Translate

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cadê a água que estava aqui?

Ainda bem que temos os americanos que adoram fazer cálculos para o presente, passado e futuro......Segundo um centro de pesquisa geológica dos EUA, se pudéssemos coletar cada gota de água do planeta para fazer uma bola, ela seria exatamente deste tamanho aí. Uau! Menos de um terço da lua, ou seja, 1.385 km de diâmetro. Dá até sede, não dá! E olha que nessa conta tem toda a água salgada, as águas subterrâneas, a água doce e toda a água presa nas calotas polares. Infelizmente, essa é a realidade.....
Ando vendo tanto desperdício de água ultimamente que tenho que me conter para não sair discutindo com todo mundo. mesmo porque isso não leva a nada, e certas pessoas ainda têm em mente que essa estória de que a água vai acabar é "balela", é só abrir a torneira e pronto, lá está ela, linda e transparente. Não é só porque a ONU escolheu 2013 como o ano internacional da água que vamos nos esquecer de todo o resto. Países como o Mali e a Etiópia quase não têm mais água, que é um recurso cada vez mais precioso e caro! A quantidade de água que temos no planeta já seria o suficiente para toda a população viver dignamente, se não fosse tamanho desperdício e poluição. Temos que não só ter amor pelas plantas e animais, tão inocentes, mas pela nossa própria vida! E a água é essencial para que isso aconteça. Se não cuidarmos de nossa sobrevivência, como poderemos lutar por outros tipos de vida? O verdadeiro amor pela vida vai muito além do que possamos imaginar. A verdade é que somos apenas uma gotinha, quero dizer, um pequenino grão de areia nesse imenso planeta azul. E aí, vamos crescer???

Como desfrutar de belezas como a Barra do rio Cahy, que deságua suas águas puras no mar da Bahia? Os índios Pataxó hoje ajudam a preservar este rio, do qual tanto dependem, desde que os primeiros portugueses chegaram em terras brasileiras e ali desembarcaram.....


Llanos de Moxos fica na Amazônia boliviana e é considerada a maior área úmida do mundo! Foi incluída na lista de áreas prioritárias para conservação. Essas áreas são capazes de evitar inundações, manter vazões mínimas nos rios na estação seca e regular o ciclo hidrológico da região. Estive na Bolívia há pouco tempo, mas não tive a oportunidade de conhecer área tão importante.


Um dia lindo como este na praia do Peró, litoral fluminense, é um privilégio quando se sabe que até bem pouco tempo atrás foi considerada uma das águas mais limpas na costa brasileira!


Tomara que as baleias jubarte continuem a frequentar as águas mornas do litoral da Bahia para se reproduzirem. Afinal, é uma longa viagem da Antártica até aqui, e nada pode impedir que essa viagem tenha um final feliz!


Que tal o Rio de janeiro continuar a ser lindo, sem poluição, sem desperdício ou ganância? A Baía de Guanabara merece ser cuidada com carinho para que os golfinhos não desistam de lá passear de vez em quando.......


O lago Assal é um dos corpos d'água com maior concentração de sal do planeta. A água brota de vertentes termais entre 30 e 34°C e evapora com muita rapidez, o que faz acumular grandes quantidades de sal na sua borda.


Uma beluga com seu filhotinho nas águas geladas do círculo polar ártico. Querem produzir petróleo indiscriminadamente naquela região, tanto no mar quanto em terra. Já pensou no estrago?


O Lago rosa Hillier fica na Austrália. Ele é todo rodeado de uma borda de sal branco e uma densa floresta de eucaliptos. Pesquisadores ainda tentam entender qual a razão desta cor tão exuberante. Mas a explicação mais razoável é que ali há baixas concentrações de nutrientes e crescem certas algas que dão esta tonalidade. Mas este não é o único lago rosa do mundo. Olha só outros lugares onde existem esses lagos incríveis: Bolívia, Espanha, Azerbaijão, Senegal e Canadá!


Passar uma tarde em Itapoã é tudo de bom! Sentir aquela brisa no rosto, a água batendo forte no farol, as ondas se quebrando nos corais........ah que saudade.......mergulhar ali, visitar o fundo do mar e ver como estão as coisas por lá........... 

21 comentários:

  1. What a beautiful endless beach!! In my dream I will be there one day, hehe
    Where ever I stand I see water here, but no heat at the moment:-)

    Hope you have a good time
    hugs from north

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Tania

      I could live near this endless beach! It's not a dream, if you want deeply!
      I can imagine how cold it is in Norway nowadays....br, br, br...

