"Los Dedos" em Punta del Leste. A mão que sai da areia na Praia Brava está ali desde os anos 80 e foi feita pelo artista chileno Mário Irrazábal. Segundo o artista, a mão significa a presença do homem na natureza, o homem surgindo à vida! Aliás, a natureza na ponta sul do oceano atlântico é mesmo exuberante, com o céu azul intenso e o mar gelado em certas épocas do ano, onde nadando ao sul, em linha reta, chega-se à Antártica.... todo o meu respeito!
viagens ecológicas e culturais, opiniões e artigos sobre meio ambiente e a natureza humana, ideias e devaneios...
Translate
domingo, 26 de janeiro de 2020
domingo, 29 de dezembro de 2019
A arte de Praga
Um dia para apreciar o muro de John Lennon
Praga é tudo o que eu imaginava e muito mais! Realmente uma cidade encantadora, cheia de surpresas e muita beleza em cada esquina. O verão de 2019 foi mesmo inesquecível na Europa Central. Além de andar pelo rio Vltva, os inúmeros cafés, a ilha de Kampa, o delicioso doce tcheco "Trdelník", é possível ver arte através de seus artistas mais frequentes, como o tcheco David Cerný. Vale a pena fazer um passeio a pé pelas obras de Cerný espalhadas pela cidade.
O cavalo (kun) pendurado na Galeria Lucerna, na rua Stépanska
Miminka (Bebê) engatinhando na ilha de Kampa
Em uma praça perto do centro antigo, dois corpos ao meio com uma pilha de livros em cima - talvez um convite à leitura em uma biblioteca ali perto...
Franz Kafka, em frente a um centro comercial no centro. A cabeça de Kafka se movimenta em camadas como uma verdadeira "metamorfose"
Viselec (o homem pendurado) fica na rua Hasova, num zigue zague de ruas estreitas no centro antigo de Praga, fácil fácil de se perder. Alguns dizem que é Freud hipoteticamente enforcado.....Vai saber.....
Staroměstské náměstí (Praça da Cidade Velha), onde tudo de arte acontece ao seu redor, e é aqui que eu me despeço por hoje com esse artista voando em sua moto fake!
domingo, 11 de agosto de 2019
A sociedade das árvores!
Por que sempre serei a favor de espaços verdes em áreas urbanas? O meio ambiente é protagonista no mundo em que vivemos, e as árvores nos ajudam a respirar e sobreviver no caos das grandes cidades. O ideal seria ter pequenas florestas espalhadas por todo lado, mas o crescimento desordenado do concreto e do asfalto não permite, infelizmente. Então, minha solidariedade é com as áreas verdes que ainda restam, ajudar para que elas aumentem e sobrevivam a esses tempos estranhos... As árvores quando estão juntas são uma verdadeira sociedade, assim como a nossa, que se comunicam pelo ar (com seus odores) e por baixo da terra (com suas raízes trocando nutrientes). Assim, trabalhando juntas, elas são mais fortes, criam um microclima favorável, armazenam um grande volume de água e aumentam a umidade atmosférica. E o que é fantástico: abafam os ruídos! Quem vive em uma metrópole sabe do que estou falando. Alguns tipos de árvores conseguem armazenar até 20 toneladas de dióxido de carbono ao longo da vida. Isso sim é um verdadeiro aspirador de CO2 - que em excesso na atmosfera evidencia as mudanças climáticas. Além do mais, espalham beleza de todos os tipos, tamanhos, espécies e cores!
Os líquens crescem felizes em um bosque urbano, e ainda alimentam as árvores crianças ao redor, vivendo em paz, como uma verdadeira comunidade. A pele da árvore, disfarçada de "casca grossa", a protege das tempestades, sol forte, mantendo a seiva e a água interior intactas
A grandiosidade de um Ipê em flor é algo impossível de descrever, basta admirar sob o céu azul num dia fresco de inverno...
Quando o Ipê Rosa `chora`, suas lágrimas caem no chão, formando um tapete por onde andamos. Mais um dia feliz!!!
quarta-feira, 19 de junho de 2019
Por que estamos aqui?
Penso que muitas vezes desperdiçamos coisas ou momentos que, a princípio, parecem insignificantes em nossas vidas. Outras vezes deixamos, sem querer, de fazer algo que pode ser muito importante para outras pessoas. Digo isso porque algumas pessoas vão embora cedo dessa vida e quase nada aprenderam ou vivenciaram. É preciso abrir os olhos um pouco mais e enxergar o que está ao redor..... pode não ser muito, mas muitas vezes é o bastante!
Sou fã do antropólogo espanhol Juan Luis Arsuaga, que disse uma vez:
"A vida não pode ser trabalhar a semana inteira e ir ao supermercado no sábado. Não pode ser assim. Essa vida não é humana. Deve haver algo mais, mas aqui, nessa vida. E essa outra coisa se chama cultura. É a música, a poesia, a natureza, a beleza.... É o que se deve apreciar e aproveitar porque, caso contrário, isso é uma merda. Todos devem se perguntar 'por que estamos aqui?' A vida e a história humana têm que ter um sentido. "
sábado, 8 de junho de 2019
As belezas do inexplicável
Praia de Ipanema numa tarde azul
A simples beleza que salta aos olhos, independente de onde esteja, ou quais dificuldades encontre. Aprender a olhar através, apesar de, é essencial para viver em paz. Muitos se foram, outros virão, nós permanecemos (por enquanto) nesse mundo. Tudo muda com o tempo, com as mudanças do clima, com as decisões do homem, com a natureza. Olhar adiante, ao redor, perceber os detalhes por vezes escondidos, nos faz sentir vivos. Como chegamos até aqui é um mistério, como construimos tudo isso em tão pouco tempo, como o gênero "Homo" se desenvolveu mil vezes mais rápido que qualquer outro no planeta Terra é algo que os cientistas ainda batem os neurônios para descobrir. Enquanto isso...... Seguimos administrando nossa própria história, felizes por existir, e admirando a simples beleza do inexplicável!
O Coliseu, com quase 2.000 anos de história, foi construído em cima do lago da casa de Nero e está aí até hoje!
O Mosteiro dos Jerónimos, às margens do rio Tejo, foi construído no século XVI. Serviu como local de vigília à grandes navegadores, como Álvares Cabral, antes de se aventurarem pelos mares para descobrir novas terras.
O Corcovado visto do Jardim Botânico, beleza única!
Como explicar que um barco de "totora" (espécie de junco que cresce no lago Titicaca, Bolívia), consegue navegar por lagos e oceanos desde o império Inca?
segunda-feira, 22 de abril de 2019
Biodiversidade sim!
Aceitar os refugiados no mundo todo é uma questão não só de humanidade, mas de empatia pelo outro, mesmo que seja diferente de você. As diferenças nos fazem crescer. A uniformidade não. Tanto a uniformidade de pensamento como a uniformidade de ideias e pessoas só nos fazem ficar estagnados, no tempo e no espaço, indiferentes. Sempre prezo pela biodiversidade, vivo no meio dela, faz parte da minha formação. A vida corre o tempo todo, e o planeta é feito de infinitas formas de se viver nele, concorde ou não. O problema do mundo, das guerras, das ideologias absurdas e fanatismos não são os refugiados ou ideias contrárias a sua, mas sim a sociedade que construimos que não está preparada para receber pessoas diferentes.
Nenhum de nós é uma ilha, e podemos construir o futuro juntos!
Crianças refugiadas do Congo entram no mar pela primeira vez na vida na praia de Copacabana no Rio.
Assinar:
Postagens (Atom)





