Translate

sábado, 14 de janeiro de 2012

As montanhas altas

Nem sempre se consegue chegar ao topo......mas quando conseguimos, é muuuuuuito bom! A sensação é maravilhosa, o mundo inteiro vai até onde a vista alcança e ainda cabe na palma da tua mão. Depois é só começar a pensar na volta, que o resto é lucro!
No caminho da Pedra da Mina o ar fica mais pesado e a caminhada já não parece tão fácil.....É bom parar de vez em quando para tomar uma água e comer alguma coisa antes de seguir.
Esta foto foi tirada no Vale dos Dinossauros, próximo ao Morro do Couto. Como já tinha chovido no dia anterior, a relva floresceu rápido. Foi ali perto que eu atolei meu pé numa poça de lama e perdi para sempre minha bota de trekking do pé direito. Com a chuva, a trilha antes demarcada no chão ficou toda coberta de relva. São percalços da aventura.....
Ah, finalmente avistamos o Pico das Agulhas Negras! A vegetação rasteira é comum em regiões altas e as inúmeras pedras são um perigo para os desavisados. Todo cuidado é pouco para não cair rolando morro abaixo!
Aqui estávamos subindo a Serra Fina, rumo ao Pico dos Três Estados. Muita água nessa hora e protetor solar. O tempo estava muito seco e a vegetação amarela e sem viço, mas o céu.......sempre azul. É o céu de inverno, que nesta época quase não chove.
O PICO DOS TRÊS ESTADOS (2.665 m) fica na região chamada Serra Fina e faz limite entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. De todos os lugares da Serra, como esta vista a partir da Pedra da Mina, onde podemos ver ao longe um mar de morros sem fim, típicos daquela região (foto: skyscrapercity)
Aqui está a PEDRA DA MINA (2.798,39 m). Seu cume fica na divisa entre os municípios de Queluz (São Paulo) e Passa Quatro (Minas Gerais), fica numa parte da serra da Mantiqueira conhecido como "Serra Fina". Lá no topo é possível ter uma visão em 360 graus, com muitas montanhas, vales e cachoeiras (foto: Adilson Moralez)
O MORRO DO COUTO (2.680 m) também fica logo na entrada do Parque Itatiaia, com acesso bem mais fácil, com trilhas demarcadas e bem conservadas. A visão lá de cima é algo exuberante! Mas cuidado para não se confundir nas trilhas. Pois como estive lá da primeira vez no período da seca e voltei depois da época das chuvas, as trilhas simplesmente sumiram no meio de tanto verde renascendo na terra úmida, uma loucura! Nos perdemos por quase 4 horas e só conseguimos chegar a Mauá a noite! (foto: clubedosaventureiros)
O PICO DAS AGULHAS NEGRAS (2.792,66 m) fica na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com 5 horas de caminhada chega-se ao cume. O caminho é cheio de pedras, bromélias e plantas rasteiras. Haja preparo físico! O nome "Pico das Agulhas Negras" é poruqe as rochas do pico fazem com a sombra um desenho de agulhas apontando para o céu. Peculiar......(foto: alexhubner)
No alto do Parque Nacional de itatiaia, no Pico das Agulhas Negras, o cenário é sempre deslumbrante, como uma cortina que se abre diante dos seus olhos (foto: pisteiros.com)



Certa vez resolvi subir alguns dos picos mais altos do Brasil para ver como é a vida lá de cima.... Não sou nenhuma escaladora, claro, portanto fiz somente alguns trekkings pelas regiões montanhosas do sul de Minas, na divisa com Rio e São Paulo. Partindo da Serra da Mantiqueira, no extremo sul de Minas Gerais, nas cidades de Itamonte ou Passa Quatro, pode-se chegar nos limites dos três estados. E foi assim que eu conheci quatro dos 10 picos mais altos do Brasil: Pico das Agulhas Negras, Pedra da Mina, Morro do Couto e Pico dos Três Estados. É claro que eu deixei para trás as montanhas mais altas, como o Pico da Neblina (Amazonas), o Pico 31 de Março (Amazonas) e o Pico da Bandeira (Espírito Santo e Minas Gerais). Como eu não sou montanhista, não tenho nenhuma meta a cumprir, e depois porque é muito longe e dispendioso. Então fui ficando por aqui mesmo. O ideal é iniciar o trekking bem cedo, depois de um café da manhã reforçado. Assim, caso você se perca nas trilhas ou aconteça algum imprevisto, ainda tem o dia claro para tentar consertar. Porque nessas horas o tempo vale ouro e pode valer uma vida!!!!

