Translate

segunda-feira, 20 de março de 2017

Os arquitetos da floresta



Sei que muita gente "normal" não tem esse tipo de sonho... Quem nunca pensou um dia em ter uma casa numa árvore no meio da floresta? EU! É claro que meu sonho de criança incluía a África e todos os animais que vivem lá. Bom, nem todos eles se tornam realidade, o que por um lado é até bom. Mas quem hoje em dia constrói suas casas nas alturas? E para lá levam toda a família, amigos, cachorro e etc? A tribo Korowai, na Papua Nova Guiné, vive numa região pouco acessível. Isolados na imensidão do mundo eles vivem em cabanas que ficam até 35 metros de altura. Isso tem que ter uma explicação: nas alturas eles ficam protegidos de inundações, de exércitos de mosquitos, de vizinhos indesejáveis e, claro,  do ataque de espíritos malignos. É o instinto da sobrevivência! Os Korowai vivem basicamente da caça e do cultivo de hortaliças, e o canibalismo é praticado quando querem fazer valer a justiça para a prática de crimes na comunidade. É justo (mas, pensando bem, ainda bem que eu nunca quis morar numa árvore por aqueles lados de lá...). Este é o mundo real deles. Na verdade, vivemos todos em milhões de realidades paralelas a cada instante de nossas vidas.

Para começar eles escolhem uma árvore bem forte, depois retiram a copa toda. Os galhos formam a base do piso da cabana, que é todo coberto com folhas de palmeira, assim como as paredes e o teto. Uma casa dessas aguenta as intempéries do tempo, como as chuvas fortes das floresta sub tropicais, e tem que durar cerca de 5 anos! 
E assim esses nômades e arquitetos da natureza sem diploma vão vivendo por longos e longos anos...

14 comentários:

  1. Hi Bia, I cannot say that I EVER thought about or wanted to live in a TREE... I'd never be able to climb up there!!!!! ha ha ..... BUT--I loved your thoughts... AND--the reasons they build up high was interesting to read. Thanks so much.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy, what have you been doing?
      Oh yes, I always played of climbing trees as a child, maybe that's why this dream was born in me, he he. I also watched a lot that "Elza" movie, the story of that lioness in Africa, and so this dream was growing inside me... But I do not think I would live in a house like this. Imagine if lightning strikes a branch during a strong storm???
      Many hugs dear Betsy

      Excluir
  2. Nossa, Bia, imagina ter que escalar uma árvore nesta altura ao retornar pra suas cabanas.
    Que coisa, como são diferentes nossos semelhantes, cada um no seu quadrado.
    Como é bom vir aqui, é muita cultura, conhecimento, modo de viver de pessoas que nem imaginamos que existissem.
    Adorei.
    Beijosss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria Célia, uma loucura isso! Mas é a lei da sobrevivência na selva, não é!? Acredito se vivêssemos em algum lugar com certas restrições ambientais, também desenvolveríamos alguma técnica para tentar sobreviver. Mas, como disse, cada povo tem suas peculiaridades de acordo com o ambiente e as condições em que vive.
      Beijokas

      Excluir
  3. Muito bizarro, coitados!
    Adoro as florestas, mas considero que nenhum ser humano merece
    viver assim, no obscurantismo...
    Dentro de meia hora publicarei a minha postagem que aposta na formação
    ecológica das mentalidades...
    ~~~ Beijinhos, Bia ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Majo
      Acredito que eles estejam felizes desse modo, afinal faz parte da cultura deles há várias gerações. A BBC de Londres chegou a fazer um documentário sobre esta tribo nos anos 90, mas não interferiu e nem tentou mudar ou ensinar a eles outro modo de construção, apenas mostrou ao mundo outras técnicas de construção em ambientes selvagens. Sim, também acho que todos nós devemos ter uma formação ecológica na forma como vemos a vida, isso ajuda no dia a dia, não é? Beijinhos e uma boa semana

      Excluir
  4. A capacidade única do ser humano se adaptar ao ambiente que o rodeia.
    O pior é quando força o ambiente a adaptar-se a ele próprio...
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Pedro, somos mestres em fazer isso! Penso que qualquer um se adaptaria a uma situação adversa, seja ela qual for...
      Um bom fim de semana!

      Excluir
  5. Desconhecia por completo este povo e a sua maneira de viver.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha visto um documentário sobre a Papua Nova Guiné e seu povo, achei bem interessante! Tenho certa curiosidade sobre os extremos da natureza, rs...
      Beijinho Elvira

      Excluir
  6. Oi Beatriz,
    Vim retribuir sua visita e conhecer seu blog. Nossa parece estranho viver dessa forma, nunca tinha ouvido falar desse povo e sua maneira de viver. Mas confesso que é sempre interessante saber e aprender sobre diferentes culturas. Muito legal compartilhar conhecimento!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line, seja bem vinda!
      Sim, eu adoro conhecer povos e culturas distintas. Como não dá para viver viajando pelo mundo, infelizmente, rs. Acho que conhecimento nunca é demais, não é? Mas adoraria conhecer de perto essas pessoas, e quem sabe aprender alguma coisa com elas...
      Beijocas

      Excluir
  7. O que é "normal"? Normal é aquilo a que estamos habituados, então cada um tem a sua normalidade. Acho muito válida essa forma de viver, ainda que não me imagine a viver tão alto. Distraída como sou, dava um passo em falso e despencava lá de cima!
    E carregar um filho lá para as alturas?!
    Beijinho, é sempre interessante ver as suas novidades
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  8. Oi Ruthia!
    Se eu morasse numa casa no topo das árvores certamente teria que desenvolver uma forma de caminhar entre as árvores, assim como os macacos. Quando criança, costumava brincar de me pendurar nos cipós das árvores na fazenda do meu avô, como se fosse uma "Tarzã", he he.
    Beijinhos e bons ventos pela terras lusitanas!!!

    ResponderExcluir