Translate

domingo, 15 de maio de 2011

O mundo tem sede!

São 6 milhões de litros de água por segundo que escorrem pelas cataratas do Iguaçu. E os índios Simas, da América do Norte, dizem que a Mãe Terra foi fecundada por uma única gota d'água!
Inhotim é assim, cheia de lagos e fontes. A natureza preservada agradece. Afinal, o corpo tem sede. O espírito também!
Poço Azul, na fonte de Xkeken - México (foto de John Stanmeyer). Para os maias, esta fonte de águas puras na península de Yucatán, levava ao mundo dos mortos. Para eles, a água é a fonte e a origem, o reservatório de todas as possibilidades de existência.
A urbanização das encostas no litoral fluminense colabora para os desastres ambientais provocados pelas chuvas e inundações.
Em alto mar, longe da aglomeração da população do litoral, a água limpa e rica em biodiversidade só permite a super população de aves e peixes!
Uma parte ainda pouco explorada do rio Araguaia, um dos mais caudalosos do país, divisa de Goiás com Mato Grosso. Aqui ainda se pode ver jacarés entrando e saindo da água, tuiuiús voando e botos mergulhando...
Aqui nasce uma água límpida que corre nas partes baixas da Serra do Cipó. Bebi para matar a sede, mas não tive coragem de entrar, de tão gelada!!!



Todos sabemos que o nosso planeta azul é cheio de água. Só que 97% dela é salgada, 2% está nas geleiras e só 1% é água doce! Então, como é possível hoje em dia desperdiçar tanta água? Ainda me espanta ver pessoas lavando calçadas de prédios ou casas com a mangueira jorrando água sem parar. Quantos litros se vão sem que sejam devidamente reutilizados? Acho que falta um pouco mais de consideração com a própria humanidade, que já vem sofrendo com a falta de água. Gente, o mundo tem sede! Como os próprios cientistas confirmam, não houve mudança no teor de umidade na Terra. A água que os dinossauros bebiam há milhões de anos é a mesma que hoje vem em forma de chuva. Já pensou? A água funciona como o sistema circulatório do mundo e nós surgimos desse caldo líquido há muito, muito tempo atrás. Ela determina o clima e, com isso, as mudanças climáticas. Por isso as alterações nos padrões das chuvas provocam inundações em umas áreas e secas em outras. Litorais densamente povoados, como o Rio de Janeiro, sofrem à medida que o ar superaquecido acima do oceano gera mais chuvas e inundações gigantescas. Geleiras como o Himalaia estão encolhendo, e é esta água que mantém vivas as populações de cinco países. São tantas catástrofes que nós já estamos perdendo a capacidade de ficar chocados! O Brasil ainda detém a maior quantidade de água doce do mundo, mas nem por isso devemos acreditar nesta generosidade infinita da Terra. É preciso conhecer melhor "nosso" lugar e preservar....para depois poder contemplar.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Montanhas de Buda

A beleza do povo pacífico do Tibet, cuja única ambição é ser LIVRE (foto de Steve Mc Curry)
Um tibetano admirando do alto de uma colina o belo vale onde mora (foto de Mani Babbar)
Tibet Railway, que vai de Golmud para Lhasa (foto de Qinghai-chinapage). Ah, como eu queria fazer esta viagem...!!!
Glaciar de Kangshung, uma das belas paisagens geladas do Tibet (foto Wall Desk)
O Tibet faz divisa ao norte com a China e Turquestão e a oeste com a Índia, onde mora atualmente o Dalai Lama



