Translate

domingo, 22 de janeiro de 2017

Nossa casa, nosso refúgio

Um pouco instável talvez.... e requer um certo esforço para chegar lá depois de um dia duro de trabalho. Eu achei bem simpática esta casa sobre o rio Drina, que fica no caminho para Belgrado, na Sérvia.


Outro dia li uma frase que achei ótima: 'A casa da gente é uma metáfora da nossa vida, é a representação exata e fiel do nosso mundo interior'. Acho que isso se encaixa perfeitamente no jeito de cada um morar, seja em casa ou apartamento, seja própria ou de aluguel. Afinal, depois que passamos da porta, o que menos interessa é quantos metros quadrados ela tem e sim como cada pedacinho é ocupado por nós. Viver as vezes é mesmo surreal, e ter um refúgio só seu, do seu jeito, é um alívio! 

Tem gente que gosta de tudo preto no branco, outros preferem uma casa alegre e colorida, já alguns gostam de ter vários quadros na parede, outros nenhum. Muitos espalham lembranças de vários lugares por onde andaram. Enquanto alguns são minimalistas, outros são expansionistas, e viva a diversidade!!! Confesso que tenho um pouco de tudo isso metodicamente misturado, mas nada esquizofrênico. E quando novas ideias surgem? Mudo tudo novamente num instante.
Na verdade, pouco importa a forma e o tamanho do lugar que escolhemos para ser nosso esconderijo "quase" secreto!

Esta casa de pedra em Portugal, onde foram aproveitadas duas pedras gigantes existentes na área, é de 1973. Eles construíram uma casa de pedra e concreto bem no meio. Mas devido ao grande número de curiosos no lugar, a família teve que se mudar de lá.













Uma casa-concha no México... nada mau, hein!
Ela foi construída para um jovem casal com dois filhos. Na casa não há quinas, só curvas, e tem um belo jardim interno que leva aos outros cômodos. 

                                                       






















Na Holanda uma antiga igreja foi comprada por um casal que resolveu adaptá-la para morar. O antigo altar foi transformado no escritório deles. A reforma durou cerca de um ano e ficou fantástica!















O arquiteto holandês Piet Blom soltou a imaginação ao fazer essas casas em cubo. Todas têm energia solar, e parecem captar os raios do sol de todos os lados ao mesmo tempo!


Mas eu ficaria bem feliz nesta casa de madeira e vidro nas montanhas....


7 comentários:

  1. Interessantes casas, mas concordo contigo na escolha, essa de madeira e vidro é linda, uma vez fiquei hospedada em um hotel nas montanhas,os chales eram parecidos com essa casa de madeira, isso foi em Gramado, Rio Grande do Sul, achei tão lindo e romântico que não queria sair, voltar para casa,rsrs!
    Amei essa postagem, linda demais!
    Abraços linda Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opção é sempre pelo mais simples e confortável, apesar de AMAR todas as outras opções, he he. Aliás, Gramado é tudo de bom, não é! Aquelas casas de madeira de todos os tipos na serra gaúcha são de tirar o fôlego!
      Bjs

      Excluir
  2. Qualquer uma delas uma maravilha arquitectónica.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arquitetura tem dessas coisas, e habilidade e criatividade não faltam!!!
      Abraços Pedro

      Excluir
  3. Ei Bia
    Sendo bem clichê- "não há lugar no mundo melhor do que nossa casa".
    Como você disse, não importa quantos metros, se é bonita, simples, cheia de adornos, o que conta é a sensação de segurança e refúgio.
    Quantas casas inusitadas, muito diferentes dos padrões normais, digamos assim, mas cada uma tem seu encanto, e confesso- prefiro a sua escolha, a de madeira e vidro, não nas montanhas, não é minha praia.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  4. Chegar em casa no final do dia é um santo remédio para todos os possíveis aborrecimentos ocorridos no trabalho ou mesmo na rua! Por isso nosso refúgio tem que ser a nossa cara, seja lá de que tamanho for, mar o montanha ou cidade...
    Uma ótima semana para você Maria Célia!!!

    ResponderExcluir
  5. Aprecio muito a genialidade na arquitetura, pelo que, muito apreciei
    este artigo.
    Adorava uma cabana na montanha para as minhas evasões, porém, ser-me-ia
    totalmente impossível viver longe do mar, aspiro continuamente a sua
    maresia...
    Grande abraço.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir