Translate

quinta-feira, 21 de junho de 2018

A bela "Firenze" da Toscana

Vista da Piazzale Michelangelo, a cidade de Florença é um quadro perfeito da época do Renascimento!

A região da Toscana, uma das mais belas da Itália, é quase uma declaração de amor às artes e à beleza das paisagens. Foram dias longos de verão, essencialmente azuis, e especiais. Com o tempo curto, dedicação exclusiva à "Firenze", a capital medieval da Toscana. Saindo de Roma de trem, na estação Termini, em 1 hora e meia já estamos em Florença. Passando por paisagens verdes e cheias de ciprestes, característicos da região. Florença é simplesmente arrebatadora! Me sinto um pouco atordoada, recém chegada da tumultuada Roma, onde o dia parece ter 48 horas! Ufa, agora vou ter um pouco de paz! Que nada, pernas para que te quero! "Andiamo, andiamo", como dizem os italianos. De origem romana, Florença foi fundada em 59 a.C. Tão antiga que ao caminhar pela cidade senti como se estivesse passando por séculos de história, bem ali na minha frente. Originalmente era uma cidade etrusca. Foi então erguida pelos romanos como Florentia, sobre as cinzas do antigo assentamento etrusco. Durante séculos foi governada pelos Medici, família de banqueiros, apaixonada pelas artes, e por isso fazia questão de financiar grandes artistas da época. Por incrível que pareça a Toscana já pertenceu à coroa austríaca por um período, até ser anexada definitivamente ao recente reino da Itália, em meados dos anos 1700. Foi quando o povo toscano rebelou-se e obrigou Fernando lV a pedir asilo em Viena! Florença é também a cidade natal do famoso cineasta Franco Zeffirelli. Caminhando pelas estreitas ruas da cidade, enquanto tomava um gelato, comprei um jornal florentino para saber o que anda acontecendo fora do eixo turístico. Foi aí que soube da Fundação Zeffirelli, que estava com uma exposição de cinema e também dos "Angeli del Bello" - um grupo de estudantes do International Studies Institute - ISI Florence, que vêm de várias partes do mundo durante o ano acadêmico para ajudar na restauração de obras de arte e arquitetura espalhadas pela cidade. A Toscana e os fiorentinos em particular amam as artes, pois ali foi o berço do Renascimento e a terra de ninguém menos que Leonardo da Vinci e Michelângelo, além de Dante Alighuieri, Maquiavel e Botticelli. Nada mal, hein! E então, vamos viajar um pouco no tempo?

Uma das inúmeras paisagens da Toscana no caminho de trem de Roma à Florença

NA Piazza della Signoria, em frente ao Palazzo Vecchio, há uma  réplica em mármore de uma das esculturas  mais famosas do mundo, David de Michelângelo. Foi exatamente ali que ela ficou desde que foi esculpida até 1873, quando foi transferida para a Galeria Della Academia, só assim ela seria preservada das intempéries à céu aberto.

O Duomo, ou a catedral de Santa Maria del Fiore, é uma obra prima da Idade Média. Sua cúpula é uma das maiores da Europa, e pode ser vista de qualquer ponto da cidade, especialmente da Piazzale Michelângelo ao alto.

O Mercato Nuovo (ou Mercato del Porcellino), que não é nada novo, data de 1550! Porcellino é uma estátua de javali feita em bronze no sec. XVII, e é um dos símbolos de Florença. Dizem que se você esfregar o focinho do "porco", colocar uma moeda na boca dele e ela cair perto das patas do bichinho, seu retorno à Florença está garantido. Já pensando na volta, não custa nada tentar, não é?!

"il Porcellino"

Artistas estão por toda a parte, até no chão eles fazem pinturas dignas de um quadro na parede!!!








Perseu segura a cabeça de Medusa, esculpida em bronze pelo escritor e escultor renascentista Benvenuto Cellini, fica na Piazza Della Signoria








Pátio interno do Palazzo Vecchio, sede do governo de Florença e também abriga um museu. Construído sobre as ruínas de um palácio que havia pertencido à família Gibelino Uberti, que foi expulsa da cidade em 1266 por questões políticas - o que foi retratado por Dante Aliguieri em sua "Divina Comédia".
 Detalhes impressionantes nas colunas, paredes, teto, afrescos.....


Aulas de arte ao vivo e a cores do lado de fora da Galeria Uffisi, a caminho da Ponte Vecchio

Uma das estátuas de Pietá, de Michelângelo, ele fez algumas, sendo que a principal está dentro do Museu do Vaticano - retrata Jesus morto nos braços de Virgem Maria

Uma das obras mais icônicas de Michelângelo (assim como a Capela Sistina) - David, o gigante de Florença. Agora protegida dentro da Galleria dell'Accademia, no alto de seus 5,17 metros. De um realismo anatômico impecável, mostra o pequeno grande pastor que matou o gigante Golias.

Como sempre, uma fila aguardando para entrar na Galeria Della Academia para ver o David, de Michelângelo. Do lado de fora, um artista italiano respirando a arte que exala em Florença...

Andando pelas ruas estreitas do século XIII, entendo porque Florença foi um dos primeiros lugares inscritos na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Ao fundo a catedral de Santa Maria del Fiore. E pensar que por essas ruas os Guelfos lutaram contra a nobreza na época medieval!

O Duomo é a construção mais bela, ao lado da antiga catedral de San Lorenzo, e nenhuma outra se destaca mais em toda Firenze! Feita de mosaicos branco, verde  vermelho, talvez seja um dos panoramas mais belos do velho continente!!!

Firenze e seu Duomo vistos do alto da Piazzale de Michelângelo. Há ônibus saindo da estação de trem que vai direto para a piazzale a cada 20 minutos, simplesmente imperdível!

O rio Arno contorna a cidade, e a Ponte Vecchio ao fundo emprestando à cidade seu ar medieval totalmente adaptado à realidade contemporânea! Arrivederci  amici!!!


17 comentários:

  1. Estive aí há cerca de um ano.
    Alojado num hotel nessa rua junto à Catedral.
    Perto de tudo, deslumbrado todos os dias.
    Bfds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi esta minha sensação: deslumbramento e admiração por esta cidade arte!
      Grande abraço Pedro

      Excluir
  2. Olá Beatriz, fui aà Italia algumas vezes, mas era muito jovem (13, 14 anos) quase não me lembro. E depois de "adulta" conheci Veneza e Roma e fiquei apaixonada e sempre pensando em voltar, com tempo, para uma estadia grande, de carro. Ainda não se proporcionou, mas vendo agora suas imagens e lendo seu texto, a vontade redobrou e fez pensar que não posso desperdiçar quando a oportunidade se apresentar! beijo e obrigada por esta partilha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val!
      Desta vez fiquei 11 dias em Roma (pois queria conhecer a Roma dos romanos, as ruas escondidas, os bairros residenciais e boêmios, a arquitetura...). Confesso que vivi a cidade intensamente! Florença foram só três dias, mas com gostinho de "quero voltar". A cidade é linda, você respira arte 24 horas por dia. Por isso na próxima vez, vou dedicar muito mais tempo à Toscana! Tenho certeza que agora você vai aproveitar muito mais, já que quando adolescentes deixamos passar muita coisa em branco...
      Bjs

      Excluir
  3. Look at You!!!! Such a cute picture of you ---sitting there enjoying life!!!!! Sound like you have had an awesome visit to Italy... Glad you had plenty of time in Rome---and I'll bet you will arrange for another trip to visit both Florence and Tuscany again!!!! Such BEAUTY all around...

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You're right Betsy!
      Certainly my next visit to Italy will be in the north of the country and Tuscany again, the most beautiful place I have ever been in Europe. As you like beautiful scenery, I bet you would love this place and also take great pictures !!!
      many many hugs!

      Excluir
  4. Itália é sempre um exagero para os sentidos, mas isso é tão bom, tanta comida boa, tanta arte. Ainda não conheço Florença, mas acho que só pelo grande Davi já vale a viagem.
    Lindo passeio
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  5. Tem toda razão Ruthia!A Itália é soberba por si só!!! Amo tudo aquilo, talvez pela origem latina de sua língua, como a nossa, ou o jeito descontraído de seu povo. Tudo leva ao exagero da vida, da arte, da beleza... Passei por alguns lugares e ruas que já vi em filmes, como "Sob o sol da Toscana" e "Para Roma com amor", lúdico e memorável!!!
    Acho que vai amar Florença e a Toscana como um todo, aproveite que estás ai perto!!!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de Toscana e Florença...
    Li Giovanni Papini e a patir daí fiz tanta investigação que a cidade me é familiar, sem nunca lá ter estado.
    Gostei muito da sua reportagem... tiraria fotos muito semelhantes às suas.
    O meu contentamento é grande por saber que fez esta viagen.
    Abraços e beijos.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tanta beleza, cultura, arte...que me sinto inebriada o tempo todo nesse lugar! A brisa quente do verão toscano e o tilintar dos sinos das igrejas parecem avisar que você está num mundo mágico, e é a mais pura verdade!!!
      Beijinho Majo

      Excluir
  7. Para além de toda essa cultura, adoro todo o conceito mediterrânico!

    Uma viagem maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o mar Tirreno ali perto me fez lembrar este conceito que também amo!!! Um lugar para retornar, sem dúvida!

      Excluir
  8. As suas palavras iniciais... disseram tudo... e as imagens, assim o confirmaram... uma das zonas mais bonitas de Itália!...
    Adorei poder saborear cada imagem, Bia!
    Grata por esta belíssima partilha!
    Beijinhos! Continuação de um óptimo mês de Julho!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      É de tirar o fôlego mesmo, rsrs... E as imagens não conseguem mostrar o frescor dos dias lindos e azuis e o suspiro das pessoas em cada esquina!
      Bons ventos por aí!!!

      Excluir
  9. Belo texto e fotos! Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Voltei---
    Excelentes fotos... é um prazer rever.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita sempre gentil Majo!!!
      Beijinhos e até breve!

      Excluir