A Usina dos Bragas é uma antiga usina em estilo suíço, feita pelos alemães que vieram para o Brasil após a 1º guerra, atraídos pelo clima favorável. Desativada em 1961, hoje é um ótimo lugar para canoagem, natação e pesca. Fica a 7 km do centro da cidade de Itamonte e sua casa de máquinas ainda guarda parte do maquinário da década de 30.
Tirei esta foto da represa da Usina dos Bragas. Ao fundo ela termina em forma de cachoeira e é o cartão postal de Itamonte.
No entorno do Parque Itatiaia há vários trechos com nascentes de água. Não se atreva a entrar ali no inverno, a água é muito fria e nunca se sabe a real profundidade.
Em Campo Redondo é assim, todo mundo ajuda a colher sementes de pinhão para trocar com a comunidade que vive do outro lado da montanha. Desta forma, as espécies diferentes de pinheiros podem conviver em harmonia e não há o isolamento geográfico.
Do alto da serra, em meio a um bosque de pinheiros araucárias, podemos ver ao longe o caminho que nos resta percorrer....
A Cachoeira da Fragária pode ser vista do alto de uma estrada de terra a caminho de Campo Redondo. Cercada de resquícios de mata atlântica e araucárias, é um convite descer andando até sua base.
A Casa de Pedra foi construída a mando de Getúlio Vargas em 1932, durante a Revolução Constitucionalista. Serviria como um Bunker, caso houvesse um ataque ao Palácio do governo (????). Fica na Rodovia das Flores (BR-485, a mais alta do Brasil). Nos anos 50, Itatiaia abrigou vários fugitivos nazistas, que depois foram se refugiar no Paraguai e na Argentina.

Depois de colhidas, as flores vão ao prato. Uma opção é se hospedar, ou pelo menos almoçar, no Hotel São Gotardo, em frente ao portão de entrada do Parque Nacional Itatiaia. Na primavera o hotel costuma promover o festival das flores, com um cardápio inusitado: Salada de frutas e flores capuchinha, salada de manga e coco com flores de violeta, filé de truta com pinhão e amor-perfeito, e ainda sorvete de rosas.
A Pousada Vila Minas fica às margens de um rio cheio de pedras e bem no começo da Volta dos 80. Ali há todo artesanato e decoração feitos de bambú, desde o preparo da matéria prima até o produto final. Também são produzidos tapetes coloridos tipo Kilim em tear manual. Vale a pena conferir!
Mapa da região cedido gentilmente pela pousada Ribeirão do Ouro (www.ribeiraodoouro.com.br)

Que dica ótima e refrescante! Itatiaia é muito bom!
ResponderExcluirbjos
Refrescante com certeza Flavia!!!!
ResponderExcluirNo inverno então....é uma delícia se hospedar nas pousadas com lareira e fogão a lenha!
Bj
BOm dia, querida Bia!
ResponderExcluirMenina, que delícia esse passeio!
Conheço Itatiaia e já não vou lá há tempos, mas depois desse registro lindo e fotográfico que você nos deixou, fiquei morrendo de vontade de lá voltar.
Os colonos alemães fizeram maravilhas em nossas montanhas, honra seja feita a eles.
Eu já comi salada de capuchinhas e adorei, você também já comeu? Cai bem neste verão tropical.
beijos quentes, cariocas
Oi Beth!
ExcluirSim, quando fiz a Volta dos 80 eu pude experimentar as flores capuchinhas direto deste jardim da foto! A salada toda elaborada também é uma delícia!!!! Vendo agora as fotos, me lembro de cada detalhe da serra da mantiqueira, que conheci à pé tantas vezes....
Beijos
Oh Bia, What a gorgeous place. I love mountains and I LOVE waterfalls. That one is fabulous. I'd love to visit that area and see the mill, the mountains, the Stone House and especially ---the waterfall... Awesome!!! Thanks for sharing.
ResponderExcluirHugs,
Betsy
Hi Betsy!
ExcluirI know you love mountains, since you always show them in your blog! The mountains in the US are wonderful, despite I don't know none of them yet, unfortunately....
A big hug!
Bia,
ResponderExcluirVocê descobre cada lugar escondido e lindo!!! As fotos estão demais!!!
Beijo
Claudia
Ei Claudia, e você aí curtindo o frrrrrrio da Austria! Isso sim é que é lugar escondido e muito lindo!!!
ExcluirBeijos
Muito legal Bia! ;)
ResponderExcluirBeijo, beijo
eu só penso, como é bonito o Brasil!
ResponderExcluirjá experimentei comer dessas flores, mas não aprecio muito
mas eu, até nem gosto de apanhar flores...mas sim de as ver por aí nos campos e jardins
um beijo, Bia
Manuela
ExcluirConcordo contigo, prefiro as flores no chão, lindas!!! Experimentei as "capuchinhas" ali mesmo no campo, no alto da serra, mas achei um gostinho amargo no fim. Mas o sorvete de flores deve ser uma delícia, não!
Beijocas
Excelente esta volta dos 80. Mais um roteiro para incluirmos na nossa visita ao Brasil. Esperemos que esteja para breve :)
ResponderExcluirBeijinhos
Olá Vagamundos!
ResponderExcluirImagino que Portugal deva ter vários passeios exuberantes também. Vou verificar "in loco" ainda este ano, prometo!
Beijos nos dois!
Bia, que encanto de lugar!!!
ResponderExcluirAbraço
Lara
Lara
ResponderExcluirO lugar é mesmo encantador, aliás, toda a serra da Mantiqueira!!!
Bj
Excelente entrada, unha bela volta dos 80.
ResponderExcluirUm precioso roteiro no Brasil.
Saludaçoes.
Obrigada Enrique!
ResponderExcluirPassei lá no teu blog e suas fotos são espetaculares, parabéns!!!
So beautiful, fresh and green landscape. I would love to visit this place. It is so nice for me to see this in my winter time. Looking forward to spring.
ResponderExcluirHope you have a blessed weekend:-)
Hello Tania
ResponderExcluirI can imagine how's the weather very, very cold in Norway these days, br br br br........
Who knows you and your family can come to Brazil some day to see allthose ladscapes in real????
A big hug and nice weekend!
.
ResponderExcluir.
. bel.íssimo e sempre tão transcendente . colírio para a alma .
.
. um beijo meu .
.
.
Bia
ResponderExcluirQue paisagens lindas!!!A Natureza foi muito generosa com o Brasil... :-)... país incrível!!
Gostei muito da Pousada também! Já me estava a ver a descansar na beira da piscina...hehe
Beijos