Translate

sábado, 7 de janeiro de 2012

Vai acabar....

Por enquanto eles ainda estão a salvo, o coral "cérebro" e o "coral fogo". Mas com este aquecimento das águas oceânicas.......até quando?
Um dia calmo nas águas de Cabo Frio.....
E então mais um dia se foi no arquipélago de Abrolhos. Em meio ao oceano Atlântico os pássaros dormem, os peixes saem de suas tocas e a vida continua.....
Atrás do jardim do MAM (Museu de Arte Moderna) somente a imensidão azul....
Depois de uma caminhada subindo as pedras, uma visão do mar aberto na praia das conchas, litoral do Rio. Com sorte, é possível ver alguns peixes saltando lá embaixo....
Do alto do "Pão de Açucar" se avista uma pequena ilha perdida no meio de tanto azul!
Corumbá, no litoral da Bahia, encanta com suas águas translúcidas e cheias de vida. Um dia ainda volto lá!!!!
O pequeno Atobá descansa vendo o pôr do sol do alto da ilha de Santa Bárbara, sabendo que amanhã é mais um dia longo de pesca em alto mar para todas as aves da ilha!
Mais uma praia convidando a nadar com minúsculos peixes a te beliscar os dedos....
O sol se escondendo na praia de "Boa Viagem" é uma boa despedida de um dia lindo!



Imagine passar por todos esses mares novamente e saber que um dia não haverá mais peixes! Seria o fim!!! Por mais distante que possa parecer do nosso cotidiano, o alimento das populações futuras está mesmo ameaçado. A causa disso tudo? O aquecimento da superfície dos oceanos. Eu sou uma leitora assídua e acompanho as ações da ONU pelo mundo. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento relatou esta semana que o aquecimento das águas superficiais dos oceanos bloqueia o movimento dos nutrientes e diminui a produção de peixes, o que afeta a vida de milhares de pessoas. A limitação do fenômeno da ressurgência, quando os nutrientes se movimentam das águas mais profundas para as mais superficiais, afeta os ecossistemas marinhos nas áreas mais quentes (Ásia, África e América Latina). O pior é que são regiões com grandes áreas litorâneas e que dependem dos recursos pesqueiros para sua segurança alimentar. Além disso, essas áreas têm elevado sua temperatura até quatro vezes mais rápido do que as previsões do último Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática). E então muitos se perguntam - O que eu tenho com isso? Olha só, em 24 anos a temperatura na superfície na superfície do oceano subiu 1,35ºC, o que é MUITO! Já o degelo nas regiões próximas ao Ártico (incluindo o mar da Noruega) pode amornar a água e aumentar a pesca na região. Só que o tamanho dos peixes vai diminuir consideravelmente. Isto pode provocar um grande colapso em vários outros peixes! Poxa, todos vivemos no mesmo planeta, rodeado pelos oceanos. Devemos então proteger os habitats marinhos, evitar o descongelamento do Ártico e da Antártida (mesmo de longe), ter cuidado com os sumidouros de carbono, promover a pesca sustentável e reduzir a poluição nos oceanos. E tudo isso ainda é muito pouco!!!!!!

11 comentários:

  1. Oi Bia!
    Temos muito haver com isso sim, pois a mudança da temperatura dos mares afeta diretamente o ambiente em que vivemos! Parabéns por este post!
    Vamos cuidar dos nossos mares e do nosso planeta, mesmo que seja tarde...sempre há uma esperança!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bia!
    Também acho que mesmo que façamos tudo isso, ainda é pouco, porém é a tal parábola do beija-flor carregando água no bico para apagar o fogo da floresta. Temos obrigação enquanto seres viventes desse planeta, de cuidar dele, de respeitá-lo, de evitarmos fazer coisas que já sabemos que só contribuem para o aquecimento e a degradação do mar e de todo meio ambiente.
    E como vai ser ficar sem um peixinho?!
    Eu adoro peixe e frutos do mar, prefiro-os a carne vermelha ou frango.
    E falando em nossos mares, fico a imaginar como estarão sendo detonados neste verão, com tanta gente indo pra praia agora, depois que o último governo facilitou o IPI para compra de carrinhos.
    Valha-me Deus!
    Bem, o importante é que a gente faça nossa parte e dê exemplos para outros, né mesmo?
    beijos grandes, cariocas

    ResponderExcluir
  3. Precisamos cuidar do nosso planeta com carinho. Quanta gente depende dele para sobreviver... Além de ser um mundo mágico!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Fiz as malas e vim aqui viajar contigo um pouquinho... hehe ;)
    Beijo, beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Hi Bia, What fabulous photos... I was trying to pick a fav ---but each one I came to became my fav... ha

    I love all of the ones of the seashore/water... AWESOME... AND-the sky/sun ones are also terrific. Thanks for sharing the beauty.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  6. Oi Flavia! Todos fazemos parte deste universo marinho....ainda mais você, que vive mergulhando!!!!
    Beijosssssss e bom mergulhos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Meandyou, bem vinda ao lar!
    É isso aí, de gota em gota pode se apagar um fogaréu, causado sabe-se lá como..., Toda vez que chega o verão eu já fico imaginando aquelas praias lotadas de lixo no fim do dia, uma loucura. E tudo isso vai para no meio do mar! Por que as pessoas são tão imediatistas e não conseguem enxergar a longo prazo o que elas próprias fazem????
    Beijo carioca!

    ResponderExcluir
  8. Não podemos deixar que a magia se perca Claudia... Este imenso planeta azul anda meio abandonado, é verdade....mas ainda assim vale a pena a luta!
    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi She, que bom que você está sempre por aqui viajando comigo, rsrsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ha ha ha Betsy!
    Thanks for the words. I took the pictures during the summer in differents parts of Brazil. In some of the places I could live for a wile, and I saw deeply what's happening with the sea shores around the country. People, in general, don't care about the enviroment, even if they use it all the time!
    A big big hug Betsy!

    ResponderExcluir
  11. .

    .

    . não quero nem pensar . eu . que sou amante de todos os mares . e de todos os seres vivos .

    .

    . um bom fim de semana . bia .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir