Translate

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Voa Vida Leve

Tucano-toco e seu bico amarelo. Já viu um tucano voando livre no céu? É muito, muito lindo, sempre aos pares. Mas e este bico enorme não pesa?  Claro que não, ele tem uma camada oca por dentro, assim ele consegue voar lindamente sem que seu bico atrapalhe.

Já faz uns 3 meses que estive lá, mas as lembranças estão sempre voando em minha memória! Em Foz do Iguaçu está o maravilhoso Parque das Aves, ao lado das Cataratas que separam Brasil e Argentina. Um calor úmido, com chuva forte de repente no meio da tarde, e depois um sol radiante, tudo isso contribui para a magia do lugar! A história começou na Namíbia quando um casal que adorava aves ganhou um papagaio do Congo de presente. Alguém então sugeriu que eles viessem para o sul do Brasil e construíssem um parque para crocodilos. Que ideia! Tá, eles até colocaram alguns pequenos crocodilos lá no covil dos répteis, mas o que eles gostavam mesmo era de observar os pássaros. Dennis Kroucamp e sua mulher Anna, que é veterinária, compraram umas terras de floresta subtropical em Foz do Iguaçu, retiraram todos os detritos acumulados nas terras ao longo dos anos e toda a vegetação invasiva e replantaram somente a mata nativa. Encantados com toda a beleza do lugar, começaram a fazer trilhas no meio da mata e criaram ali um parque para a aves, inaugurado em 1994. Hoje são mais de 1320 aves de diferentes espécies, sendo o maior parque de aves da América Latina, com 50% delas resgatadas de ambientes de maus tratos ou tráfico ilegal. 

A magia está literalmente no ar e você, uma vez ali dentro, não quer mais sair. As aves ficam soltas em vários espaços e você pode passar no meio delas. Toda a área é coberta lá em cima por telas que as impedem de fugir e serem capturadas. Quando entramos no enorme viveiro das araras é uma loucura total! As araras vermelhas, as coloridas e as azuis fazem voos rasantes ou ficam do teu lado apenas observando antes de voarem para as árvores novamente. Não queria mais sair dali. Quase consegui conversar com uma delas! O lago dos Flamingos é também fascinante, próximo ao restaurante. O Casuar, considerada uma das aves mais agressivas e territorialistas do mundo passeia ao longe tranquilamente. Os Tucanos são imbatíveis com sua elegância. E no meio do caminho tinha um borboletário, tão suave como o bater das asas das coloridas borboletas... Um dia quente, úmido, chuvoso, suave e mágico!!!

Toda a leveza dos Flamingos

Hora da comida!

 Agora chega!

Tucano-de-bico-verde, mais tímido que seu primo mais famoso

Ah, como eu adoro essa revoada!!!

Um Mutum distraído no meio da trilha.... Depois de fazer pose para a foto, ele saiu andando tranquilamente

Isso mesmo, cada um no seu galho!

Uma borboleta-coruja pousou bem na minha frente!

Um lanchinho para as "Farfalle"

Tentando estabelecer um contato......

14 comentários:

  1. Que maravilha de lugar, hein, Bia, um verdadeiro paraíso natural, tantas aves belas, magníficas.
    Imagino como você se sente à vontade neste ambiente.
    As fotos são encantadoras, um colorido maravilhoso.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Maria Célia, as vezes sinto que estou em meu habitat natural, he he. Mas acho que o ambiente contamina todo mundo da mesma forma, dá uma vontade enorme de ficar ali e voar com todas aquelas aves....
      Beijinho

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ao vivo e a cores é ainda mais espetacular, Pedro!

      Excluir
  3. Hello Bea,
    That must have been a magical trip going to Iguazu!
    That is place I would love to discover!
    The Green billed toucan is discovery for me, what a beauty!
    Lovely and lively photos :)))
    Warm hugs and keep enjoying your trips!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Noushka!
      In fact, It's a beautiful place and you need to know someday, since you're a bird lover!!!
      The macaws are extroverted and love to fly around, but the toucans are shy creatures that like to be photographed. This is incredible!
      many hugs

      Excluir
  4. Lindas fotos e muito coloridas! Fiquei encantada! Feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, obrigada!
      Bons ventos para você e um belo fim de semana!

      Excluir
  5. Que paraíso é esse, Bia? O meu filho ia pirar ao ver ararinhas azuis ao lado dele (influência do Rio, eu também adorei o filme). Já anotei a dica, para o caso de um dia seguir para esses lados.
    As fotos estão maravilhosas
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  6. Oi Ruthia!
    Este paraíso fica no sul do país, no estado do Paraná, e tenho certeza que o "pequeno explorador" vai amar tudo isso. Lá você pode ficar literalmente ao lado dessas aves multi coloridas e "quase" voar com elas, he he...
    Espero que gostem, como eu, que certamente irei voltar algum dia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia,
    Faz um tempão que fui para Foz, mas ao ler e o post me deu vontade de voltar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena Betty! Já tinha ido lá algumas vezes quando era adolescente, mas retornar foi fantástico! Reconfortante ver que a natureza continua esplêndida como antes!
      Bjks

      Excluir
  8. ainda existe quem proteja, em detrimento da extinção

    um lugar mágico, quente, húmido, chuvoso, suave, como o princípio do mundo

    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Manuela! Fico imaginando quando os primeiros exploradores espanhois chegaram ali e ficaram maravilhados com o que encontraram no novo mundo!
      Bjs

      Excluir