Translate

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Conhecendo a Serra Gaúcha

As paisagens parecem ter saído de um filme de contos de fada em Gramado. Parece até que estou numa cidade encantada! Passar o feriado do carnaval no sul do país - serra gaúcha - foi mesmo a melhor pedida. Todos os hotéis, comércio e casas em estilo enxaimel denunciam a colonização alemã e também a italiana na região. As jardineiras repletas de flores e as ruas impecavelmente limpas são um verdadeiro colírio para os olhos para quem mora na região sudeste, como eu. A cidade inteira não tem sinal de trânsito. Para quê? As pessoas são tão educadas que dão passagem não só para você atravessar a rua (detalhe: em qualquer ponto e não só na faixa de pedestre) mas também para os outros carros  da via. Não ouvi buzina nenhuma vez em uma semana. Gente, me belisca, isso aqui não existe!  É duro se encantar com o estranhamento, 'o diferente', quando tudo deveria ser igual, em todo país. Bom, quanto à gastronomia, hummm......tem de tudo: filé com páprika, peito de marreco com ervas frescas, purê de maçã, eisben à pururuca, arroz flambado, spatzle ao molho, javali ao molho de laranja com gengibre, kassier, apfelstrudel. É claro que eu não consegui experimentar tudo isso. Mesmo porque, foram poucos dias e eu procurei me dedicar de verdade aos chocolates, no plural. Visitei todas as fábricas. São tantos chocolates.....de todos os tipos, recheios, sabores. Tá bom, confesso que sou uma chocólatra. Afinal, o que são uns quilinhos a mais? Com um clima agradável, pessoas educadas, vinhedos sem fim, paisagens magníficas, vida cultural, festival de cinema e gastronomia abundante........vou voltar! Agora entendo porque as pessoas  daqui nem pensam em se mudar para outro lugar. Mudar para onde, se você vive dentro de um cartão postal?

Um dos portais de entrada de Gramado. Ali perto fica uma fábrica de cristais super delicados e coloridos! Se tiver paciência, dá para ver e ouvir um instrutor demonstrando como se faz uma peça de cristal, em altíssima temperatura!


O Palácio dos festivais é onde ocorre o tão esperado festival de cinema de Gramado, sempre em agosto, desde 1973. É um dos momentos mais esperados do ano, quando diversos filmes, nacionais e estrangeiros concorrem ao prêmio Kikito de ouro, que simbolicamente representa o "Deus do Bom Humor", com sua carinha de sol sorrindo.

A rua coberta, no centro de Gramado,  é um verdadeiro refúgio nos dias frios de inverno, com aquecedor em vários pontos, diversos restaurantes, chocolaterias e cafés coloniais. Como fomos no verão, acabou nos protegendo do sol quente do alto da serra! 

As ruas da cidade são super limpas, bonitas e organizadas. Aqui está a entrada da rua coberta, que fica bem em frente ao Festival de cinema de Gramado. Imagina isso aqui na época do festival, a rua fica absolutamente lotada!



No Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, há uma réplica de uma antiga aldeia de imigrantes alemães, entre os anos de 1875 e 1910. O que chama a atenção é a quantidade de araucárias, um pinheiro típico de regiões frias no Brasil e que dá origem ao pinhão, muito consumido no inverno. A aldeia bávara recebe visitantes o ano todo, com bandas típicas.




parando para descansar um pouco, me deparei com um gatinho preguiçoso, que só queria saber dos finos raios de sol que passavam por entre as árvores exuberantes.






Um restaurante suíço bem ao lado do seu hotel, é realmente uma tentação.....
Ao lado deste tinha também um restaurante irlandês, um italiano e um alemão. Quantos pratos diferentes em uma só rua......










Ah, as hortências.... esta flor magnífica, é símbolo de Gramado! Lindas, costumam ser plantadas à beira das estradas de várias cidades e parques da região sul. No entanto, deve-se ter cuidado em casas com crianças, pois são plantas tóxicas.







O Lago Negro foi construído em 1953 para restaurar uma área degradada. Leopoldo Rosenfeldt decorou suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o nome. 


Caminhar ao redor do Lago Negro é uma delícia!  Descansar na sombra de árvores gigantescas e tomar uma água de coco....




Próxima parada: Vale dos vinhedos, em Bento Gonçalves. Aqui, a vinícola Miolo, onde pudemos conhecer as videiras, toda a produção em tonéis, degustar diversos tipos de vinhos durante um "míni curso". Muito, muito bom!!!!







As videiras estão por todo lado. Uma parte fica mais acessível para visitação dos turistas. Essas aí estavam perto do casarão principal, onde ocorrem os mini cursos e há uma pequena loja para vender todos os produtos feitos a base de vinhos, além dos próprios, é claro!







Um pouco mais de videiras espalhadas pelos jardins da vinícola. O sol estava escaldante e um espumante geladinho veio a calhar nessa hora!


Um verdadeiro "Spa do Vinho" do outro lado da vinícola até que é bem sugestivo, não! Sua infra estrutura e os serviços foram baseados no "Spa Caudalie Vinotherápie", em Bordeux, na França. Vinho aqui é apenas um detalhe!


