São 6 milhões de litros de água por segundo que escorrem pelas cataratas do Iguaçu. E os índios Simas, da América do Norte, dizem que a Mãe Terra foi fecundada por uma única gota d'água!
Poço Azul, na fonte de Xkeken - México (foto de John Stanmeyer). Para os maias, esta fonte de águas puras na península de Yucatán, levava ao mundo dos mortos. Para eles, a água é a fonte e a origem, o reservatório de todas as possibilidades de existência.
Em alto mar, longe da aglomeração da população do litoral, a água limpa e rica em biodiversidade só permite a super população de aves e peixes!
Uma parte ainda pouco explorada do rio Araguaia, um dos mais caudalosos do país, divisa de Goiás com Mato Grosso. Aqui ainda se pode ver jacarés entrando e saindo da água, tuiuiús voando e botos mergulhando...Todos sabemos que o nosso planeta azul é cheio de água. Só que 97% dela é salgada, 2% está nas geleiras e só 1% é água doce! Então, como é possível hoje em dia desperdiçar tanta água? Ainda me espanta ver pessoas lavando calçadas de prédios ou casas com a mangueira jorrando água sem parar. Quantos litros se vão sem que sejam devidamente reutilizados? Acho que falta um pouco mais de consideração com a própria humanidade, que já vem sofrendo com a falta de água. Gente, o mundo tem sede! Como os próprios cientistas confirmam, não houve mudança no teor de umidade na Terra. A água que os dinossauros bebiam há milhões de anos é a mesma que hoje vem em forma de chuva. Já pensou? A água funciona como o sistema circulatório do mundo e nós surgimos desse caldo líquido há muito, muito tempo atrás. Ela determina o clima e, com isso, as mudanças climáticas. Por isso as alterações nos padrões das chuvas provocam inundações em umas áreas e secas em outras. Litorais densamente povoados, como o Rio de Janeiro, sofrem à medida que o ar superaquecido acima do oceano gera mais chuvas e inundações gigantescas. Geleiras como o Himalaia estão encolhendo, e é esta água que mantém vivas as populações de cinco países. São tantas catástrofes que nós já estamos perdendo a capacidade de ficar chocados! O Brasil ainda detém a maior quantidade de água doce do mundo, mas nem por isso devemos acreditar nesta generosidade infinita da Terra. É preciso conhecer melhor "nosso" lugar e preservar....para depois poder contemplar.








