Translate

sábado, 22 de outubro de 2011

Montanhas

Quem não gostaria de morar num lugar assim? Eu, certamente, compraria uma passagem só de ida! E nunca mais pisaria numa cidade grande, argh!
As terras altas nos mantém vivos!
Um mar de morros reflete o retrato das montanhas no estado do Espirito Santo
Campos e montanhas em harmonia...
Tentando se disfarçar de nuvem, as montanhas do Parque Humboldt, ao norte da Califórnia, são repletas de sequoias, árvores que dependem da névoa úmida para sobreviver!
A Serra da Mantiqueira, onde já subi tantas vezes.....berço de muitas nascentes que se trasnformam em lindas cachoeiras!
Existe lugar mais belo? Ainda que precise de mais cuidados..... A minha querida cidade maravilhosa encravada entre as montanhas e o mar! Do alto do Pão de Açucar, impossível não fotografar esta imagem, mesmo que você já tenha ido mil vezes!!!



Fico pasma quando vejo a destruição de nossos ecossistemas na tv, ao vivo, todo dia, no mundo todo! Me preocupa, em particular, a situação de nossas montanhas tão frágeis.....Vivendo nas terras baixas ou nas terras altas, as montanhas acabam influenciando a vida de todo mundo. A questão da preservação das montanhas é tão importante quanto à mudança climática, o desmatamento e a desertificação. É preciso levantar esta bandeira, já que essas terras tão altas são as áreas mais frágeis que existem! Aqui no Brasil nossas montanhas têm sofrido muito com os eventos extremos do clima, isso sem contar os desmatamentos sem fim e as queimadas "criminosas". Elas guardam o elemento mais valioso para nossas vidas: a água. Os rios e os riachos que descem dali são elos vivos que ligam as comunidades das áreas mais altas com as de regiões mais baixas.

As florestas das montanhas são importantes porque equilibram as chuvas e a umidade, e ainda mantém os solos estáveis. É por isso que eu digo, as montanhas influenciam nossa vida mais do que possamos imaginar. As pessoas que moram nas terras altas são como guardiões daquele ecossistema. Afinal, elas conhecem o terreno como ninguém e sentem na pele as consequências da degradação e mudança cultural. Assim também são os esportistas de trekking, alpinismo, rapel e montanhismo, que conhecem a fundo cada pedacinho das alturas! Para preservá-las é preciso entendê-las. E para entender as montanhas é necessário vê-las como sistemas orgânicos profundamente ligados a todos os ecossistemas do mundo! E nós somos parte disso. Fica aqui um pequeno trecho de Rubem Alves:

"A natureza sonha. Montanhas, florestas, mares, rios, lagos, nuvens, cachoeiras, animais......todos sonham um mesmo sonho. Sonham que chegará um dia em que os seres humanos desaparecerão da face da Terra. Pois os dinossauros não desapareceram? Quando isso acontecer será a felicidade! A natureza estará, finalmente, livre dos demônios que a destroem. A natureza, então, tranquilamente, sem pressa, se curará das feridas que lhe causamos."

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Um dia lindo

O Parque das Águas de São Lourenço num dia lindo de sol! Em seu balneário é possível escolher entre banhos de espuma, banho turco, banho de ofurô, massagens, sauna, limpeza de pele e várias terapias com águas minerais.
Na mata dentro do parque, este macaco se recusou terminantemente a sair na foto (pelo menos de frente)!
Por um dia a chuva deu uma trégua e o parque ficou assim, lindo e verde! Ao fundo a fonte de Vichy, cuja água alcalina é indicada para gastrite e só existe igual em outro lugar no mundo, no Balneário Vichy na frança.
Num final de tarde, ficar olhando as garças voltando para o lago depois de um dia inteiro percorrendo outras terras e outros ares, descansa os olhos....

