Quem não gostaria de morar num lugar assim? Eu, certamente, compraria uma passagem só de ida! E nunca mais pisaria numa cidade grande, argh!
Tentando se disfarçar de nuvem, as montanhas do Parque Humboldt, ao norte da Califórnia, são repletas de sequoias, árvores que dependem da névoa úmida para sobreviver!Fico pasma quando vejo a destruição de nossos ecossistemas na tv, ao vivo, todo dia, no mundo todo! Me preocupa, em particular, a situação de nossas montanhas tão frágeis.....Vivendo nas terras baixas ou nas terras altas, as montanhas acabam influenciando a vida de todo mundo. A questão da preservação das montanhas é tão importante quanto à mudança climática, o desmatamento e a desertificação. É preciso levantar esta bandeira, já que essas terras tão altas são as áreas mais frágeis que existem! Aqui no Brasil nossas montanhas têm sofrido muito com os eventos extremos do clima, isso sem contar os desmatamentos sem fim e as queimadas "criminosas". Elas guardam o elemento mais valioso para nossas vidas: a água. Os rios e os riachos que descem dali são elos vivos que ligam as comunidades das áreas mais altas com as de regiões mais baixas.
As florestas das montanhas são importantes porque equilibram as chuvas e a umidade, e ainda mantém os solos estáveis. É por isso que eu digo, as montanhas influenciam nossa vida mais do que possamos imaginar. As pessoas que moram nas terras altas são como guardiões daquele ecossistema. Afinal, elas conhecem o terreno como ninguém e sentem na pele as consequências da degradação e mudança cultural. Assim também são os esportistas de trekking, alpinismo, rapel e montanhismo, que conhecem a fundo cada pedacinho das alturas! Para preservá-las é preciso entendê-las. E para entender as montanhas é necessário vê-las como sistemas orgânicos profundamente ligados a todos os ecossistemas do mundo! E nós somos parte disso. Fica aqui um pequeno trecho de Rubem Alves:
"A natureza sonha. Montanhas, florestas, mares, rios, lagos, nuvens, cachoeiras, animais......todos sonham um mesmo sonho. Sonham que chegará um dia em que os seres humanos desaparecerão da face da Terra. Pois os dinossauros não desapareceram? Quando isso acontecer será a felicidade! A natureza estará, finalmente, livre dos demônios que a destroem. A natureza, então, tranquilamente, sem pressa, se curará das feridas que lhe causamos."








