Translate

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mamãe Noel

Mamãe pinguin e sua família feliz num dia branco de verão antártico. Ainda bem que lá não tem shopping center! Já pensou o que esses pequeninos pinguins iriam querer de natal? No mínimo, um pacote congelado de lulas e camarões fresquinhos embrulhado para presente!!!




Sou uma apaixonada pelas músicas de natal nesta época do ano, especialmente as instrumentais ou as óperas! Deixo aqui um pouco de Andrea Bocelli e seu "White Christmas". Mas este mês de natal é uma correria...Nos shoppings, uma loucura só, tem que tirar sua paciência lá do fundo do baú, senão é melhor ficar em casa. Eu, que não sou mãe, vejo as mamães de carteirinha de um lado para o outro tentando, em vão, segurar seus pimpolhos em meio a tantos brinquedos nas vitrines......Foi num dia desses que me lembrei de uma crônica de Marta Medeiros, a qual vou transcrever aqui uma parte. Divirtam-se nas compras...e que venha o ano novo!!! " Sabe porque Papai Noel não existe? Porque é homem. Dá para acreditar que um homem vai se preocupar em escolher o presente de cada pessoa da família, ele que nem compra as próprias meias? Quem vai carregar nas costas um saco pesadíssimo, ele que reclama até para colocar o lixo no corredor? Quem toparia usar vermelho dos pés à cabeça, ele que só abandonou o marron depois que conheceu o azul marinho? Quem andaria num trenó puxado por renas, sem ar condicionado, direção hidráulica e air-bag? Quem pagaria o mico de descer por uma chaminé para receber em troca o sorriso das criancinhas? Ele não faria isso nem pelo sorriso da Luana Piovani! Mamãe Noel, sim, existe!......Enquanto Papai Noel distribui beijos e pirulitos, bem acomodado em seu trono no shopping, quem entra em todas as lojas, pesquisa todos os preços, carrega sacolas, confere listas, lembra da sogra, do sogro, dos cunhados, dos irmãos, entra no cheque especial, deixa o carro no sol e chega em casa sofrendo porque comprou os mesmos presentes do ano passado? Por trás do protagonista desse megaevento chamado Natal existe alguém em quem deveriam acreditar mais."

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

E assim termina a caminhada

Num dia lindo como este, que tal parar num lago azul formado pela maré e usar a água como espelho?
Trancoso já dá saudades! Suas casinhas multicoloridas convidam ao encontro com a "baianidade". Ali pude provar o mais delicioso sorvete de iogurte natural com mel silvestre, granola e calda de hortelã, e inúmeros passarinhos ao redor curiosos querendo provar também!
E no meio do caminho tinha uma praia linda, águas transparentes, conchinhas brilhantes ao sol e uma canoa: Itaquena é o seu nome!!!
Mais uma praia deserta, e a lua já ía despontando lá longe. Vale lembrar que praia assim, só mesmo na baixa temporada!
A caminho de Curuípe uma praia cheia de pedras negras lindas! Fiquei na dúvida sobre sua formação, pena que as pedras não falam...
Curuípe vista de cima, não parece um paraíso perdido?
Ao longe já se vê Trancoso. Mais uma boa caminhada na areia branquinha...e quente!
Pegamos uma carona nesta escuna para chegar a Porto Seguro.
Porto Seguro tem de tudo um pouco, bolsas de palha, carrancas de madeira e indiozinhos querendo te vender qualquer coisa o tempo todo!



De novo com os pés na areia e a nossa caminhada parece não ter fim! Curuípe é a próxima parada. Lugar aconchegante e de uma beleza ímpar, principalmente em noite de lua cheia à beira da praia. Já foi um refúgio quase deserto um dia. Hoje suas terras valem ouro! Mas eu já me sinto rica só de estar ali, sem possuir um grão de areia sequer. Do ponto mais alto de Curuípe já se avista Trancoso. Mas, infelizmente, nossos passos não vão tão rápido quanto a vista alcança. Devagar e sempre, aí vamos nós Trancoso! Que sossego (fora de temporada, claro!). Fui em setembro e encontrei um lugar calmo, leve e solto. Mas se vai chegando o verão......O que antes era um local tranquilo para se desligar do mundo, deu lugar a um turismo eclético em plena expansão. Ali ferve com figurinhas tarimbadas, gente famosa e artistas. Hora de ir adiante até Arraial D'Ajuda. Ufa! Enfim já dá para dormir em um hotel, comer num bom restaurante e tomar banho de água quente!!! Não que os banhos de rio fossem ruins, entenda bem.... O quê, não vai me dizer que já está com os pés doendo? Relax, é hora de pegar uma carona em uma escuna e seguir até Porto Seguro. Já fui algumas vezes a Porto Seguro, mas a cada ano que passa, com o acelerado crescimento urbano e os vôos internacionais, a cidade se tornou turisticamente comercial e recebe visitantes do mundo inteiro o ano todo, uma loucura! Se você quer sossego neste verão, esqueça. É claro que com tudo isso os problemas ambientais também vão crescendo. Mas esta já é uma outra estória... Ainda assim, é impossível olhar o mar e não se maravilhar com sua cor, imensamente azul! É....você é mesmo um privilegiado. E termina aqui minha caminhada, com a certeza de ter conhecido e participado de mais um pedacinho da história do Brasil. Au Revoir!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ser carioca...





Ser carioca é......não dar as costas ao que está acontecendo. Cobrar dos governantes o que é de responsabilidade deles. Mas também vamos fazer a nossa parte e ficar atentos. Não adianta fechar os olhos e fingir que não é com você. Ou ter um pensamento fatalista imobilizante, segundo Paulo Freire: "A realidade é assim mesmo, o que podemos fazer?" Isso engessa a população contra a realidade social! E só para relaxar, vale a pena ver um documentário: "Os caras e as caras". São vários depoimentos de gente do Rio, os cariocas naturais e os adotivos. Como o carioca é bom de papo, imagina a lista de entrevistados, enorme!!! Segundo os diretores, o Rio é um resumo do mundo. E concordo plenamente. O Rio é coração de mãe. Rio de quem nasceu no Rio e de quem foi parido acolá e acolhido aqui. O Rio não afasta, o Rio acolhe. Não separa as pessoas por nacionalidade, e tudo termina em samba. Deixo aqui um pouco de mar para acalmar os ânimos e um abraço apertado à minha cidade querida e com sede de PAZ!