Não é a toa que andei sumida. Além de muito trabalho, fui passar o último feriado na cidade das águas, São Lourenço, que continua linda! Levei meu trabalho todo no pen drive, mas também me diverti. Fui encher os olhos e o coração. Minha mãe está morando lá, o que não deixa de ser uma boa desculpa para voltar sempre! Aliás, aqui fica a dica para quem quer aprender a viver, cultivar a saúde, reciclar e purificar o corpo. É um dos lugares com melhor IDH do país e fica a apenas 270 km do Rio e 320 km de São Paulo. Encravada em meio às montanhas, a cidade tem lá o seu charme. Para quem AMA doces, como eu, é uma verdadeira perdição! Doces cristalizados de todos os tipos, goiabada cascão, compotas, licores e uma fábrica de chocolate, hummmmmmm...........Voltar com uns quilinhos a mais não é nenhum pecado, pelo contrário, é uma dádiva! Isso sem contar as águas "super poderosas" minerais. Passar ali uma semana, fazer uma desintoxicação no corpo e na alma, e depois se deliciar com uns docinhos (que ninguém é de ferro) é tudo de bom. Au revoir!!!

sábado, 8 de outubro de 2011

Couchsurfing

Fazer as malas e sair por aí....Ah, que saudades!
Mergulhar em Noronha, Abrolhos e ver toda a beleza da vida marinha num cartão postal submerso.....
Lago de Tegernsee, na Bavária, a 50 km de Munique (foto:Geschrieben)
Lagoa de Mucubaji, na Venezuela (foto: Eduardo, from www.111diaspelaal.com)
Para Solly, o interessante é que a estada inicial não passe de três a cinco dias. Tempo suficiente para sentir o seu destino, fazer novos amigos, economizar uma grana e não entrar em atrito. (foto: Solly Boussidan)
Um surfer passou uma semana em Baku, capital do Azerbaijão (foto de Solly Boussidan)
Andar pelas ruas estreitas de Asilah, no Marrocos, e conhecer a cultura local faz meu sangue fluir rápido em direção ao norte da África!


Outro vídeo abordando o couchsurfing pelo mundo



Quer viajar pelo mundo, conhecer outras terras e vivenciar outros ambientes naturais e culturais com baixo custo? O "couchsurfing" não é para todo mundo, tem que ter mesmo um espírito aventureiro para encarar esta jornada! Afinal, viajar significa também conhecer de perto outras pessoas e culturas e conviver com elas. Quando se valoriza esse tipo de contato, o lugar de acomodação ganha relevância na hora de reservar sua viagem. Já pensou em ficar acomodado junto a residentes locais? Essa é a proposta da nova plataforma 9flats.com para suas próximas férias. "Alugue um sofá" é um modo de dizer. Pode ser apenas um quarto livre ou, se desejar, uma casa inteira (eu até prefiro!) de alguém do destino que você está querendo visitar. Você acaba recebendo ótimas dicas de quem conhece todos os segredos do lugar! Assim é o couchsurfing, que procura ligar pessoas e lugares internacionalmente, criar trocas educacionais e provocar o entendimento cultural. O "surfer", ou convidado, pode escolher seu destino pela internet e entrar em acordo com o anfitrião.

Esta rede social foi criada em 2003 e funciona assim: você abre um perfil na comunidade e, se for aceito, está credenciado tanto a receber hóspedes quanto a se hospedar. É claro que o anfitrião em questão vai analisar o perfil do "surfer" e pode aceitar ou não o pedido de hospedagem. E, aviso aos navegantes, apesar desta plataforma ser seguramente indicada, é sempre bom ficar esperto com os engraçadinhos de plantão. E vamos viajar!
Crie novas amizades ao redor de todo mundo! Imagine a possibilidade de mergulhar no lindo mar do Timor; andar de carro por Hanói, no Vietnan; ver os cangurus de perto em Adelaide; encontrar o melhor macarrão de Xangai; ver a Plaza del Toros (sem touradas, ufa!) em Barcelona; ou quem sabe, andar de bicicleta por Lyon, no sul da França???

Para viver a vida intensamente não precisa subir o Everest, saltar o maior bungee jumping do mundo ou mergulhar nas Bahamas. Fico aqui a me imaginar andando pelas ruas estreitas de Marrocos, conversando (ou pelo menos tentando) com as pessoas do lugar, ou descobrindo uma trilha usada pelo antigos Maoris da Nova Zelândia......Isso sim!