Translate

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Brasília, a terra prometida?

O colorido dos vitrais faz você viajar e imaginar que está dentro de uma nave! Os anjos suspensos de Alfredo Ceschiatti parecem brincar de pique lá em cima. É... o interior da catedral realmente encanta!
A Catedral de Brasília começou a ser construída em 1958 e foi concluída em 1970. Lá dentro os vitrais coloridos dão todo o ar de sua graça! Em tons de azul e verde, foram pintados por Marianne Piretti. Os sinos foram doados pela Espanha e o altar pelo papa Paulo VI. Ah, a via sacra é de Di Cavalcanti!
O piso do templo é todo em granito em forma de espiral, onde o visitante percorre o caminho de cor escura no sentido anti-horário, o que representa a jornada difícil do ser humano em busca do equilíbrio. A faixa clara, no sentido horário, representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais adquiridos pelo esforço próprio.
Esta é a Pirâmide do Templo da Boa Vontade, também conhecido como templo da Paz, tendo como supremo objetivo confratenizar seres terrestres e celestes de todas as etnias...(Hã?)
O Museu Nacional de Brasília fica na Esplanada dos Ministérios. E, só para variar, foi projetado por Oscar Niemeyer. Seu formato de cúpula lembra a preferência do arquiteto pelas formas arredondadas.
Espelho D'água do Congresso Nacional
Senado, a bacia virada para baixo (será que é por isso que tudo entorna ali dentro???)
Câmara dos Deputados, a bacia virada para cima.
A Praça dos Três Poderes, com o Congresso Nacional ao fundo. Foi projetada em 1957 por Lúcio Costa, com arquitetura de Oscar Niemeyer. Ali estão o Palácio do Planalto (sede do poder executivo, 1958), Supremo Tribunal Federal (poder judiciário, 1958), Congresso Nacional (poder legislativo, 1958) e Panteão da Pátria Tancredo Neves, 1985.
Mural "Alegoria de Brasília" de Di Cavalcanti, pintado em óleo sobre tela. Foi feito especialmente para o Congresso e fica no salão verde da câmara dos deputados.
Entrada do Supremo Tribunal Federal, a Corte mais importante do país.
"Os Candangos" , estátua de 9 metros de altura, feita de bronze em homenagem aos construtores de Brasília.


Não tem nada para fazer em Brasília? Não é bem assim. Pode até ser uma cidade tediosa, onde nos fins de semana todo mundo some dali! Os brasilienses são super simpáticos e tem gente de todo canto do país. Tudo bem que é uma cidade que foi feita à régua e em grandes blocos de concreto. Mas a beleza retilínea tem lá seus encantos. A Praça dos Três Poderes sai um pouco da "linha" e compensa qualquer visão na vastidão do cerrado! Dois dias na capital federal já são suficientes para quem quer apenas passar para conhecer. Um bom começo é a Esplanada dos Ministérios, onde se encontra a Catedral de Brasília, uma das inúmeras obras primas do gênio Oscar Niemeyer. Mais adiante se vê o Congresso Nacional com sua arquitetura limpa e concreta (pena que ali dentro são tomadas muitas decisões tortas para o país!) Em frente está a Praça dos Três Poderes, e em seguida o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Para quem gosta de história, o Memorial JK abriga o túmulo de seu fundador: Juscelino Kubitschek. Já que estamos aí, não custa nada conhecer o "Palácio de Tábuas" - o Catetinho, a primeira residência de JK, projetada por Niemeyer. A mudança da capital do Brasil para o interior já era pensada desde o Brasil Colônia. Na época, um cartógrafo genovês já sugeriu a mudança da capital para a região central. Mas foi Dom Bosco, o santo italiano, que em um de seus sonhos premeditou: "quando vierem escavar as minas ocultas, no meio desses montes, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..." Bom, depois de um dia cheio e quente, sim, porque em Brasília você sente que o sol faz parte do seu corpo, e não larga! Nada melhor do que relaxar na piscina (fria!) do hotel ou dar uma esticada até o "eixinho norte", no Bar do Brasil ou no Café do Brasil (por que será?!). Ok, segundo e último dia. O melhor agora é um roteiro light. Eu não conheço, mas dizem que o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco é muito bonito, e do alto se tem uma vista panorâmica da cidade. Já o Templo da Legião da Boa Vontade é uma Pirâmide enorme onde fica o Parlamundi - Parlamento Mundial Ecumênico. Lá dentro é o lugar ideal para recarregar as energias sob um cristal de 21 kg! Não sou adepta de nenhuma religião, mas respeito todas as crenças do bem e que transmitem uma energia boa. O Parque da Cidade é outra opção para quem gosta de curtir a natureza, andar de bicicleta ou simplesmente ficar ali quietinho, observando tudo e refletindo sobre a vida. É....acho que em dois dias não dá para morrer de tédio!

7 comentários:

  1. Lindas foto Bia! Gostei muito do teu roteiro por Brasília, que é um dos lugares que ainda quero conhecer, mesmo que muitos a achem "entediante"rs
    BJS

    ResponderExcluir
  2. eu estive na cidade algumas vezes, gostei muito! a catedral, que é um sonho, a arquitetura diferenciada, o Dom Bosco...

    eu visitei o parlamundi e achei lindo.

    sabe, eu discordo do povo que diz que "tal lugar não tem nada pra ver ou fazer". na verdade é preguiça de procurar, querer tudo na mão. claro que tem, é só se mexer e procurar. eu mesmo passei finais de semana muito divertidos em Brasilia.

    adorei as fotos, uma beleza!
    bom dia

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran
    Tenho certeza de que vai gostar. Logo você que gosta de inventar coisas, a criatividade de Niemeyer com sua arquitetura estonteante inspira qualquer um!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexandre
    Também acho que em Brasília é só procurar que acha. Até o setor das embaixadas é interessante, com a arquitetura típica de cada país...e os parques ecológicos são um oásis em meio ao cerrado ardente! Sai preguiça!!!
    Bjs e bom dia aí do outro lado do mundo!

    ResponderExcluir
  5. pois eu adorava poder ir a Brasília!

    cidade construída
    medida


    um beijo
    para si, Bia, a viajante!

    manuela

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, é muito bom conhecer um blog como o seu, com conteúdo e beleza. Viajei através das suas fotos. É sempre interessante ver algo pelos olhos de outra pessoa. Nos ajuda a ampliar os horizontes, crescer... Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. Ei Bia! Passei um tempinho sem me atualizar no seu blog. Fotos interessantíssimas. Parece que Brasília é uma cidade bacana mesmo. Caso de amor ou de ódio. Assim que voltarmos pro Brasil, vamos dar um pulo lá para conhecer. Dizem que o prédio do Superior Tribunal de Justiça é colossal...Um beijo. Feliz natal pra você e pro Rubim. Saudades de vocês!

    ResponderExcluir