Translate

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Voando por aí - sem rumo em Roma!

Vista panorâmica do alto do Monte Palatino e um pedaço da  Roma antiga bem debaixo dos meu pés!

Fora tudo o que me impressionou nesta bela cidade, além dos magníficos monumentos, história, afrescos, pinturas, etc, foi a quantidade de gaivotas a voar por todo lado. Praticamente em todos os lugares, momentos e horas do dia. As vezes pareciam guias, sempre ao nosso lado como para dar uma dica preciosa do lugar. Diferente dos pombos, as gaivotas têm o voo mais belo e elegante, nada contra outros seres alados, hehe. Mas depois soube que há algum tempo as gaivotas têm sido um problema em Roma. Depois de uma infestação de ratos anos atrás, que interditou alguns dos pontos turísticos mais famosos de Roma, há 20 anos a população de gaivotas vem aumentando bastante. Claro que o problema é muito mais social e econômico que sanitário, pois elas costumam ser um pouco agressivas com crianças e ainda danificam monumentos de grande valor histórico cultural. Mas comigo foram até bem simpáticas  e ainda posaram para fotos!
Como toda cidade, também há gatos sorrateiros vagando por aí. Existe até uma associação que cuida e esteriliza os gatos para doação. Sei que na Roma antiga os bichanos eram adorados, tanto que soldados romanos usavam o símbolo do gato em seus escudos. Mas vi poucos deles. Acho que gatos e gaivotas não frequentam o mesmo ambiente, nem são tão amigos assim. Porém, andam e voam livres, leves e soltos pela Cidade Eterna!

Subindo as escadarias do monumento à Vittorio Emanuele, uma gaivota pousa para um rápido descanso

O gigantesco monumento dedicado a Vittorio Emanuele, o rei que unificou a Itália. Todo em mármore branco, foi construido em 1911 e sofreu várias críticas na época.

A caminho do Fórum Romano...

A beleza das estátuas romanas é de encher os olhos, e a pequenina gaivota aproveita para beber água direto da fonte


No céu azul do Vaticano são os pombos que dão o a r da graça, mas  na hora da foto.....sumiram todos, deixando os apóstolos sozinhos lá no alto!

Na Piazza Navona, a "Fontana dei Quattro Fiume" é ponto certo para pousos e decolagens de aves. Construída por Bernini em 1651 - representa os quatro rios mais importantes da época: Nilo, Danúbio, Ganges e Rio da Prata. Sem dúvida, a praça barroca mais bonita de Roma!

Cercada de história e com o Coliseu ao fundo, esta gaivota nada tímida ficou ali a tarde toda posando para fotos...


Uma vigília constante nas ruínas do Monte Palatino, uma das sete colinas de Roma e onde se deu a origem da civilização romana. Há resquícios de que ali já moravam pessoas há mil anos antes da era cristã! A lenda onde Rômulo e Remo foram encontrados em uma caverna por uma loba foi ali também. Sem dúvida, Roma é um livro de história a céu aberto.

Minha "guia de asas" me contou tudo isso


E por aqui eu andei...



17 comentários:

  1. Que legal ler este seu post sobre Roma. Sabe que quando estive na cidade não reparei nas gaivotas? Por isso que é tão interessante ler viagens com outros pontos de vista. Ta ai uma cidade que eu quero, com toda certeza, voltar! Adorei Roma, a cidade eterna. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, rsrs. Como eu fiquei mais de 10 dias na cidade, deu para reparar em tudo e detalhes que antes eu nem teria me importado tanto. Certamente Roma sempre estará em meu roteiro nas próximas viagens a outros países ali por perto!
      Grande abraço

      Excluir
  2. Querida Bia, por aí você andou e me deu um imenso prazer em ler e ver essas lindas fotos!
    Maravilha de lugar, sim, história antiga que me faz sempre curiar para aprender sempre!
    Não fui ainda, quem sabe um dia, incentivos aqui senti!
    Abraços apertados querida Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone!
      É um lugar imperdível, sem dúvida nenhuma! Principalmente para quem gosta de cultura e arte antiga é um prato cheio! Um livro de história com as páginas abertas para você andar sem se preocupar com o tempo, simplesmente apreciar. Mesmo porque, nessa época o sol se põe quase 9:30 da noite, uma delícia!!!
      Bjks

      Excluir
  3. Hoje é só para dizer que já estou de volta.
    Amanhã já haverá comentários.

    ResponderExcluir
  4. Super bacana o post.
    Essas imagens são lindas.
    História pra quem quiser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou movida a curiosidades por onde vou...
      As fotos apenas refletem a beleza desta cidade, que não tem ângulo que não seja bonito, he he!!!
      Bjs

      Excluir
  5. Será que a Itália está novamente com problemas com o lixo?
    Como se alimentam as meninas barulhentas?
    Elas nidificam na cidade onde vivo, desde sempre, por séculos e séculos... Lagos está rodeada de mar...
    Gostei das tuas fotos e saber que estás bem...
    Tenho imagens do Kruger Park da África do Sul na minha postagem... Sei que adorarias visitá-lo...
    Continuação de boa viagem e tudo de bom.
    Abraços, estimada Amiga.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Majo, As gaivotas proliferaram em Roma não à toa, algo de errado anda acontecendo com a disposição de lixo e tudo mais. O litoral não é assim tão longe dali, fica a 50 minutos de trem. Sim!!! Adoraria, e está nos meus planos, visitar o Kruger na África do Sul, como adivinhou?
      Beijinhos

      Excluir
  6. Bellissime foto, Roma è la mia città che nonostante tantissimi problemi rimane sempre fantastica. Grazie per aver condiviso le tue foto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Angela, come stai? Ero a Roma non molto tempo fa e posso dirti che sono tornato completamente innamorato della tua città! Vengo da Rio, ma credo che il titolo di città meravigliosa abbia già un altro proprietario per qualche tempo ..... Grazie!

      Excluir
  7. Anche Rio è una splendida città

    ResponderExcluir
  8. Beleza de post! Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Estas são fotos incríveis!
    Como é a foto do perfil do aquário.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bia.
    Sou nova por aqui, acabei de encontrar seu blog e parei para ler este post sobre Roma e você me fez passear novamente por esta linda cidade. Eu já tive a oportunidade de viajar e conhecer este lugar é simplesmente marcante.

    ResponderExcluir