Me senti dentro do cenário do filme "A missão", de Roland Joffé, cuja história se passou exatamente ali nas cataratas do Iguaçu!
Fazia muito, muito tempo que eu não ia lá no sul. Uma das 7 maravilhas do mundo continua a me maravilhar de tal forma que tento me segurar para não dar um mergulho nas "Cataratas do Iguaçu", com todos aqueles arco-íris e vapor d'água te dando um banho, literalmente. Quente, úmido e molhado, tudo ao mesmo tempo em um só lugar, uma loucura! A passagem pela imigração na estrada, antes de entrar na Argentina demorou cerca de uma hora! Burocracias a parte e já estávamos lá dentro, ufa! Viajei no início deste mês, e pude provar que as famosas 'águas de março', tão esperadas no resto do país, chegam ali mostrando toda a força da natureza. Pegamos uma daquelas tempestades no meio da trilha na mata, andando por pontes suspensas ao longo rio até chegar à 'Garganta del Diablo', a parte mais selvagem das cataratas no lado argentino. O tempo virou geral, tudo nublado, e parece que chovia toda a água do planeta só naquele pedaço! Mas em questão de meia hora a chuva passou e o céu ficou completamente azul. Só lamento pelos que foram embora, achando que o tempo ia fechar o resto do dia. Quando se está em um parque no meio da floresta atlântica, com cachoeiras gigantes, quatis o tempo todo querendo roubar alguma comida da sua bolsa, aves de todas as cores e um show de arco-íris.... não se pode ter pressa.
O dia passa devagar e é assim que tem que ser. Afinal, como diz o ditado: quem tem pressa come cru. Sempre procuro ficar até o fim, quando dá. Sabe-se lá se não acontece alguma aventura de última hora, hein?!
Entrada do parque nacional das cataratas na Argentina, fronteira com o Brasil
Para ter acesso a algumas trilhas, temos que pegar um pequeno trem que passa dentro da floresta
Esta trilha foi fechada porque uma onça parda (Puma) resolveu passear por ali um dia antes de chegarmos ao parque, o que assustou alguns andarilhos...
O caminho ao longo do rio até a Garganta do Diabo
Este lindo pássaro é comum na região e estava por todo lado, com o olho pintado de azul, só para chamar nossa atenção!
Um bote no meio do rio selvagem esperando para ser usado em uma emergência....."Just in case"!
Ah, esses quatis...
As belezas que encontrei no meio do caminho
eu diria, um dos mais belos lugares da Terra!
ResponderExcluiro pássaro é lindíssimo :)
beijinhos, Bia
Tem razão Manuela,
ResponderExcluirÉ um dos lugares mais lindos que eu conheço, e já penso em voltar lá em breve!!!
Beijinho
Subscrevo a sua descrição - parece A Missão.
ResponderExcluirLindo!
Já viu Silêncio de Martin Scorsese/
Veja que vai gostar.
Boa semana
Obrigadíssima pela dica Pedro!
ExcluirRealmente, "A Missão" me veio à mente assim que entrei na trilha com todas aquelas cachoeiras em volta e a chuva caindo.... só que ali a natureza era a protagonista!
Vou procurar este de Scorsese, que é sempre muito bom!
Oh My Gosh---what an awesome waterfall and area... WOW!!!! I love it.... Love that pretty bird also... Thanks for sharing, Bia.
ResponderExcluirHugs,
Betsy
I know you love this kind of adventure, Betsy! Why don't you and George come to see this "in loco"? You'll not regret, I'm sure!
ExcluirYou can see the falls on both sides, Brasilian and Argentine, and then compare which one is more beautiful, what do you think!?
Many hugs
Que linda postagem, conheço essas cataratas, mas do lado brasileiro!
ResponderExcluirAmei ler e ver, isso sim é que é poder sentir a vida e a natureza, adoro isso!
Abraços linda Bia!
Oi Ivone
ResponderExcluirEu também só conheci o lado brasileiro, o qual já tinha ido algumas vezes. Mas desta vez resolvi ir em ambos, e não me arrependi! O lado argentino parece mais selvagem já que você anda nas trilha no meio do rio e da mata, com as cataratas em volta o tempo todo. O lado de cá é de longe o mais bonito, pois se tem uma visão panorâmica desta maravilha da natureza!
Beijinhos
Que reportagem fantástica, Bia!
ResponderExcluirTenho visto filmes e reportagens com fotos em panorama, é
um lugar que está na minha lista para visitar demoradamente.
Gostei dos pormenores que indicou.
Continuação de uma vida aventurosa repleta de aventuras.
Beijinhos.
~~~~
Oi Majo!
ResponderExcluirTem que vir mesmo, vai adorar! Ali você se sente numa verdadeira aventura na floresta, e com muita água! Mas cuidado com os espertos quatis, que apesar de bonitinhos, são animais selvagens...
Beijinho
Bravo Beatriz!
ResponderExcluirPour pratiquer le français, je t'écris dans cette langue!
Aller à Iguazu est un voyage que je rêve de faire :)
Tu as fais de belles photos et j'adore ton quatis" qui fouille la poubelle!
Bises et bonne continuation :)
Merci de me aider, Noushka! Comment bonne photographe que vous êtes, j'imagine que les belles photos que vous obtiendrez dans Iguaçu.
ExcluirOui, les "quatis" laveurs son mignons, mais très impoli, ha ha...
bon week-end!
Eu acho que nesta situação adversa do clima, eu iria com aquele grupo que retornou logo, não sou muito de trilhas e aventuras em matas.
ResponderExcluirMas adorei seu passeio, seu texto impecável, sempre nos mostrando um costume, um local diferente.
Bacana mesmo, Bia.
Um beijo.
Pelo que pude perceber, o tempo lá em Foz do Iguaçu é sempre incerto, chove "canivetes" e meia hora depois já aparece um sol de deixar qualquer um com insolação! Mas trilha é assim mesmo, tem que ir preparada para tudo, rs rs. Eu ADORO tudo isso, embora hoje eu quase não faça mais como gostaria...
ExcluirBeijinhos Maria Célia
Que passeio incrível, é um lugar maravilhoso.
ResponderExcluirBom fim de semana
Beijinhos
Maria
Obrigada pela visita Maria!
ExcluirRealmente foi um final de semana surpreendente! Mas acho que não vou aguentar mais ficar tanto tempo sem visitar as cataratas (a última vez tinha sido há mais de 20 anos!). Bjs
Hi Beatriz, those Iguacu falls are amazing. I learn so much from your blog posts. Thanks for sharing. Jo
ResponderExcluir