Translate

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

E assim termina a caminhada

Num dia lindo como este, que tal parar num lago azul formado pela maré e usar a água como espelho?
Trancoso já dá saudades! Suas casinhas multicoloridas convidam ao encontro com a "baianidade". Ali pude provar o mais delicioso sorvete de iogurte natural com mel silvestre, granola e calda de hortelã, e inúmeros passarinhos ao redor curiosos querendo provar também!
E no meio do caminho tinha uma praia linda, águas transparentes, conchinhas brilhantes ao sol e uma canoa: Itaquena é o seu nome!!!
Mais uma praia deserta, e a lua já ía despontando lá longe. Vale lembrar que praia assim, só mesmo na baixa temporada!
A caminho de Curuípe uma praia cheia de pedras negras lindas! Fiquei na dúvida sobre sua formação, pena que as pedras não falam...
Curuípe vista de cima, não parece um paraíso perdido?
Ao longe já se vê Trancoso. Mais uma boa caminhada na areia branquinha...e quente!
Pegamos uma carona nesta escuna para chegar a Porto Seguro.
Porto Seguro tem de tudo um pouco, bolsas de palha, carrancas de madeira e indiozinhos querendo te vender qualquer coisa o tempo todo!



De novo com os pés na areia e a nossa caminhada parece não ter fim! Curuípe é a próxima parada. Lugar aconchegante e de uma beleza ímpar, principalmente em noite de lua cheia à beira da praia. Já foi um refúgio quase deserto um dia. Hoje suas terras valem ouro! Mas eu já me sinto rica só de estar ali, sem possuir um grão de areia sequer. Do ponto mais alto de Curuípe já se avista Trancoso. Mas, infelizmente, nossos passos não vão tão rápido quanto a vista alcança. Devagar e sempre, aí vamos nós Trancoso! Que sossego (fora de temporada, claro!). Fui em setembro e encontrei um lugar calmo, leve e solto. Mas se vai chegando o verão......O que antes era um local tranquilo para se desligar do mundo, deu lugar a um turismo eclético em plena expansão. Ali ferve com figurinhas tarimbadas, gente famosa e artistas. Hora de ir adiante até Arraial D'Ajuda. Ufa! Enfim já dá para dormir em um hotel, comer num bom restaurante e tomar banho de água quente!!! Não que os banhos de rio fossem ruins, entenda bem.... O quê, não vai me dizer que já está com os pés doendo? Relax, é hora de pegar uma carona em uma escuna e seguir até Porto Seguro. Já fui algumas vezes a Porto Seguro, mas a cada ano que passa, com o acelerado crescimento urbano e os vôos internacionais, a cidade se tornou turisticamente comercial e recebe visitantes do mundo inteiro o ano todo, uma loucura! Se você quer sossego neste verão, esqueça. É claro que com tudo isso os problemas ambientais também vão crescendo. Mas esta já é uma outra estória... Ainda assim, é impossível olhar o mar e não se maravilhar com sua cor, imensamente azul! É....você é mesmo um privilegiado. E termina aqui minha caminhada, com a certeza de ter conhecido e participado de mais um pedacinho da história do Brasil. Au Revoir!

8 comentários:

  1. Bia, que delícia deve ser Porto Seguro, Arraial e Trancoso fora de temporada!
    A primeira vez que fui em 1988 isso ai era um deserto...muito mato, praias desertas e o unico movimento era na Passarela do Alcool, à noite.
    Pois bem, voltei em 2008 e Nossa Senhora!Onde era mata virou uma avenida beira mar lotado de hotéis, uma muvuca danada nas praias...fui em fevereiro- uma semana antes do Carnaval. Só achamos sosssego na Praia do Espelho...ah! Que lugar mágico!Um dia eu posto as fotos de lá!
    Um beijo grande pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz
    Maravilha de fotos; praia sem muvuca é tão mais bonita.
    Foi uma aventura e tanto. Muito legal.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. eh bia, que cores mesmo! e que mar! e que saudade!

    ResponderExcluir
  4. .

    . é sempre um prazer quando aqui venho . uma viagem que teço e des.teço na passagem dos dias tão findos quando a alma não se acrescenta .

    .

    . as fotos são sublimes e fantásticas .

    .

    . grat.íssimo pela presença no aniversário do #intemporal#, sem a qual, tudo seria efectiva.mente mais pobre .

    .

    . um beijo meu .

    .

    . entre.tanto, é quase natal ... .

    .

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia! Amei seu coment´s lá no nosso cantinho e Bariloche é tudibom meeesmo

    vim aqui conferir o seu Blog,
    Lindas fotos

    Com carinho
    Ana
    www.viajaretudibom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Flavia,
    Tem razão, é muuuuuiiito melhor ir para a Bahia na baixa temporada, quando você encontra hoteís e pousadas disponíveis e gente de bom humor! Agora a beleza natural está lá o ano inteiro, que bom!
    Bjs


    Oi Mª Celia
    Sempre dou preferência às praias assim, quase desertas....é uma paz...
    Bjs


    Liana
    A cor das nossas águas são mesmo incomparáveis!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo
    Obrigada pelas palavras tão gentis e poéticas, como sempre! Feliz aniversário Intemporal e dias natalinos para você também...
    Bjs

    Oi Ana, seja bem vinda!
    Passarei por lá de vez em quando para saber das novidades!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. e nesta viagem

    eu também fui!

    escuna
    tartaruga
    porto seguro
    pedra da praia
    mergulho no mar

    obrigada Bia!

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir