Translate

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Isso é que é trabalho!

Caminhando pela ilha Redonda eu e Berna avistamos um ninho demarcado de tartaruga marinha. Hora de verificar se elas já eclodiram a caminho do mar...
As cabras foram introduzidas há anos na ilha de Santa Bárbara, aos poucos foram acabando com a já escassa vegetação rasteira da ilha.
Ao final de mais um dia de cruzeiro, já chegando no porto de Caravelas
Uma das escunas utilizadas pelo Instituto Baleia Jubarte para pesquisas, neste caso eu estava na popa tirando a foto do pessoal fazendo coleta de material de DNA.
O pôr do sol mais bonito do mundo do meu ponto de vista, ou seja, do alto da ilha de Santa Bárbara!
Um belo dia fomos conhecer por dentro o grandioso navio faroleiro H-42 (antes, navio de pesquisas na Antártica)
E o dia está apenas começando...
A equipe toda preparada para mais um dia de trabalho!


O trabalho em equipe para preservar o meio ambiente é super importante. Quando fui voluntária do IBAMA no arquipélago de Abrolhos no sul da Bahia, pude participar de dois projetos: da tartaruga marinha - TAMAR e do Instituto Baleia Jubarte, além do monitoramento de visitantes nas ilhas e da marcação das aves marinhas com anilhas. Eu acordava todos os dias por volta das 5:00 da manhã, com um sol enorme já despontando no mar, atrás da ilha de Santa Bárbara. Depois de tomar café, todos íamos para a cozinha preparar o almoço. Almoço a essa hora??? Claro, pois dali tínhamos que pegar o bote inflável e sair para receber algumas escunas, catamarãs ou veleiros, inclusive de outras partes do mundo. A idéia era deixar tudo pronto no fogão para almoçarmos na volta, lá pelas 4 ou 5 horas da tarde. Às vezes fazíamos uma vistoria nas raras prainhas de areia das ilhas para observar algum rastro de desova de tartaruga. Outras vezes eu ía lá para o ponto mais alto da ilha Santa Bárbara para avistar com o teodolito alguma baleia jubarte pelas redondezas. Proteger esses gigantes mamíferos tem um valor imensurável, já que são absolutamente indefesos e ficam à mercê de arpões pelos mares mundo afora. A espécie já foi quase extinta e, graças a projetos como o do Instituto Baleia Jubarte, elas estão a salvo em águas brasileiras. Mas infelizmente, pelo que eu soube, a principal patrocinadora do projeto (Petrobrás) cancelou o repasse de verbas para o Instituto. Com isso todas as pesquisas estão paradas, várias pessoas foram demitidas e o centro de visitantes da Praia do Forte terá que ser fechado. Uma pena a pesquisa em nosso país ter que passar por isso! Mas, voltando ao trabalho "árduo" e recompensador na ilha....Quando chegavam os barcos, logo nos dividíamos em grupos de 2 (dependendo do tamanho da equipe) para dar uma pequena palestra a bordo sobre as regras de visitação nas águas ou na ilha Siriba, sobre as espécies que vivem ali e a formação vulcânica do arquipélago. Em alto mar e com o sol a pino, no mínimo um protetor solar 100! Andar em volta da ilha várias vezes ao dia, nadar de uma ilha a outra apostando corrida, mergulhar só de snorkel e máscara (com o fundo de areia branca, as águas ficam tão claras que os recifes de corais parecem uma vitrine ao ar livre!). No final do dia eu estava exausta, mas não cansada. Como assim? Ficava ansiosa para acordar no dia seguinte e começar tudo de novo! Tudo absolutamente novo e completamente diferente do dia anterior. Ah, que saudade....Foram 3 meses e meio praticamente ilhada, com duas idas a terra firme para passar um dia em Prado, ali perto (onde morei por alguns anos). Sempre alguém me pergunta, o que eu ganhei com tudo isso? E eu respondo: salto de baleia todo dia, encontro com peixes multicoloridos, amigos maravilhosos, vários passeios de barco, bate papos com gente do mundo todo, o pôr do sol mais bonito do mundo e.... experiência de vida. É, isso é que é trabalho duro!

22 comentários:

  1. Oi Beatriz!

    Poxa, eu amei esse post! Muito, muito mesmo!
    Como é que você fez para ser voluntária do Ibama?

    Deve ter sido de uma riqueza imensa!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Bia,
    Você é uma privilegiada, sortuda mesmo!
    Um trabalho lindo e ainda por cima de grande ajuda à vida marinha desta belíssima região do país.
    Pena que hoje a Petrobras não esteja mais financiando este e outros projetos importante, mas a culpa disso é do molusco e Cia.Ltda.
    O pôr do sol deve ser fantástico mesmo por estas bandas.
    um beijo carioca

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz
    Muito bacana seu envolvimento e participação ativa, nestes projetos em prol da preservação da fauna e flora do nosso Brasil.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. you really are a nice group, the photos are beautiful, congratulations.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia!
    Tive a oportunidade de conhecer o tabalho do Instituto Baleia jubarte quando estivemos em Abrolhos em 2006!
    Vocês merecem uma salva de palmas pelo belo trabalho desenvolvido!
    Uma pequena que não haja maior interesse e incentivo para as pesquisas no Brasil.
    Uma pena tb a Petrobras retirar o patrocinio.:(

    Bjoss pra vc!

