Translate

domingo, 1 de março de 2015

Bueno...

Entrada principal do Jardim Botânico de Buenos Aires

Muito mais do que tango e as deliciosas empanadas, Buenos Aires tem uma vida cultural intensa, e também muitos parques naturais espalhados por toda a cidade. Fugir do tradicional roteiro Tango /Puerto Madero /Palermo é uma ótima ideia. Nada contra! Aliás, o tango interpretado por autênticos dançarinos portenhos é algo de outro mundo. Como toda metrópole, Buenos Aires também sofre das mazelas de uma cidade grande, bem como seus governantes corruptos (nós brasileiros já estamos tão acostumados...). Andar a pé pela cidade despretensiosamente é uma das melhores coisas que existe. Não é fácil comportar-se como um habitante local, uma vez que você está num país estranho e com uma língua diferente da tua. Mas sempre procuro esquecer que sou turista e encaro a viagem como uma terapia cultural! Não me preocupar com horários e não ter pressa para nada é tudo de bom. Muitas vezes até 'esqueço' o relógio no quarto do hotel. Conhecer as inúmeras feirinhas locais (as de artesanato são o máximo!), entrar numa rua estreita e descobrir um museu de design, ou passar por uma lojinha com sua vitrine do século passado e paredes super coloridas... São infinitas as possibilidades quando você se deixa levar. E mesmo sendo um lugar já bastante conhecido por todos, você sempre terá um ponto de vista diferente fugindo do óbvio. 

Passando pelo bairro de San Telmo dá para ver a Igreja Ortodoxa Russa, construída com o apoio do último czar russo, Alexandre III. Suas cúpulas azuis são coroadas por cruzes direcionadas para o oriente. Uma pena o contraste com a feia arquitetura dos prédios ao redor. 

Andar pelo Jardim Japonês num dia azul como este é um descanso para os olhos. Aliás, tudo aqui é super bem cuidado, limpo e organizado

A "Floralis Generica" fica bem no meio da Praça das Nações Unidas e é linda! Este monumento metálico em forma de flor foi construído para abrir suas pétalas todos os dias com o nascer do sol e  fechar ao entardecer, mostrando assim a esperança que nasce a cada dia. Mas conversando com algumas pessoas, descobri que há tempos ela só fica aberta, por falta de manutenção em seu sistema mecânico.

O Museu San Martiniano é dedicado a Jose de San Martin, libertador do Chile, Peru e Argentina.

A estufa de espécies raras dentro do Jardim Botânico desponta em meio a tanto verde e ar puro!

Numa rua escondida no bairro de Abasto, uma lojinha bem antiga cheia de souvenirs e toda pintada por artistas locais. Aliás, esta rua era muito frequentada por Carlos Gardel, que adorava tocar pelos bares as suas milongas.

Olha só quem eu encontrei para pedir uma informação, o próprio "Papa Francisco", que estava ali matando as saudades de sua 'tan querida' Buenos Aires!

Na Praça de Recoleta, em frente ao Palais de Glace, é fácil encontrar músicos se divertindo na hora do almoço, com seus instrumentos de sopro e corda magníficos!

A beleza impecável do Jardim Japonês em Palermo

Gosto de pisar firme no chão das terras por onde andei, é um jeito de marcar território e ter a certeza de um dia poder voltar.

16 comentários:

  1. Tem lugares lindos. As fotografias são lindas também.
    Belo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paulo pela visita!
      Lugares bonitos estão sempre na minha mira, rs

      Excluir
  2. antes de Buenos Aires,

    parabéns Rio! que continua lindo, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Manuela,
      Parabéns ao Rio, tão lindo mas tão mal cuidado!
      Todos esperam por dias melhores, afinal as olimpíadas vêm aí....

      Excluir
  3. Lindas fotos, amei ver, nunca fui à Buenos Aieres, mas alguns amigos foram e me incentivam, agora vendo essas belas fotos e seu post tão bem colocado, nossa, me deu imensa vontade de ir!
    Abraços linda Bia, obrigada pelo carinho de sua amável visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivone
      Ainda bem que Buenos Aires está bem pertinho do Brasil, né!
      Tenho certeza que você vai adorar andar por lá! Aliás, pretendo voltar ainda, pois deixei de ver muita coisa, devido ao tempo curto!
      Bjs

      Excluir
  4. Wow---what a fabulous place...I'd love to see those gardens... And the church looks fantastic with its crosses on top...

    Loved the picture of you with the 'Pope'... Cute picture...

    Thanks for showing me so much beauty.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy
      As you likevery much of gardens, I'm sure you'll love walking by the beautiful parks in Buenos Aires! By the way I met the "pope" while I was walking by downtown. He's so fiendly, isn't it?!
      Big hug

      Excluir
  5. Gostei imenso de visitar Buenos Aires mas não vi nada do que mostra nas suas fotos! LOL! Obrigado, portanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que sou um pouco ansiosa quando estou em um lugar diferente, e quero logo conhecer tudo que está fora do eixo turístico. Descobri cada café tão simples e tão delicioso, em ruas perdidas pela cidade, que virei freguesa!!!

      Excluir
  6. Oi Bia
    Olha seu post está uma belezura, fotos incríveis de uma Buenos Aires que não vi quando estive lá, isto foi há.... trocentos anos, eu tinha 22, outra cabeça, não me preocupava com detalhes, conhecer a cidade fora do circuito turístico e comercial, e a bem da verdade, estava mais interessada num gato belga, que conheci na viagem, do que propriamente desbravar a cidade e seus atrativos.
    Preciso voltar lá... com certeza.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Maria Célia, já está na hora de voltar lá!
      A cidade é linda e muito bem cuidada, me impressionou! É claro que quando somos mais jovens não ligamos muito para uma porção de coisas interessantes. Mas ainda bem que temos a vida inteira pela frente, não é!?
      beijocas

      Excluir
  7. e agora, sim

    deambulei por Buenos Aires


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E então, não se anima para uma visita à cidade?
      No teu caso,basta atravessar um oceano e pronto!
      beijinhos, Manuela

      Excluir
  8. Beatriz, que maravilha de passeio. Não fazia ideia que havia uma igreja ortodoxa russa em Buenos Aires. Tb adoro deambular pelas cidades desconhecidas e também sentar-me num banco de jardim e observar as pessoas.
    Sentiu o orgulho dos argentinos pelo Papa Francisco? Acho que ele é uma pessoa muito consensual e muito querida, mesmo entre os não devotos (como é o meu caso). A Igreja precisava de alguém assim.
    Beijinhos, boas aventuras.
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  9. I wish one day i could visit Brazil and Argentina! Till that day i will thank you for your lovely tours!

    ResponderExcluir