Translate

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Que lindo...

A beleza do mangue só enobrece sua função de berçário de peixes e filtro natural. Historiadores e naturalistas, como Ausguste de Saint Hilaire, já registraram essas áreas em sua passagem pelo Brasil nos final de 1.700, como grandes bosques de exuberante riqueza natural (foto portalsaofrancisco).
O manguezal ainda resiste no meio do caminho, entre Caraíva e Corumbau. Espero que ainda esteja lá...
Um recanto de praia sem poluição no litoral fluminense. Não resisti quando, no meio de uma caminhada, vi este lugar tão bucólico...
É este exemplo que queremos dar às futuras gerações? Lixo e prédios de luxo parecem conviver na maior harmonia na beira da praia!
Ainda bem que existem lugares preservados como a praia do Moreira, no litoral da Bahia...




Quando o mar quebra em ondas na praia é lindo.....e infelizmente, poluído também. Não é de hoje que os mares são maltratados e não têm o tratamento que merecem. A contaminação constante de poluentes ameaça os peixes e outras espécies marinhas, além da nossa própria. Isso sem falar das consequências do aquecimento global, que já vivenciamos, mesmo sem querer. O nível dos mares já está subindo, e a uma velocidade acima do que os cientistas previram. Um país como o Brasil, com 7.408 km de litoral e mais de 2000 praias, precisava ter mais cuidado com sua belíssima biodiversidade. Além de sustentar a vida em todo o planeta, os oceanos são importantes para nós, tanto biológica quanto economicamente, já que são áreas de grande produtividade. Sabendo que 60% de toda população mundial vive nas zonas costeiras..... Dá um friozinho na barriga só de imaginar aquele monte de lixo sendo jogado no mar todos os dias..... Todos falam da destruição das florestas no mundo todo, e não há a menor dúvida disso. Mas e os manguezais que ainda resistem às margens dos oceanos? Eles estão sendo destruídos quatro vezes mais que as florestas, causando alguns milhões de dólares de prejuízo em áreas de pescaria e proteção contra enchentes. Os mangues, além de funcionarem como berçários de peixes, armazenam carbono e servem de defesa contra grandes enchentes e ciclones. Mas parece que o ser humano só começa a se preocupar quando afeta o seu bolso. Então, já estamos atrazados, pois o mundo está gastando milhões em recuperação de suas áreas litorâneas destruídas pela "força" da natureza, contaminação das águas e peixes e contenção de enchentes. E aí, vamos sentar em nossas poltronas confortáveis e ficar assistindo à esta verdade incoveniente???

16 comentários:

  1. ... (suspiros)
    Ai Bia...vc sabe o quanto sou apaixonada pelo mar! Este vídeo é lindo demais! Obrigada por este momento ;)-salvei nos meus favoritos!
    Infelizmente é verdade ...os mares estão cada vez mais poluidos e sujos, a quantidade de vida marinha tem diminuido absurdamente e tudo culpa da EDUCAÇÃO do homem, ou da falta dela...
    Bjo grande e um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz
    Não sabia da importância dos manguezais, pra mim eles só abrigavam caranguejos.
    Como o ser humano pode ser tão sem consciência e poluir um local que ele mesmo curte, que são as praias?
    Que lindo aquele cantinho de praia que voc~e descobriu.
    Bjo e boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Revoltante mesmo, Bia!
    E é bem isso que você disse "Lixo e prédios de luxo ", um perto do outro e lançando todos os dejetos destes mega projetos no mar, nos mangues, nos rios. É o caso da Barra da Tijuca e seus grandes condomínios. Uma vergonha!
    E ainda dizem que este é o melhor país para se morar. Fala sério!
    Lindo vídeo, que beleza!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  4. Ei Flavia!
    Somos duas, he he!!! Você então conhece o mar a fundo, literalmente! Fico maravilhada quando mostra as imagens dos mergulhos naqueles lugares paradisíacos! Mas, se não cuidarmos dos oceanos agora, daqui a pouco não teremos mais os lindos jardins submersos para apreciar...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Célia
    Também já vi muito caranguejo nos mangues, e muitos pássaros, cobras, peixinhos e peixões!!!
    Eles realmente servem como um filtro natural e, por isso mesmo acabam ficando com toda a poluição...que pena!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. É mesmo Beth
    Lixo e luxo andam juntos o tempo todo, infelizmente... Pena que belíssimas cidades como o Rio, e tantas outras se apoderaram dos litorais de forma tão displicente!!! Acho que todos esses deveriam pagar um vale-poluição, como já fazem na França. E em caso de reincidência, o valor seria em dobro! Quero ver.
    Beijocas
    Bia

    ResponderExcluir
  7. Bia, minha Querida, o que é a primeira foto????? MARAVILHOSA! Pena que o homem tem o poder da destruição! ;)
    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
  8. Deliciosa viagem Beatriz.
    Bom fim de semanA.
    bJ

    ResponderExcluir
  9. Lindooo post!!!!
    Bem necessario
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  10. Oi She
    Realmente, esta imagem do mangue na linha d'água é demais!!! Onde morei, no sul da Bahia, tinha muito manguezal (dizem que é a maior faixa de mangue do litoral brasileiro), com muitas partes bem preservadas!
    beijinho

    ResponderExcluir
  11. Olá Anamar!
    Obrigada por fazer esta viagem aqui comigo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Os nossos parabéns por este post de alerta. O planeta bem precisa de consciencia ambiental.
    Boa Semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela visitinha Helena!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  14. Olá Vagamundos!!!
    É...esperamos que esta consciência ambiental seja também global!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. "o mar quando quebra na praia
    é bonito, é bonito
    o mar
    pescador quando sai
    nunca sabe se volta nem sabe se fica
    quanta gente perdeu seus maridos seus filhos
    nas ondas do mar
    o mar quando quebra na praia
    é bonito, é bonito"

    sei assim de cor...e a cor do mangal

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  16. Bia, vc anda por cada lugar lindo hein? Quase fui a Corumbau, mas na última hora optamos pra ir pra Maragogi em Alagoas...que tb é linda! Mas é triste ver o que o homem faz com o mar...Até aqui em Niterói, cujas praias oceânicas daqui da minha região eram límpidas, já andam poluídas devido à especulação imobiliária e falta de sistema de saneamento...uma vergonha! Esse prefeito de Niterói deveria ser preso! Beijos,

    ResponderExcluir