Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A história das cidades

O casario colonial antigo e colorido de Ouro Preto é um charme e tanto! Daqui já saíram grandes fortunas de ouro. Hoje vive do turismo, e seus festivais de inverno e de cinema são super concorridos!
Chegando à estaçao de Mariana já se tem uma boa visão da bucólica cidade. Com menos ladeiras que sua vizinha Ouro Preto, ainda assim é preciso bater perna para descobrir novos lugares e conversar com as pessoas locais.
Mariana é a cidade mais antiga de Minas e também parece um cartão postal.
Uma ruazinha tão estreita de Ouro Preto que nem carro passa, mas cada porta guarda relíquias e artesanatos incríveis!
Subindo uma ladeira me deparei com uma casa de parede totalmente inclinada. Será a influência das ruas todas assim???
Delirantemente encantador, em cada esquina de Ouro Preto, basta olhar para o alto e lá está mais uma igreja. Por vezes cheguei a duvidar se este lugar tem tantas igrejas quanto casas pra morar!
Pelas ruas estreitas de Ouro Preto, muitas e muitas histórias estão registradas ali para sempre!
O Museu da Imagem e Memória fica bem no meio do caminho para os Profetas de Aleijadinho, e conta a história da cidade de Congonhas e alguns de seus ilustres habitantes.
O pátio de uma igreja monumental, bem ao lado da pousada onde fiquei em Congonhas, ali as pessoas aproveitam para colocar o papo em dia dos acontecimentos da pacata cidade.
A estação de trem de Congonhas manteve o nome antigo da cidade. A parada principal ali é um "Café" que, infelizmente, estava fechado nesse dia.
Os doze profetas de Aleijadinho estão aí, aguentando sol e chuva, raios e trovões há séculos! Então, aproveitei e fiz um pedido à cada um deles! Ainda estou esperando, claro. Mas eu ainda sou nova e, também, muito paciente...
Na subida para a famosa Basílica uma parada para olhar a cidade e esquecer que ainda estamos na metade do caminho!!!
Em frente a Basílica de Matozinhos no alto da cidade montanhosa...
Gosto de registrar o chão por onde andei. Este tênis sofreu nas ruas de pedra de Congonhas!


Não é a toa que Ouro Preto ganhou o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. A cidade é de uma beleza arquitetônica sem igual (o maior conjunto do barroco brasileiro)! O melhor programa para o lugar é andar, andar e andar.....É sério! Só assim é possível conhecer as belezas escondidas nas ruas de pedra estreitas e, absolutamente, inclinadas. Descobrir cantinhos escondidos e antiguidades raras. Por isso, um bom par de tênis velho é essencial. Ver igrejas ornamentadas de ouro é bem comum, mas nem pense em fotografar! Chafarizes estão por todo lado, além de museus históricos que contam a vida nos séculos XVII e XVIII, época da Inconfidência. As cafeterias ao longo da Rua Direita são uma tentação.....Biscoitos caseiros mineiros, bolos, chás diversos e café moído na hora, tudo quentinho e saindo fumaça! A noite os restaurantes oferecem música ao vivo e pratos típicos. Difícil é escolher um. A maioria deles não se vê da rua, pois foram feitos aproveitando os antigos calabouços da época dos escravos e ficam a alguns metros abaixo do nível das ruas. Uma boa ideia é pegar o trenzinho "Maria Fumaça" e ir até Mariana, a mais antiga das cidades históricas de Minas. São 15 km de um passeio tranquilo. Bucólica e cheia de história pra contar. Um pouco mais distante, a 65 km dali, fica Congonhas. Mais uma imperdível no Circuito da Estrada Real. Esta foi construída pelos escravos no século XVIII para facilitar o escoamento do ouro até a sede da Coroa, no Rio de Janeiro. Os áureos tempos ficaram para trás. Hoje é só sossego! A Basílica de Matozinhos, seu principal cartão postal, abriga os 12 profetas de Aleijadinho, todos esculpidos em pedra sabão. Agora, com o friozinho do inverno chegando, as cidades históricas são uma boa pedida para esquentar o corpo, já que não dispensam uma boa caminhada. Carro? Só na hora de ir embora. Bicicleta? Só para quem tem fôlego de empurrar na subida! E haja subida!!!

13 comentários:

  1. ADOREI passear, em pensamento, por essas cidades históricas!!!!
    Bjs
    Cissa

    ResponderExcluir
  2. a história das cidades é a nossa história

    serão os homens, um dia, património da Terra?

    aí, será apenas o paraíso!

    lindas as tuas viagens Bia e Ouro Preto é a terra mais bonita do Brasil!


    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  3. BIAAAAA!!!!!!!!! Que saudade das cidades históricas mineiras eu senti ao ler teu post! Eu amo Tiradentes, já fui várias vezes...Ouro Preto, Mariana, São João D'El Rey....fiquei uma semana viajando pelas cidades históricas há um tempo atrás(nem me lembro quando foi...acho que isso tem uns 4 anos)Não conheci Congonhas, mas eu te confesso que tenho medo das figuras do Aleijadinho...rsrsrs Tenho pavor daquelas caratonhas que ele esculpia! rsrsrs só eu! Adorei esse post e suas fotos, como sempre! beijão querida,

    ResponderExcluir
  4. .

    . é sempre um prazer in.questionável passar por aqui . e por aqui passo sempre na cadência de tantos os dias .

    .

    . este é um espaço do qual não prescindo .

    .

    . por todas as razões .

    .

    . um beijinho meu, sempre amigo .

    .

    . paulo [intemporal] .

    .

    .

    ResponderExcluir
  5. Bia, sabe que uma viagem à cidades históricas de Minas Gerais está na nossa lista!! Um desejo!! Já valeu ter viajado pra lá, aqui com você!! Bjs do outro lado do mundo!!
    Ellen & Antonio

    ResponderExcluir
  6. Olá Casal!!!
    Sei que vocês estão curtindo muito a Coréia do Sul! Tudo tão organizadamente lindo....Continuo acompanhando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Paulo, meu caro amigo
    É sempre um prazer tê-lo aqui comigo por tantos caminhos e descaminhos...
    PS: não consigo mais comentar lá no Intemporal, o que houve?
    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Ei Glorinha!!!
    Confesso que das estátuas dos profetas de Aleijadinho são um tanto quanto carrancudas....mas também já estão um pouco gastas pelo tempo, o que as deixa menos barrocas e com cara de triste...Merecem uma boa restauração!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Manuela
    Talvez o patrimônio da Terra seja a natureza, ou o que dela conseguir se perpetuar....
    Ouro Preto sim, é uma das terras históricas mais lindas que conheci!!!
    Beijinhos minha amiga

    ResponderExcluir
  10. Bia!
    Que viagem no tempo. Essas cidadezinhas de Minas são um encanto. Ouro Preto é cheia de história e histórias. Lindas fotos. Mariana é pequena pérola.
    Viajei com você.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Bia

    Essas cidade históricas de Minas Gerais são lindas demais!!!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Suas obras reconfortante fascina meu coração.

    Por favor, olhe bonito garotas japonesas.

    Comemoração das meninas KIMONO linda

    A oração de toda a paz ...
    Por favor, Tenha um bom fim de semana.
    Saudações.and ABRAÇO FORTE!

    A partir de Saga, no Japão.
    ruma

    ResponderExcluir
  13. Lindas imagens, Bia! Adorei viajar com você!
    Beijos

    ResponderExcluir