20 comentários:

  1. Que delícia estes passeios!
    Subir bem alto para chegar no céu! Fico imaginando o silêncio...
    Um beijão e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Flavia, parece que quase encostei no céu!!! Barulho? Só do vento soprando forte e frio....
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz
    Você é muito corajosa e aventureira. Imagino a maravilha lá de cima, mas jamais faria uma escalada destas, não tenho coragem e muito menos pique.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Célia
    Esses trekkings que fiz não são tão difíceis assim, basta usar uma roupa adequada e seguir as regras de caminhadas em montanhas. As partes mais íngremes dos picos ficam para os escaladores de verdade, rsrsrs....
    E lá em cima depois, vale qualquer sacrifício!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Bia

    se eu me perdesse, acho que teria que começar a caminhada pela hora do jantar...da véspera

    tão alto e tão belo!

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  6. Sabia que qdo venho aqui a sensação é exatamente a de respirar o ar puro do alto de uma montanha? Ahhhh o seu blog sempre me faz muito bem, pois é a certeza de calmaria com o cenário deslumbrante da Natureza! Adoooooooro! :D
    Beijo, beijooooo
    She

    ResponderExcluir
  7. Manuela

    Perder faz parte dos caminhos.....começar pelo jantar e se estender pela madrugada até amanhecer.....É, assim vemos o sol nascer! E nas montanhas isso é LINDO!!!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi She!
    Sabe que é verdade? Ao escrever essas linhas, o ar das montanhas penetrou pela minha janela e pude senti aquela brisa fria de novo......Muito bom!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  9. Wow Bia, I'm proud of you... We do alot of hiking and have hiked 9 miles once up and down a mountain... It was the hardest hike I ever did. And our view from the top was nothing like yours... Seeing those views that you got had to have been AWESOME... WOW--Love it up there... My dream was always to live on a mountain --with a view... That would be fabulous. Thanks for sharing.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Betsy, you live in a great country full of mountains! You just need to chose wherever you want! That's right,on the top you can almost touch the sky.....and these all the mountains together are like great waves in the ocean, it's amazing to see anytime!!! I don't know Tenesse, just by your phots, and it's a beautiful place too!
      A big hug!

      Excluir
  10. Ah, Bia, eu amo, amo, amo as montanhas!
    Essas que nos mostra são maravilhosas, um verdadeiro espetáculo da natureza que nosso país tem.
    Acho que em outra encarnação fui cabra. kkkkkkkk
    Mas, não tenho coragem de fazer trekking como vocês, sou preguiçosa demais pra isso. Mas subo de carro e já fui às Agulhas Negras também e me deslumbrei lá de cima, assim como acho deslumbrante a vista e os caminhos ali perto de minha casa em Petrópolis, onde fica o famoso Cindacta na região serrana e o nome é Estrada do Rocio (neblina em espanhol). Tens que ir lá, é lindo!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Beth, então somos duas! Nasci no mar e agora moro nas montanhas.....amo mergulhar e amo subir até o topo das montanhas! Já estive em Petrópolis algumas vezes, mas nuca nesta Estrada do Rocio.... Vou anotar para não esquecer. Quem sabe da próxima vez, eu bato na porta para tomar um cafezinho???
      Beijinhos cariocas

      Excluir
  11. Oh, what a beautiful place and landscape. I would love to hike or climb there. Your picture is very nice too:-)

    Hope you have happy days on your side of the world.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I know Tania! Since you love hiking in Norway....you can visit our mountains in Brazil whenever you want (and we don't have that cold, brrrrrrrrrr).
      Have a great week on the other side of the ocean!!!

      Excluir
  12. Tétis,Argos e Poseidón

    Já passei lá para conferir e desejo felicidades ao Farol......Esta luz vai longe!!!
    Parabéns pelo bolo e champanhe. Pena que não pude experimentar, snif........
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Bia
    Que lindo! Adoro a natureza. Minha infância toda foi assim, no meio do verde. Como eu gosto...
    E, adorei sua disposição para subir essas montanhas todas!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Oi Claudia!!!!
    E você aí na Austria, que maravilha! Minha infância também sempre foi assim, em meio aos bichos e a natureza. Ainda bem que ficaram resquícios até hoje!
    beijos e bons ventos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Alexandre
    Seja bem vindo!!!

    ResponderExcluir
  16. Hi Beatriz,
    Your blog is so full of beautiful nature.I'm really impressed. I haven't been to mountains here for a while but these pictures make me feel like going out soon. Especially the views seen from The Peak of Three States is stunning.
    Enjoy mountain trekking!

    ResponderExcluir