Visitar as fábricas de chocolate é como um mergulho na infância novamente! O cheiro de cacau no ar contamina o mais incrédulo dos habitantes deste planeta. Esta que vos fala não poderia deixar de trazer para casa algumas caixas do mais puro chocolate gaúcho, que ainda vai durar alguns meses.....




Numa das ruas principais de Gramado, me deparei com esta construção cinza, completamente torta e maluca. cada uma das minúsculas janelas aponta em direções diferentes e os ponteiros do relógio não param de girar um segundo sequer! Na parte de baixo há uma lanchonete e lojinhas de artesanato e couro (tudo muito barato!)








O Mini Mundo é uma atração à parte, com miniaturas de várias partes do mundo, imitando cidades e vilarejos em todos os seus detalhes. Nos faz parecer gigantes em uma terra de anões. Impressionante!






Este pequeno castelo europeu se destaca no alto de uma "montanha" de mentirinha. Até as árvores são verdadeiras, e imitam suas irmãs gêmeas gigantes, como nos bonsais!


   Passei por aqui ..... e nem pegadas deixei 

18 comentários:

  1. Olá Beatriz
    Ai que linda viagem, você descreveu Gramado e a Serra Gaúcha encantadoramente, eu penso tudo isto de lá.
    As fotos ficaram belíssimas, show demais.
    Ao contrário de você estive em Gramado no inverno, em julho, isto há dez anos, pegamos frio de - 2º graus, achei que fosse virar picolé, mas a nossa intenção era esta mesma, sentir frio.
    Tenho uma imensa vontade de voltar próximo ao natal, deve ser um espetáculo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      Que tal você voltar lá em Gramado no verão? Assim você não corre o risco de virar um picolé, mas certamente vai querer muito sorvete! Acho aquela cidade linda em qualquer época!!! O natal então.....parece ser perfeito por lá, também penso em ir brevemente!
      Bjs

      Excluir
  2. Bom viajar por aqui meu sonho é conseguir conhecer esta maravilha do nosso país! Que tal desabilitar as letras de confirmação para se comentar por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Veloso
      Também era meu sonho até pouco tempo.... Mas quando o sonho se torna realidade, você quer voltar sempre!
      Eu não habilitei letras de confirmação nos comentários, não sei o que aconteceu....
      Abs

      Excluir
  3. Portal variado, com bons registos dda natureza.
    Voltarei. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Armindo
      Sua visita será sempre bem vinda!

      Excluir
  4. UouUouUOu que coisa linda Gramado, e você com o gatinho e estas fotos maravilhosas!
    Nossa, enchi meus olhos com essa maravilha de lugar que eu não vou faz tempo!
    Gramado é um orgulho de cidade para nós brasileiros e sempre bom retornar.
    Olha, coloquei lá hoje uma proposta de BC e acho que tem tudo a ver contigo, passa lá e veja se quer participar.
    beijão carioca



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!!!
      Gramado é mesmo de encher os olhos.....e a boca! Além do mais, é um lugar onde tudo parece funcionar perfeitamente, como devia ser!
      Vou lá ver a proposta da blogagem coletiva, embora eu nunca tenha conseguido participar antes por pura falta de habilidade na web!
      Beijocas!

      Excluir
  5. Adorei esta viagem através das tuas belíssimas fotos mas...tive de voltar atrás para reler o começo! Pensei primeiramente, isto é Alemanha ou Suíça...Puro engano!
    Que bom ter dentro do país e com alta qualidade, um pedaço da Europa! Não há necessidade de atravessar o Atlântico...está tudo ali ao alcance da mão...quase!!
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça
      Vocês aí na Europa estão bem pertinhos de países como Suíça, Alemanha, Austria......Enquanto aqui no Brasil podemos respirar um ar europeu em alguns lugares do país, como o Rio Grande do Sul! E ainda sai bem mais barato, rs rs rs!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Kool, you clicked very nice photographs. An excellent place to visit.

    ResponderExcluir
  7. Dear Bia,

    Congrats... You have been nominated for Liebster Blog Award.please check my blog for more details.

    With love
    Kiran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Kiran
      Thanks a lot to have visited my place sometimes!
      I'll take a look about the indication for Liebster Blog.
      Big hug!!!

      Excluir
  8. Beatriz, que bom que gostaste de nossos recantos da serra !
    Volte sempre !
    Bjs
    MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Tereza,
      Tua terra é maravilhosa!!!
      Certamente irei voltar.....e não vai demorar muito!
      Bjks

      Excluir
  9. Hi Bia, What a gorgeous place... Felt like you were in Switzerland instead of Brazil... Isn't that awesome????? Loved every photo. Such a fabulous and CLEAN place. Thanks for sharing.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  10. Hello Betsy
    Isn't it unbelievable? In Brazil, sometimes, we have many countries in just one! Hot and cold places in just a few kilometers away.....
    Thanks for your lovely visit and have a nice weekend!
    Hugs

    ResponderExcluir
  11. Oh, what a lovely place! Wonderful castle and that special tree in first picture.
    Great post Bia.
    Hope you have a blessed week ahead:-)
    Hugs form Tania

    ResponderExcluir