Translate

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Congonhas e os profetas

(Este é o registro por onde andei. Minha caminhada pelas ruas de pedra de Congonhas. Vai ficar na memória? Sim. Principalmente do meu tênis!)
(A principal ladeira que leva até a Basílica de Bom Jesus de Matozinhos lá no alto do morro. Mesmo com o friozinho do inverno, à essas horas eu já estava sonhando com uma piscina!)
(A igreja matriz é imponente e fica no morro oposto ao da Basílica e bem ao lado da "minha" pousada. A única aberta todos os dias para o público para as missas populares)
(Uma graça a pousada "Casarão de Pedra" que ficamos. Justamente por ser de pedra, sentimos muito frio à noite. É de uma família mineira bem simpática. Super prestativos, o pessoal da cozinha toda hora oferecia biscoitos caseiros feitos no forno à lenha. A Pousada fica no alto, ao lado da igreja matriz: (31)3731-4229 ou http://www.casaraodepedra.com.br/
(Um passarinho resolveu pousar na ponta do dedo do profeta bem na hora da foto e por ali ficou o tempo todo sem a menor cerimônia. Parecia olhar perdido o horizonte esperando o sol se esconder atrás da montanha...)
(Detalhes dos profetas Josué e Daniel. Repare que na mão direita de Josué faltam os dedos. Além disso as escritas marcadas em pedra sabão tem nomes e datas de sei lá quem. Ainda bem que hoje há vigília nas estátuas 24 horas! Um dia as estátuas irão para um museu coberto e ali ficarão as réplicas. Melhor assim, que também ficam protegidas das intempéries do tempo!)
(Profeta Daniel guardando a porta principal da Basílica.)
(Portão de entrada do santuário no alto do morro do Maranhão. Ao longe lá embaixo dá pra ver a cidade de Congonhas. Agora, imagina a subida!!!)
(Aqui está a famosa Basílica de Bom Jesus de Matozinhos com os 12 profetas de Aleijadinho. Finalmente conheci mais um Patrimônio Cultural da Humanidade, que antes só via em cartões postais! )
(No meio do caminho, sempre subindo a ladeira de pedra, fica o Museu da Imagem e Memória. Ali está toda a história de Congonhas e seu povo. É um museu simples, pequeno e muito interessante. Vale uma pausa nele para depois continuar subindo...)
(Lá em cima já se avista a Basílica. Ao lado ficam as seis capelas com os passos da Paixão de Cristo. Neste dia as capelas estavam fechadas para visita, mas o visual como um todo é cenário para muitas e muitas fotos!)
(No meio do caminho tinha uma igreja....um pouco descascada, é verdade, mas de estilo barroco inconfundível! Pausa para foto e um pouco de água, que ninguém é de ferro!)
(Já quase chegando no santuário, na última ladeira no meio do caminho tem várias lojinhas de artesanato típico do local. São estatuetas mirins dos profetas, santinhos e tudo mais. Bom para distrair o olhar e o cansaço.)

Há tempos estava planejando ir a Congonhas, uma das últimas da minha lista de cidades históricas de Minas. E aqui está. Um final de semana é o suficiente. Escolhida pelas Nações Unidas como Patrimônio da Humanidade, a cidade guarda um dos mais belos conjuntos religiosos do Brasil Colonial: o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos. E olha que eu nem sou assim tão religiosa...mas as estátuas dos 12 profetas em tamanho natural são um colírio para os olhos! Belíssimas, esculpidas em pedra sabão por Aleijadinho, as 12 estátuas são as guardiãs da Basílica, que fica no alto do morro do Maranhão. Sim, meu caro, no alto do morro. E haja ladeira para subir até lá! A cidade é do século 18 e as ruas antigas são de pedra (muitos escravos calçaram aquelas ruas!) Por isso recomendo ir de tênis próprio para caminhada ou mesmo trekking. Chegando lá em cima, o resto é o resto. Fomos agora no inverno, num fim de semana comum. Com aquele céu azul, todos os profetas e sem turistas. Digamos que....o santuário era só nosso!!! Congonhas nasceu do sonho dos portugueses, que ali chegaram por volta de 1700 em busca do ouro. Dizem que tinha tanto do precioso metal, que bastava uma chuva mais forte e ele já aparecia na superfície da terra. Uau! Passada a corrida do ouro, a cidade pouco se desenvolveu e hoje vive do turismo. Ela faz parte do circuito turístico da Estrada Real, que liga várias cidades históricas de Minas à Paraty, no Rio de Janeiro. Para quem curte a natureza, tem opções como cavalgada, trekking e mountain bike. Vale à pena visitar pela grande obra do gênio mulato Aleijadinho. Mas confesso que achei as estátuas um pouco detonadas. Algumas faltam os dedos, muitas riscadas com nomes ou declarações de amor e algumas com fungos. Como são protegidas pela Unesco, a intenção é preservá-las em um museu coberto e deixar ao ar livre réplicas feitas de um material mais resistente. Afinal, a cultura de um país não pode se perder assim. Esta é minha impressão. Valeu Congonhas!!!
* Para caminhadas ecológicas:
Grupo "Pelas Trilhas": (31)9229-9242 ou http://www.pelastrilhas.com/
* Distâncias de Congonhas à:
Belo Horizonte: 78 km
Rio de Janeiro: 370 km
São Paulo: 580 km.

10 comentários:

  1. Oi Bia,
    Estive em Congonhas e gostei muito do lugar, especialmente das obras do mestre Aleijadinho
    Tenho um post dedicado a elas em meu blog.Dá uma olhadinha, se desejar.
    http://www.aerrantecaminhante.com/search/label/Congonhas%20do%20Campo
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Yoyo,
    Vou já ver o seu post! Realmente, as obras de Aleijadinho são de cair o queixo.
    Fui a Congonhas na semana passada, um frrrrrrriiiiiiio de arrepiar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia! Belas fotos e belas memórias hein? Lindo estava o dia e o céu. Estudei Aleijadinho e toda a história de Congonhas no colégio e tinha muita vontade de conhecer, e ainda não conheço! Um dia ainda irei!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Liana! Aquele santuário é absolutamente encantador e mais uma vez as obras de Aleijadinho me deixam boquiaberta (a outra vez foi em Ouro Preto)!!! Você não vai se arrepender quando conhecer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi BIa, quando eu fui para Congonhas, se podia ver as capelas, mas detrás de uma grade. Sabe como está isso agora?
    E vc tem razão, deviam substituir os profetas por réplicas e colocá-los em um museu. Ademais pq a pedra-sabão é uma pedra porosa que sofre muito com as intemperies.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Patrícia,
    Hoje não há mais grades impedindo a visitação (só à noite). Os profetas passaram por uma restauração e limpeza a algum tempo, quando não era permitido vê-los de perto. Mas o certo mesmo seria um museu, afinal o tempo é impiedoso!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Bia,
    Que lugar delicioso !! Nunca fomos á Congonhas, na verdade conhecemos pouco de Minas, é uma viagem que queremos fazer !! Ah !! E as deliciosas comidas então... Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá casal! Em um dia é possível conhecer o melhor de Congonhas!!! Vocês vão gostar,sem dúvida. Afinal, não é sempre que temos a chance de conhecer um Patrimônio da Humanidade, não!
    Beijos

    ResponderExcluir