    ResponderExcluir
  6. ganhar, não significa para todos a mesma coisa

    pode ser apenas respirar

    e procurar um ninho de tartaruga!

    um beijo, Bia

    manuela

    ResponderExcluir
  7. Oi genteeee!
    Acho que sou mesmo uma privilegiada por ter trabalhado com esses animais tão dóceis e essas pessoas incríveis!!! A pesquisa é coisa séria neste país, embora muita gente não tome conhecimento, há pesquisadores de primeira linha! Só lamento os grandes patrocinadores voltarem atrás quando não têm lucro imediato. É como diz a Manuela lá de Portugal: Ganhar não significa para todos a mesma coisa...
    Um grande beijo meninas!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia

    Ah como eu queria um trabalho "árduo" desse.
    Viver e conviver com a Natureza é o maior dos privilégios para uma pessoa.
    Ainda mais amando o que faz.
    É de pessoas assim que a Terra precisa, que a amem e faça tudo por ela.
    Lindas as fotos.

    Bjs no coração!

    Nilce.

    PS: Não sei porque teu blog não atualiza na minha lista. Tenho que arrumar tempo para fazer umas mudanças.

    ResponderExcluir
  9. Oi Nilce
    É muito bom trabalhar em meio à natureza, posso dizer que uma dádiva!!! Já sinto a maior falta aqui nos meio desses prédios todos, SOCORRO!!!
    Beijinho e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Deve ser muito bacana passar por uma experiência assim, respeito demais a natureza e fico muito feliz que tenham projetos e trabalhos assim, espero que a Petrobras volte a patrocinar o projeto.
    A experiência que você teve nesses meses não há dinheiro que pague, são ensinamentos para a vida toda.
    BJS e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia, fiquei encantada. Errado é nosso sistema, por que o certo mesmo seria isso. Trabalhar com o que gostamos. Sempre! Não haveria trabalho mal feito se ele fosse feito sempre de coração. Mas a gente acaba fazendo o que não gosta para se sustentar. A motivação para o trabalho é o salário no fim do mês. Isso é triste e empobrece. Que bom que teve uma oportunidade como essa em sua vida. Tenho certeza que foi riquíssima, aproveitei o relato para viajar com você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Show, Bia! Cada vez admiro você mais, afinal, essas consciencia e disposição para fazer a sua parte, são qualidades raras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. .

    .

    . bel.íssimo,,, beatriz .

    .

    . um dia crescente por todos.os.poros .

    .

    . e um pôr.do.sol in.dizível e in.sondável .

    .

    . é.me sempre com muito prazer que visito este Seu espaço onde o ambiente é um abraço . nunca lasso .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . um beijinho sempre amigo .

    .

    . paulo .

    .

    .

    ResponderExcluir
  14. Oi Fran
    Também estou na torcida pela volta do patrocínio, embora nem esteja mais participando. Mas no Brasil sabe como é, sem financiamento as pesquisas dificilmente se sustentam. Assim, anos de estudos vão pelo ralo...

    ResponderExcluir
  15. Oi Tati
    Ah se todo mundo pudesse trabalhar com o que gosta....que maravilha viver!
    Acho que tive e tenho essa sorte, mas o salário...ó! Infelizmente não vem tudo no mesmo pacote, para isso a gente tem que se virar! Mas o que eu ganho em experiência e novos valores, valem por toda a vida!!! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Bia, que trabalho espetacular! Fiquei comovida lendo seu relato e pensando com meus botões como nosso país não valoriza seus cientistas, pessoas envolvidas nesses projetos e nem mesmo os projetos, como esse que vc citou, importantíssimo, da baleia jubarte. Ao mesmo tempo em que me maravilhei com as fotos, fiquei triste...a natureza nos deu tudo, mas num país com políticos como os nossos, a falta de prioridade no que tange à natureza e ao respeito a ela são um abismo intransponível. Pobres de nós que temos consciência ecológica e assistimos a esses desmandos. Parabéns à vc e ao seus amigos pelo trabalho que faziam. Beijos,

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana! Acho importante cada um fazer sua parte como pode. Eu estava no lugar certo, na hora certa e aproveitei esta experiência até o último minuto enquanto morei no sul da Bahia! E enquanto houver vida e alguma coisa para ser feita, estarei sempre disponível!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Paulo, amigo, poeta, e suas palavras doces...um acalanto!
    Um sol assim "indizível" , "insondável" e "inimaginável", só mesmo lá em alto mar, com a mente quieta e o coração sempre aberto!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Glorinha, concordo contigo. Enquanto "nossos" políticos continuarem com seus pensamentos egoístas e com aquela disposição infinita de encher os próprios bolsos, nossos projetos de salvar o planeta (e a nós mesmos) ficarão cada vez mais pobres...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Eu quero embarcar numa viagem destas qualquer hora!
    Como faço???

    Que Missão Apaixonante a sua!

    ResponderExcluir
  21. Oi William
    É preciso ser da área biológica ou ambiental para enviar seu currículo e se candidatar a um trabalho voluntário em um dos projetos do Ibama. Há também uma outra maneira de participar como um ecovoluntário em projetos de meio ambiente pelo mundo todo, porém neste tipo você tem que contribuir financeiramente: acesse o site http://br.ecovoluntarios.org e se informe. o "Ecovolunteeres Program" funciona no país através do Instituto Ekko Brasil, com sede em Florianópolis. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. Oi Xará!

    Sabe que ficaria bem tentada em largar minhas sementes... Afinal tudo é naturalmente vibrante...

    Bia,sei que é tarde, mas se tiveres time passa lá no cafofo, hoje temos surpresa... Amanhã novdades...

    Gostei demais das belas imagens!

    Beijoooooooooooooo

    ResponderExcluir