Translate

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os peixes

Um curioso peixe palhaço em seu escoderijo secreto, nos "braços" de uma anêmona. Este peixinho é uma graça, e os machos ainda podem mudar de sexo e tornar-se fêmeas, já pensou?!
O habitat da anêmona é o mesmo do peixe palhaço. Parece mesmo um jardim do Éden capturado pelas lentes desses fotógrafos incríveis da National Geographic!
Este é um ser muito esquisito que habita os mares do atlântico. O "peixe morcego de batom rosa" talvez assuste um mergulhador distraído no fundo do mar, mas ainda bem que é pequeno...!!!
O peixe palhaço passa o tempo todo perto das anêmonas do mar. Qualquer outro peixe ficaria gravemente ferido pelos tentáculos venenosos da anêmona, menos este amiguinho fiel!




Sempre fui fascinada por fotografia, principalmente da natureza, e mais ainda desses caras fantásticos da National Geographic! A natureza é divina, mas a dedicação e a competência também são fora de série! Os peixes não são tão fáceis, pois se movem o tempo todo e alguns são bem desconfiados. Fica aqui minha admiração por esses fotógrafos incríveis e suas imagens maravilhosas!!!








sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Conchas no Peró

De repente uma visão ultra colorida passa rastejando pelas areias do Peró. Um, quase imperceptível, vendedor de bóias coloridas vai e vem o tempo todo, inspirado pelas ondas do mar
Se tivesse talento, faria uma aquarela. Uma não, milhares!!!
Descansando no Peró em mais um dia azul! Queria morar ali... na areia... na água... sei lá...
Minha paixão pelos pássaros do mar continua... E lá se vai uma fragata solitária pelo infinito azul. Mal sabe ela que os peixes estão ali a brincar com o mesmo azul no mar!
Ah se eu pudesse ser um deles...
Final da tarde e cadê a vontade de ir embora????
O sol já queria partir, mais de 7 horas da noite, mas deu tempo para um clique de despedida
O duro caminho das pedras e conchas não é nada fácil, mas compensa pelo visual que aparece a cada instante!
As pedras da praia das conchas não se cansam de pular no mar. Também, no lugar delas, eu faria o mesmo!
Estive aqui, gostei e voltei. Gosto de registrar o chão por onde andei e as estórias que vivi.

Cá estou novamente. A praia do Peró é quase um paraíso....Situada entre Búzios e Cabo Frio, suas dunas de areia branca mudam o tempo todo com o vento, e até pouco tempo foi considerada a única praia brasileira com índice de poluição ZERO. As dunas possuem um ecossistema único, com espécies que só existem ali, e na serra do entorno está o maior nicho de pau-brasil do estado do Rio de Janeiro. Sempre que venho à região dos Lagos não deixo de caminhar naquela areia branquinha e mergulhar na água mais azul do planeta! Dependendo do horário, a água é tão cristalina que chega a doer os olhos (exageros à parte)! Do outro lado do Peró fica a Praia das Conchas. Seu nome diz tudo. Além do formato de conha, suas areias são cobertas por uma infinidade delas, como num tapete de mosaico. Ali também é a Reserva Ambiental de Sambaquis, formada por mata atlântica e várias formações de pedras que parecem fazer fila para mergulhar no mar. Região rica em cardumes de pequenos peixes, o céu costuma ficar cheio de gaivotas, atobás e fragatas em busca de seu cardápio preferido. Para curtir este pequeno paraíso há várias opções de hospedagem em Cabo Frio e Búzios. Recomendadíssimo!!! Passar um, três, cinco dias ali é reconfortante e faz esquecer do resto do mundo por um momento... Guerra e paz, fome e fartura, abuso de poder e mordomias, coisas reais e preocupantes, mas que por um instante ficam à léguas de distância e parecem nunca ter existido!

sábado, 18 de dezembro de 2010

A Aurora Boreal

A linda Aurora Boreal a iluminar o Alasca e meus sonhos......






Nesta época do ano sempre me vêm a cabeça imagens bacanas, às vezes até algumas que ainda não vi ao vivo, como a aurora boreal. Não é a toa que a famosa "aurora" já deu origem a muitas lendas. Nos tambores dos xamãs sami, um dos nomes dados ao fenômeno é Gouvssahas, que significa "luz que pode ser ouvida". Para os vikings, a aurora boreal era a armadura brilhante das valquírias, e, de acordo com uma lenda japonesa, a concepção de um filho sob a aurora boreal trará sorte. Mas a realidade consegue ser ainda mais interessante: originadas pelo sol, a aurora boreal é o resultado de fortes explosões que lançam grandes quantidades de partículas eletrizadas em direção à Terra. Essas partículas são lançadas a uma velocidade de 300 km/s a 1000 km/s, e ao colidirem com os gases atmosféricos, começam a incandescer, formando aquela pintura fantástica! nunca vi nada parecido, ainda mais tão longe assim.... Mas nunca é uma palavra muito forte, e longe é um lugar que não existe (não é, Richard Bach?). Então, quem sabe um dia eu ainda apareça lá no Alasca ou mesmo na Noruega?! Adeus ano velho, FELIZ ano novo a todos, e com nuances multicoloridas....Se não temos uma aurora boreal, pelo menos um céu tropical repleto de arco-íris e muitos sonhos que ainda estão por vir!!!