Translate

domingo, 24 de novembro de 2013

Por aqui, por ali, pelas estradas

O tempo passa, e a maneira de ver o mundo também. Quantas vezes passamos por uma estrada e anos depois repetimos o percurso, mas tudo nos parece tão diferente! As vezes as coisas realmente mudaram, ou nem tanto assim, mas a nossa visão certamente. Os detalhes, antes imperceptíveis, aparecem agora, do nada. É, a estrada é diferente, e o destino também, por que não!? Não que eu viaje muito. Mas tenho fascínio por percorrer certas trilhas e descobrir seus segredos. Essas fotos foram tiradas de vários caminhos por onde andei. Mal sabia fotografar, quando ainda usava filmes, e perdi muitos momentos interessantes. Tive que escaneá-las, e a qualidade passa longe do "razoável". Ficava tão extasiada sentindo na pele cada lugar, que me esquecia completamente da câmera nas mãos!  Rever uma imagem emociona! Afinal, a verdade não está na estampa, e sim dentro dela, o que ela carrega de boas lembranças. Onde estão as vivências, as emoções e tantos perrengues passados até chegar ali, naquele exato momento.  Vale a pena viver!!!

(Estradinha que acaba num rio, o qual tive que atravessar nadando)

Por aqui passei de jipe num trecho da Estrada Real. Pequenos riachos, clima bucólico e muitas araucárias (pinheiro de regiões frias). No século XVIII eram muitos os descaminhos que levavam às minas de ouro no interior de Minas Gerais. Preocupada com os desvios de suas riquezas, a família real resolveu fazer um caminho oficial, que ligava a cidade de Paraty (no Rio) à antiga Villa Rica (hoje Ouro Preto), onde estavam as minas. Depois surgiram outros caminhos que se interligavam, num total de 1.600 km. São 8 cidades no Rio de Janeiro, 3 em São Paulo e 76 em Minas Gerais.

Uma estrada que, aparentemente, liga nenhum lugar a lugar nenhum no interior da Bahia. Não resisti ao ver essas fantásticas formações rochosas no meio do caminho. De que era geológica seriam? Realmente, somos seres insignificantes diante de tamanha grandeza!

A 10 km do centro de La Paz (Bolívia) chegamos ao Vale de La Luna, passando por um estrada cheia de curvas e cercada de montanhas da cordilheira dos Andes. Para quem enjoa fácil, como eu, há de se precaver num caminho tão sinuoso, além de estar num lugar a mais de 3.600 metros de altitude. Mas as belezas do caminho compensam qualquer sacrifício!

Saindo da aldeia dos índios Pataxó, seguimos a pé por uma pequena estrada até Caraíva, no sul da Bahia. Região de beleza intocável! Mas quando se chega na parte asfaltada, que vai até Porto Seguro, é possível ver pequenas crianças indígenas vendendo filhotes de animais silvestres na beira da estrada, desde papagaios, micos do tipo Sauá, tartarugas, tucanos e tantos outros.  Fico imaginando  aqueles olhinhos assustados, o que se passa na cabecinha deles? Triste visão de como o mercantilismo chegou tão rápido nas aldeias, e há tanto tempo... Por que a natureza rivaliza com a própria natureza??? 

Certa vez me chamaram para ver um cobra coral que apareceu numa pequena estrada de terra, na entrada de um sítio. Estava fazendo uma trilha pela serra da Mantiqueira. Obviamente era uma coral falsa, ou eu não a teria segurado assim, despretensiosamente! Se acreditamos em forças maiores, creio que a natureza é uma delas. Sou contra a matança indiscriminada de qualquer animal que se encontra indefeso, seja cobra, tubarão ou um simples escorpião.  A natureza é sábia, e muitas vezes somos nós que estamos no lugar errado!


14 comentários:

  1. No 4! That is great and rocky!!:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Tania
      I knew you would love those rocks in Bolívia!
      Have a nice week and take care!

      Excluir
  2. Ei Bia
    Menina, que coragem, segurar uma cobra, tenho pavor deste bicho.
    Belas palavras, Bia, belas fotos, ainda que você diga que elas não ficaram boas, adoro ler você.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia, não recomendo a ninguém a pegar uma coral falsa por aí, rs... Mesmo porque é difícil distinguir a verdadeira da falsa. Mas eu perdi todos esses medos na faculdade. Tenho até que me conter as vezes, pois tenho vontade de passar a mão em todos os cachorros que encontro pelas ruas....

      Beijinhos

      Excluir
  3. Biazinha, você é uma aventureira inveterada. Onde já se viu atravessar um rio a nado e pegar numa cobra?! Mesmo não sendo a coral verdadeira você demonstra uma coragem impressionante.
    E cada foto traz as melhores lembranças de sua vida, aliás para todos nós, algumas imagens nos trazem as alegrias e algumas tristezas também, por isso é bom registrar tudo que vivemos.
    beijão carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Beth! Só atravessei o rio a nado porque não tinha nenhum barquinho a remo ali ancorado, então era única forma de chegar ao outro lado, antes que a maré subisse lá na Barra do Caí.
      A cobrinha, coitada, estava perdida ali e depois acabei deixando-a numa mata fechada por perto. Gosto de registrar os bons momentos, porque o dia que eu não puder fazer mais nada disso, ao menos terei as lembranças....
      Beijos mil!!!

      Excluir
  4. Aiiii Bia, só de ver a foto tremi nas bases. Cobra??? Tenho pavor! De qualquer maneira a postagem, como sempre, está bela...a Mãe Natureza é sábia e exuberante. E como escreveu, somos nós (humanos?!) que estamos no lugar errado e atrapalhando todo o sistema perfeito.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina!!!
      Também tenho medo de cobra, e só ajudei essa daí porque sabia que não ela era venenosa, he he. Uma vez tive que dar injeção de vermífugo em cascavel e jararaca, que nunca me fizeram mal. Aliás, tenho mais medo de assaltante e bandido que de qualquer bicho, eu hein!!!! Você tem razão, o sistema ecológico se sustenta em sua perfeição, nós é que teimamos em estragá-lo sempre!
      Beijo grande

      Excluir
  5. Bia,

    Concordo plenamente contigo. Quando falam de tubarão assassino, sempre pergunto: ele estava na terra ou no mar - em seu habitat?
    Se eu entro na selva ou em savanas, sei que estou em território alheio.
    Matar animais por prazer, medo ou para ter uma linda bolsa de couro de cobra é UM ABSURDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso Ana,
      O ser humano é o único que consegue estar em todos os habitats, e acaba invadindo o terreno alheio. Quando vamos aprender a respeitar todos os outros seres?

      Excluir
  6. Great landscapes! well captures and nice find the interesting place to visit..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Swati
      Welcome in this peace of the world! Come back any time you want. Hugs

      Excluir
  7. .

    .

    . que bonita está viagem por terras ancestrais . onde o passado se fundo no olhar presente . no presente que se difunde em cada olhar diferente .

    .

    . um beijo meu . sempre amigo .

    .

    .

    ResponderExcluir
  8. em tanta estrada, encontro esta, tua e é um viajar feliz, Bia

    tenho medo de cobras!

    :))


    um abraço

    ResponderExcluir