Translate

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Caraíva é assim...

(Isso sim é que é sombra e água fresca! Esta foto da Brusassaki mostra exatamente o imaginário de cada um de nós. Quem nunca se imaginou em uma praia deserta, mar azul, céu mais azul ainda, um banquinho (?) e o seu amor do lado??? Foto fonte: brusassaki)
(Tirei esta foto depois de caminhar pela areia no final da tarde. O céu logo se encheu de nuvens e choveu. Foi como um refresco depois de um dia cheio de sol! A praia de Caraíva é a principal do vilarejo e ideal para você esquecer do mundo!)
(Mais uma bela imagem de Caraíva lá longe, escondida em meio aos coqueiros. Aqui a praia que leva o seu nome. Paradisíaco, não!)
(Esta casa fiz questão de sentar na porta de entrada. Além da pintura em Terra Cota, as telhas são todas de madeira e colocadas de um jeito que impede totalmente a entrada de água da chuva. Dizem que dura uma vida inteira...será?!)
(As casinhas multicoloridas de Caraíva são uma atração à parte. Pintadas com tintas naturais e folhas de palmeira, também pintadas e coladas nas paredes. A criatividade ali rola solta!)
(A lanchonete "Canto da Duca" é bem natureba. Sanduíches naturais, sucos com frutas típicas do nordeste, e feijoada vegetariana!!! Isso sem falar no cheirinho delicioso do pão integral de mel pairando no ar o tempo todo!!!)
(Aí está o rio Caraíva correndo para o mar. O lugar é lindíssimo e as águas revoltas na maré cheia deixam um ar bem selvagem no lugar!)
(Esta indiazinha Pataxó estava bem na entrada da aldeia Barra Velha na praia. Depois nos acompanhou até lá em cima. Nas mãos, vários colares de sementes de Pau Brasil e outras espécies da mata. )
(Fui até a aldeia com um grupo de 5 pessoas e, depois das trocas costumeiras, sentamos numa roda para ouvir o pajé. Ah, ganhei um prato, garfo e faca de Pau Brasil em troca de um chapéu branco de pano. É, fiquei sem minha proteção contra o sol na cabeça, mas AMEI!)
(Deixamos para trás a aldeia Barra Velha e voltamos à Caraíva pela praia. São só 6 km de praia deserta e areia quente. Ainda bem que tem aquele mar azul do lado para um bom mergulho!!!)



Caraíva é um mundo à parte! Uma pequena vila entre o rio e o mar, onde não há ruas para carro e o acesso é feito por canoas. Ou seja, um refúgio! Pertence a Porto Seguro, de onde dista pouco mais de 30 Km, seguindo por estrada asfaltada até Trancoso e depois uma pequena estrada de terra. Descendo em Caraíva a visão é, no mínimo, inusitada. Dentro de uma reserva de mata atlântica e com praias praticamente intocadas, a primeira coisa a fazer é colocar a bagagem numa das muitas canoas que fazem a travessia no rio até o vilarejo (ida e volta 5 reais!). A vila é um charme com suas casinhas coloridas e ruas estreitas de areia onde carros são proibidos. Enfim, longe das buzinas!!! Dica para curtir Caraíva: DESACELERE. É isso mesmo, não adianta ter pressa ali. Andando pelas ruas da vila, logo você se depara com uma placa: "Calma, o sábio não se aborrece". É claro que na alta temporada de verão o tráfego de turistas é intenso, com barzinhos badalados e bons restaurantes (todos abertos!). Até pouco tempo, celular comum não pegava, apenas celulares rurais. Mas, se precisar se comunicar com o 'mundo exterior' há dois telefones públicos e um pequeno Cyber com banda larga no Bar Ouriço. O melhor mesmo é esquecer de tudo e curtir muitos quilômetros de praia de areia fina e águas transparentes. O respeito com o meio ambiente é evidente. Várias casas e comércios utilizam energia solar e eólica. O lugar se mantém preservado até hoje graças à boa educação ambiental dos moradores que cuidam das praias, restingas e mangues como ninguém! Todo lixo não orgânico é levado à cidade mais próxima para ser reciclado. Uma boa dica é sair caminhando pela praia logo de manhã e conhecer os simpáticos índios Pataxó (os primeiros a avistar a esquadra de Cabral em 1500). Da foz do rio Caraíva até a aldeia indígena Barra Velha são 6 km de praia deserta e paradisíaca. É bom ir em grupos pequenos e ter sempre em mãos algo para trocar com os índios (use o bom senso, é claro). Tirei pouquíssimas fotos, pois eles ficam inibidos, e se começar a tirar muito, logo querem cobrar! Eles fazem também colares de sementes da floresta, pentes, cestos e pequenos animais em madeira. Tudo é levado para vender na praia em Caraíva. Se for de carro de Trancoso ou Monte Pascoal, evite pegar a estrada a noite. As pontes são um pouco precárias e não há boa iluminação. Ah, em noite de céu claro não há programa melhor que sentar na areia da praia e ficar vendo as estrelas cadentes. E são muitas, viu!!! Ou então curtir uma fogueira e boa música no Bar Lagoa ou Bar do Porto. É...Caraíva, a vila que tem nome de peixe...

7 comentários:

  1. Oi Bia,

    Quando você esteve em Caraíva?
    A nossa casinha já nem exste mais, gostei de vê-la registrada.

    Sérgio.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio,
    Já faz algum tempo que estive em Caraíva... Mas a lembrança é boa e fiz questão de registrar! Ainda bem que minha memória é seletiva só para as coisas boas! Então aquela casinha vermelha era sua?

    ResponderExcluir
  3. Bia
    Um encanto. Nosso Brasil eh cheio de belas surpresas.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia,
    Caraíva é mesmo um mundo à parte. Você tem razão. Já estive várias vezes por lá. Adoro.
    E também adorei seu texto, e suas fotos. E seu blog que conheci agora. Parabéns, tudo muito lindo por aqui. Bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia,
    Concordo plenamente! Nosso país é cheio de lugares encantadores...e é preciso conhecê-los com carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Marli!
    Obrigaduuuuuuu pela visita! Que legal você conhecer Caraíva...morei lá perto por três anos (em Prado)e sinto muita vontade de voltar lá, agora só de férias!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bia que bom que você me achou, assim pude ter o previlégio de ver você também!
    Adorei!!!!

    ResponderExcluir