Translate

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Simples assim


Tudo que anda acontecendo no mundo hoje em dia me assusta. Me reluto em acreditar que isso é normal. E não é para se acostumar mesmo! Poluição desenfreada, radicais do ódio, destruição da natureza e tudo ao redor, governos petulantes, milhares de espécies sendo extintas, e políticos que deveriam ser extintos para sempre! Nessas horas me volto para o nosso planeta e concordo com o que pensa o físico Marcelo Gleiser. Afinal, a Terra é a nossa casa cósmica. Só que nas atribulações do dia a dia, poucos prestam atenção nisso. Pelo que sabemos até então, é o único planeta que reúne todas as condições necessárias para estarmos aqui (pelo menos num raio de centenas de anos luz!)

Segundo o físico brasileiro e professor da Dartmouth College, há uma série de razões para proteger a Terra. Nossa atmosfera rica em oxigênio permite que seres complexos, como nós, sobrevivam. Todo esse oxigênio veio das bactérias, únicos habitantes nesta "terrinha" por quase 3 bilhões de anos. Foi a partir dessas bactérias que surgiu a fotossíntese, que transformou toda a atmosfera terrestre. Portanto, temos que agradecer às cianobactérias pelo ar que respiramos...       
A água é outra preciosidade que temos
Não tem como saber ao certo de onde veio tanta água, embora já se saiba que parte dela veio de cometas que se chocaram com a Terra, ainda na sua infância. É bom saber que ainda neste século a água se tornará um fator importante de conflito global. Basta ver como ela está distribuída no  mundo de maneira tão desigual. O que o petróleo conseguiu fazer com a geopolítica no século passado até hoje, a água vai fazer nos séculos 21 e 22. E a lua, porque ela é essencial? A ciência explica que por ser maciça e única, ela é capaz de estabilizar o eixo de rotação da Terra, o que mantém sua inclinação equilibrada. Se não fosse a lua, esse eixo mudaria de ângulo aleatoriamente e o clima não poderia mais ficar estável. 

E isso é apenas uma pontinha do Iceberg para entender o quanto esta Terra é especial e precisa ser protegida, assim como os seres que vivem nela. Bem que eu tento, mas é difícil entender tanta destruição, violência e falta de amor espalhados por aí. Por trás disso tudo que acontece existe um planeta extremamente especial que, com sua estabilidade climática e orbital, permite que TODOS - de qualquer raça, cor, religião ou pensamento - consigam aqui viver. Afinal somos produto dele. E se as condições do planeta mudam, lá vamos nós para o espaço. Puff! Simples assim.


11 comentários:

  1. Subscrevo o teu excelente artigo.
    Estou plenamente de acordo.
    Essa africana do cartaz bem podia ser a nossa mamãe Lucy...

    Tenho estado doente, agora melhorando, pelo que agradeço a tua dedicação ao meu blogue...
    Este 'post' fala de matas queimadas e precisa da opinião de uma ambientalista...

    Grande abraço Bia e muita força...
    Nunca te canses de denunciar estas situações.
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Majo, espero que melhore logo e possa fazer tudo o que gosta com prazer!
      Sim, de fato Lucy foi a mãe que originou nossa espécie. Acho que por isso gosto tanto da África e estou me programando para um dia conhecer este lugar fantástico!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Subscrevo o teu excelente artigo.
    Estou plenamente de acordo.
    Essa africana do cartaz bem podia ser a nossa mamãe Lucy...

    Tenho estado doente, agora melhorando, pelo que agradeço a tua dedicação ao meu blogue...
    Este 'post' fala de matas queimadas e precisa da opinião de uma ambientalista...

    Grande abraço Bia e muita força...
    Nunca te canses de denunciar estas situações.
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  3. Estamos a destruir o Planeta que recebemos como dádiva.
    É muito triste.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, está difícil prever um futuro mais ameno.... mas tenho esperanças!!!
      Um abraço Pedro

      Excluir
  4. Tão simples que não cabe no entendimento de muitos homens importantes.Esta noite assisti ao documentário Before the flood e é assustador o caminho que a humanidade escolheu...
    Beijinho, Bia, com esperança
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, como disse, os homens que decidem os rumos do planeta não estão preocupados com isso. O poder sobe à cabeça e eles não veem mais nada à frente, a não ser eles próprios... Mas um dia, em algum século, vai melhorar!
      Beijinho Ruthia

      Excluir
  5. Beatriz, obrigada pela sua visita.
    Tenho-me passeado pouco pela sua casinha /mundo , virtual.
    As actividades de" avósitter".... e o prazer que me dá, levou a mudar alguns outros prazeres de vida.
    Depois, desde que fiz desaparecer os meu blogues de referencia da lapela direita dos blogues de eleição, (foi sem querer).... tenho menos acesso espontâneo aos blogues.

    Durante um tempo, andei a tentar partilhar o seu blogue no FB, mas não deixava abrir. Alguma autorização especial????

    Beijinho grande e continue a bater pernas por esse mundo fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anamar!!!
      Que eu saiba não há nenhuma restrição em meu blog, pode compartilhar se quiser, rs! Também ando sem tempo para visitar o mundo virtual com mais frequência. Imagino como devem ser agradáveis as tarefas de "avósitter"! Ainda lhe devo uma visita à Cascais da próxima vez que for a Portugal, huh!
      Beijinhos

      Excluir
  6. Olá Beatriz,
    o seu post é um alertar de consciências para quem não têm a visão da sustentabilidade da terra. Nunca é demais falar,expor,denunciar os problemas ambientais comuns a todos os países.

    Uns mais conscientes do que outros, vejamos a estupidez do presidente Trump quando diz que "O Acordo de Paris", é desvantajoso para EUA e retira-se do grande compromisso de toda a Comunidade Internacional na luta contra as alterações climáticas, um dos grandes desafios do séc. XXI.


    Beijos.

    ResponderExcluir