e um grande abraço

      Excluir
  7. Sempre simpatizei muito com eles, pela crueza de vida, pela coragem e pela simpatia...
    Abraço
    ~~~~

    ResponderExcluir