Translate

sábado, 11 de junho de 2011

Show da natureza

O grande lago de bactérias de Yellowstone é um show! A zona em azul é de água fervendo e é livre de bactérias. As partes em verde, amarelo e laranja são zonas onde crescem as bactérias em temperaturas sucessivamente menores (foto de David Mencin by N.G)




Quem diria que um dia as pessoas fariam fila para assistir bactérias em ebulição! Pois as bactérias de uma fonte termal atraem turistas no Parque Nacional de Yellowstone (EUA) há anos! Com uma coloração que varia de marrom, laranja, azul e amarelo, este efeito multicolorido é provocado pela bactéria thermophiles. O Parque de yellowstone foi o primeiro parque nacional do mundo (1872), fica em Wyoming e é mais conhecido por seus gêysers. Mas a piscina colorida formada por bactérias que crescem em água quente é um show a parte. A Grand Prismatic Spring é a terceira maior fonte termal do mundo; as outras duas estão na Nova Zelândia. A água ali no centro pode chegar a mais de 97ºC e, por isso mesmo, os cientistas acham quase impossível o local suportar algum tipo de vida, além dessas bactérias, é claro! Nas bordas deste imenso lago colorido, as águas são menos quentes, e é aí que as bactérias termofílicas crescem e produzem pigmentos coloridos, que funcionam como um protetor solar natural. Segundo os cientistas, a vida na Terra surgiu de uma "grande sopa quente de bactérias", então não é estranho que pesquisadores da NASA façam estudos para desvendar este mistério. Além do mais, esta fonte é rica em minerais, o que as mantém vivas! São coisas assim que me fazem pensar.....a vida, em todas as suas formas é mesmo incrível, não!!! Pesquisadores no mundo inteiro dizem que se as alterações climáticas continuarem neste ritmo, as bactérias podem sofrer sérias mudanças. E também as erupções dos gêysers (uma das grandes atrações do parque) ficarão cada vez mais espaçadas e, sob condições extremas, o espetáculo pode até mesmo desaparecer. Pena que o aquecimento global (onde o homem tem culpa!) ponha em risco não só as belezas naturais de Yellowstone, mas também as de todo o planeta!

8 comentários:

  1. Que incrível Bia! Eu não sabia deste lago de bactérias, achei fantástico!
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Uau, Bia, que extraordinário este teu post!
    Eu já ouvi falar desse lugar "Yellowstone", mas não sabia o que continha neste lago.
    Adorei saber disso e, espero sinceramente, que um dia, os homens respeitem e valorizem estes santuários para que durem pela eternidade.
    um beijo grande, carioca

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana
    Eu também vi este incrível lago pela primeira vez em um documentário da National Geographic há muito tempo e fiquei encantada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, também torço para que espetáculos como este não acabem jamais!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ei Beth
    Yellowstone é considerado um os lugares com mais vida selvagem no mundo! Espero que os americanos cuidem bem de seu santuário e que o munde acorde para as belezas naturais que estão se esvaindo aos poucos...
    Beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  6. Olá Beatriz, boa noite
    Este parque Yelowstone já tinha ouvido falar em várias ocasiões, só não sabia da maravilha deste lago de bactérias. Que espetáculo da natureza.
    O vídeo muito interessante.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá,td bem? Obrigada pela visita,seja sempre bem vinda!
    Seu blog é lindo, rico em informações impotantíssimas, estou adorando conhecer seu espaço, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha olhado para Yellowstone , que só conheço da TV, sob o ponto de vista das bactérias.

    Afinal são lindas!
    :-)

    ResponderExcluir