      Have a nice weekend

      Excluir
  2. Ciao Bia,
    Che foto stupende posto veramente stupendo.
    Le immagini del lago salato ed il lago rosa sono molto suggestive, la foto dei delfini è tenerissima, complimenti.
    A presto
    Ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Paolo
      Indeed, they're almost surreal landscapes, but they're real and I would like to know them someday....
      A big hug and nice sunday!

      Excluir
  3. what stunning photos you shared.

    such a beauty and wonder in the world around us.

    hope you had a happy valentine's day.

    buona notte!

    love your blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betty
      Thanks for coming! Your blog is very cute and I loved the photos.
      You're always welcome here!
      A nice day!

      Excluir
  4. hi beatriz,

    stopping by to say hi and thanks for the follow.
    following you right back!

    ciao!
    betty

    ResponderExcluir
  5. a interesting blog, thank you

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Carmine
      Come back as much as you want!
      Hugs

      Excluir
  6. Hi Bia, Great post about WATER... Beautiful photos. None of us realize how truly short our water supply is in this world... Kinda scary to read about.

    Two states here in the USA (Georgia and Tennessee) are squabbling over the use of water. There is a river between the two states --and each state wants its share of that water....

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I agree with you Betsy
      It's kinda scary to know also many countries do not have more water available. Some of them even make war so either have to pay dearly to have it.

      I still don't know the US, but imagine how it must be a situation of this river, having to divide two great states! Let's do our part, that's it.

      A big hug

      Excluir
  7. Bia querida!
    Poxa vida, tantos lugares maravilhosos e parecem com dias contados, pois se os governos e as pessoas não tomarem atenção suprema neste sentido, em breve estes lugares só ficarão na imagem virtual ou do papel.
    É um espetáculo este lago rosa na Austrália, que lugar curioso, mostrei-o para meu filho aqui ao lado e que também adorou ver e conhecer tão incrível lugar.
    Oxalá nossos representantes mundiais façam alguma coisa em prol desta maravilha que é água de nosso planeta!
    Voltando das férias carnavalescas e passando para deixar-lhe aquele abraço, carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Beth!
      Espero que os dias destes lugares maravilhosos não estejam contados.... minha memória visual é muito boa, mas espero que essas paisagens perdurem também na vida real. Acho que você, eu e muita gente por aí já está fazendo sua parte, né! Afinal este nosso planetinha merece nosso amor e cuidado. Agora, quanto aos ditos nosso representantes no mundo....só com reza brava!
      Beijinhos cariocas

      Excluir
  8. Olá minha querida! É impossível não ler seus posts sentindo o cheirinho do mar, da mata e da natureza, sabia?! Uma delícia! Quanto a água é uma pena que o ser humano ainda precise de tanta conscientização e que alguns sejam tão cabeças duras, eu sempre faço a minha parte porque eu quero que as nossas crianças e animais tenham água no futuro. ;)
    Beijo, beijo querida!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí She!
      Nosso entendimento é para o bem de todos, não só dos animais, plantinhas e recursos naturais. Esse cheirinho de mato e de mar eu sinto sempre, é só me sentar e começar a escrever, e pronto!
      Beijo grande e bons ventos!!!!!

      Excluir
  9. O seu portal é um espaço onde se respira natureza. Os seus "testemunhos" apontam ao gosto e importância do meio ambiente e sua preservação.
    É um pouco o que faço, por isso voltarei.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Armindo
      É um prazer tê-lo por aqui.....e que bom saber que é mais um conhece e respeita o meio ambiente!
      Volte e será sempre bem vindo!

      Excluir
  10. Bia,

    Como é bom passar por aqui e ler seus textos maravilhosos recheados de fotos espetaculares. É preciso termos muita consciência para manter o planeta com saúde. Se cada um fizer a sua pequena parte juntos teremos uma força enorme.

    Bj e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia
      É verdade, o planeta está doente, mas não vamos deixá-lo sucumbir. Todos sabemos da dura realidade que muitos países passam por falta de água e degradação dos recursos naturais. Mas também tem muita coisa boa acontecendo em prol de tudo isso, e que não pode cair no esquecimento. Obrigada, querida, pela visita sempre elegante!

      Excluir
  11. Ei Beatriz
    É sempre muito prazeroso visitar seu blog, sempre gostei, você escreve muito bem, seus textos têm conteúdo, você sabe o que está escrevendo.
    Além disto suas fotos são exuberantes.
    Com relação ao problema da água, é de estarrecer o quanto as pessoas fazem mau uso dela, um recurso vital pra nossa sobrevivência.
    Temos que fazer nossa parte e tentar conscientizar nossos vizinhos, nossas faxineiras e por aí vai.
    Beijo

    ResponderExcluir