Translate

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Noite estrelada

Noite Estrelada, pintada por Van Gogh em 1889 aos 37 anos, atualmente no Museu de Arte Moderna MoMA) de Nova York

Um dia calmo depois do carnaval....silêncio. Mas não há como se desligar por completo nesta época. Basta ler um jornal ou ligar a TV para ficar sabendo de mais uma das atrocidades do Estado Islâmico; ou a falta total de ética de escolas de samba, que aceitam dinheiro sujo de ditadores corruptos de um país que maltrata seu próprio povo. Se fosse listar aqui todas as notícias ruins do dia a dia, morreria de tédio, são sempre as mesmas. Ok, o jeito é fechar o jornal de uma vez. Ops, mas antes disso, lá na última página, uma imagem pequenina e colorida me lembra a infância: 'uma noite toda estrelada', quando deitada no chão com outras crianças, olhando para o céu iluminado, ficávamos contando as estrelas cadentes. Quem conseguisse contar mais estrelas seria a campeã. De quê? Não sei. A pintura do jornal nada mais é do que o quadro "The Starry Night" do holandês Vincent Van Gogh. Ele conseguiu retratar ali o que via da janela de seu quarto, no hospital psiquiátrico, onde viveu por alguns anos. Durante sua internação, chegou a momentos de alta produtividade, chegando a pintar um quadro por dia! Talvez quisesse extravasar toda a sua inquietação interna. Ao contrário de outros quadros seus, este foi pintado durante o dia apenas com as memórias que ele tinha das noites estreladas que via. Van Gogh morreu aos 37 anos, perturbado com o transtorno bipolar e um sério problema mental, só teve reconhecimento mundial depois de sua morte. The Starry Night, o quadro, serviu de inspiração para Don Mclean compor a música "Vincent (Starry Starry Night)" em sua homenagem. Uma alegria para os ouvidos em tempos de pós carnaval, ufa!!!

10 comentários:

  1. Bacana Bia sua postagem, embalada por esta música bonita.
    Agora esta escola de samba que aceitou ajuda de um ditador de um país miserável, me deixou decepcionada, justo ela que foi sempre a minha favorita.
    Terrivel.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música é realmente inspiradora... ou será que é o quadro? Tudo é lindo!
      Pena que essas escolas de samba cada vez têm menos inspiração e tudo virou um comércio por puro interesse! Mesmo sendo carioca, tenho a maior vergonha disso tudo, e cada vez gosto menos ainda do carnaval do Rio!
      Bjks

      Excluir
  2. por aqui também há notícias desanimadoras todos os dias...

    .

    deitados no chão a olhar as estrelas numa noite sem lua e sem o brilho das cidades, é das mais belas recordações da infância

    havia um momento em que parecia que tínhamos o céu por baixo e seria possível cair e mergulhar nas estrelas

    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, infelizmente não somos imunes às más notícias do mundo, não é?!
      Mas ainda bem que temos ainda as boas lembranças de um tempo bom e esperanças de um futuro melhor! Lembro como se fosse hoje, deitada na pista de um pequeno aeroporto a noite, como um monte de crianças contando estrelas....é tudo de bom!!!
      beijinho Manuela

      Excluir
  3. Gostei do post, e fiquei ""chocada"" ao saber dessa informação do dinheiro do ditador... vamos acreditar que melhores tempos virão! "Strarry night" é dos meus quadros favoritos, mas nunca pensei que fosse uma inspiração para uma música muito bonita :)
    Segui :)
    http://excessodenatureza.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!
      Pois é, no Brasil essas coisas nem nos chocam mais, o que chega a ser um absurdo! A corrupção por aqui é latente e não conseguimos ver uma luz no fim do túnel até agora! É claro que há fraudes e corruptos em todo o mundo, mas tenho certeza que aí em Portugal as coisas são bem mais amenas..... Grande abraço

      Excluir
  4. Respostas
    1. Thanks for coming here Sharon
      You're welcome ever!

      Excluir
  5. In my papers also a lot of bad news, but I'm on the other side of the world.
    But I also admire Van Gogh
    :)

    ResponderExcluir
  6. Hello Beatriz,
    I love Van Gogh's paintings very much, ha is actually my favorite painter.
    And the "Starry night" naturally is out of this world.
    Thanks for sharing this with us :)
    Keep well!

    ResponderExcluir