Gosto de saber sobre as histórias de outros povos, seu modo de viver, sua luta e bravura. Acabo de ler um livro fabuloso sobre o Tibet: "As Montanhas de Buda". Conta a história de duas monjas tibetanas que foram perseguidas e presas pelo governo chinês no final dos anos 80 porque ousaram gritar pelas ruas de Lhasa 'VIVA O TIBET LIVRE!' Triste e apaixonante ao mesmo tempo, a história mostra a saga deste povo pacífico, cuja única ambição é ser livre! A geografia do país é de uma beleza exuberante, cheia de pequenas estradas que sobem e descem as montanhas. Mas, devido a grande altitude, os vales íngremes e a terra congelada, o projeto de construção de uma imensa ferrovia não sai do papel há 30 anos. Por isso o Tibet também é conhecido como 'Teto do Mundo'. Quando a China resolveu invadir o pequeno país, florestas inteiras foram destruídas e paisagens depredadas para que as colônias chinesas pudessem tomar posse dos prédios maiores. Atualmente, o governo chinês afirma que o Tibet já fazia parte de seu território. Mas a história diz que os Lamas governaram o Tibet sem interferências chinesas até o início do século XX. Concordo quando o Dalai Lama, Nobel da Paz, diz: " Somos membros da família humana. Como todos partilhamos este pequeno planeta Terra, temos que aprender a viver em harmonia e paz uns com os outros e com a natureza. Isso não é um sonho, é uma necessidade. Talvez usemos roupas diferentes, a nossa pele tenha uma coloração diferente, ou falemos línguas diferentes. Isso é só na superfície. É isso que nos liga uns aos outros. É isso que torna possível para nós compreendermos e desenvolvermos amizade e intimidade. Dependemos uns dos outros de tal maneira que não mais conseguimos viver em comunidades isoladas e ignorar o que está acontecendo fora delas. Falo a vocês apenas como outro ser humano, um simples monge. Se acharem útil o que eu digo, então espero que tentem praticar. "
Realmente torço para que o povo tibetano encontre a felicidade em sua luta pela liberdade, pois a verdade e determinação deste povo são as únicas armas que eles possuem!

sábado, 30 de abril de 2011

Gênesis

A beleza da Serra do Cipó-MG, em seus tons azuis, verdes e amarelos, típicos do cerrado daquela região
E lá vou eu mais uma vez subindo num balão às sete da manhã, para aproveitar a direção do vento....Como a vida é bela lá de cima!
Fim do dia com o sol se despedindo no rio Araguaia, divisa entre Mato Grosso e Goiás. Todos os dias era um sol diferente do outro. Quantos sóis tem este lugar!!!
Um mergulho nas águas límpidas do Peró - RJ, num verão inesquecível e bem tropical!!!
Tirei esta foto de manhã, em uma das várias praias do rio Araguaia, a quilômetros de distância de qualquer civilização. O tronco aí serviu de ninho para uma pequena gaivota, que voou quando eu cheguei perto...
A ossada de uma baleia foi montada nesta praia em Caravelas, Bahia, para lembrar dos tempos em que se matavam esses animais para conseguir óleo para as casas. Quando tirei esta foto, a maresia já tinha corroído grande parte do esqueleto...




Sempre fui uma apaixonada por fotografia, embora nada saiba, estou ainda engatinhando numa eterna aprendizagem.... E como fã de imagens, adoro as fotos de Sebastião Salgado, nosso fotógrafo brasileiro reconhecido no mundo todo. Seu último trabalho "Gênesis" mostra sua saga durante 7 anos de expedições pelos lugares mais remotos do planeta: Península de Kamchatka (Rússia), Congo, montanhas Tepuis (Venezuela), Butão, Alasca, Madagascar, Galápagos e Papua Nova Guiné, entre tantos. As imagens fazem uma nova apresentação do planeta, principalmente para aqueles que são extremamente urbanos. Como o próprio fotógrafo diz, "a gente se afastou do planeta". E é exatamente esse desequilíbrio que causamos ao planeta que nos fez perder aquele instinto de proteção e previsão. Não conseguimos nem saber se vai acontecer alguma catástrofe! Aliás, penso que as populações das grandes cidades estão ficando cada vez mais egoístas. E, radicalmente falando, este individualismo acaba sendo uma fórmula para catástrofes. Queria ter essa dimensão de mundo do fotógrafo.....Quem tem a oportunidade de frequentar outros ambientes, outras espécies e paisagens colossais consegue enxergar a dimensão maravilhosa do mundo em que vivemos!!!