Translate

domingo, 21 de agosto de 2011

Lanzarote

Ilha de Lanzarote e seus "vulcõezinhos", que dão todo o charme da ilha no Arquipélago das Canárias. Localizada entre a ilha da Madeira, Espanha e próxima a Marrocos, acho que eu iria lá até nadando!!!
Viderias crescendo em "Vulcanicas Lapilli", em Lazarote (La-geria-vines). As pequenas paredes curvas de pedra são tradicionalmente usadas para proteger as videiras do vento constante.
Um dos muitos hotéis da ilha: "Sandos Papagayo" (foto alpharroms.com). Com a vista deslumbrante da playa de papagayo, como diminuir a onda de turistas na ilha? Impossível!!!
El Golfo, na Vila de Yaiza. Separando o lago verde entre a ilha e o mar, uma faixa de areia negra, formada quando da erupção de um vulcão!
La Graciosa, outro pedacinho perdido na ilha.
Na ilha de Lanzarote, a famosa Playa de Papagayo fica no Parque Natural "Los Ajaches". A praia é uma belíssima enseada de areia dourada protegida do vento por uma colina rochosa. É uma das mais visitadas no verão!
As Playas de Papagayo vistas de cima. Elas estão localizadas ao sul da ilha. Na verdade, são quatro praias de águas calmas de azul turqueza: Playa Mujeres, Playa de Papagayo, Playa El Pozo e Ródas Puerto Playa.
As Montanhas Del Fuego e seus inúmeros vulcões extintos. É um conjunto de vulcões na ilha de Lanzarote. As ilhas Canárias têm essas formações rochosas extravagantes devido a sua origem vulcânica a 35 milhões de anos atrás. E a ilha, assim como várias outras, surgiu da separação dos continentes Africano e Americano. Quanto fogo eles derramaram tempos atrás....
Caverna de Los Verdes (foto Luc L. viotour). As cavernas de Lanzarote e sua formação vulcânica impressionam!

Neste Arquipélago espanhol, proximo a Morrocos e ilha da Madeira, é sempre primavera! As ilhas Canárias receberam este nome no período greco-romano, quando o rei da Numídia mandou reconhecer o local, e depois lhe disseram que ali havia um grande número de cães (canárias = ilhas dos cães). Mas quero falar de Lanzarote, a mais pitoresca das ilhas do arquipélago. Embora eu não a conheça 'pessoalmente' (AINDA!), o sangue espanhol que corre em minhas veias me diz que não está longe de acontecer.....Quem sabe quando for visitar minha irmã em Barcelona?!

Lanzarote é um daqueles lugares que tinha tudo para não ter nada! Isso pela sua aparência áspera e com raras manchas verdes, que não esconde sua origem vulcânica. O que mais dizer de um pedaço de terra moldado pelo magma e esculpido de beleza natural? Talvez por isso a ilha seja conhecida como um pedaço de Arte/Natureza perdio no Atlântico. O Parque Nacional de Timanfaya tem o nome do grande vulcão adormecido, que no passado soterrou várias aldeias com seu manto negro de lava. Já no Vale de La Geria, no mês de agosto, o manto negro se cobre de verde e a zona dos vinhedos fica ainda mais bela. Num lugar tão inóspito, como as viderias conseguem crescer? Graças a pequenos muros circulares de pedra que impedem que a pouca água existente se evapore. A Vila de Yaiza, ao sul da ilha, é o ponto de encontro entre os vulcões e o Atlântico. Ali o mar azul engoliu parcialmente uma cratera e criou uma praia, El Golfo, deixando para trás um pequeno lago verde separado por uma faixa de areia. Com uma beleza única e tanta fragilidade a UNESCO resolveu classificar a ilha como "Reserva da Biosfera" em 1993.

Apesar do vulcão Timanfaya estar dormindo como um anjo a séculos, a erupção de hotéis e a 'lava' de turistas a cada ano começa a ameaçar este paraíso inóspito nas águas do oceano Atlântico!!!

9 comentários:

  1. Ufa! Que passeio maravilhoso! Desejo que realize o mais breve possível seu desejo de conhecer essa maravilha.

    A natureza é estonteante. As vinhas protegidas!!!

    Girassóis nos seus dias.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que lugar lindo!
    Bjos

    Flávia
    Ateliê da CaiÊ :)

    ResponderExcluir
  3. Celina,
    Um passeio assim, por lugares tão inusitados, merece ser vivido com todas as letras, não!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. .

    .

    . em lanzarote ainda não estive . estive sim em tenerife . no norte da ilha . onde visitei também um vulcão famosíssimo .

    .

    . estranhei a areia negra da praia . :) .

    .

    . uma boa semana .

    .

    . um beijo . bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
  5. Sempre que pesquiso Blogs de viagens e Turismo entro em depressão, tantos lugares para conhecer e tão pouco tempo para viver.
    Lindo Lugar.

    ResponderExcluir
  6. Nooossa, que lugar espetacular!
    Não sabia de nada disso. adorei!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  7. Hello Beatriz

    Great pictures on your blog, very good work.

    Greetings, Joop

    see you later again.

    ResponderExcluir
  8. Eu estive neste Lindo logar caverna de Los Verdes é lindo toda a ilha é magnifica vale a pena passar por lá recomendo. Vizitei a casa de Saramago A terra Mal amada As Vinhas o lago verde..Tudo È LINDO e Fascinante.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de voltar de Lanzarote e dei uma escapadela à Fuerteventura, sendo que as 2 ilhas estão separadas por uns meros 15 kms. Gostei muito da ilha e a sua beleza vulcanica tem o seu encanto. A não perder: la cueva de los verdes, los jameos del agua e claro o parque de timanfaya...Muito vento para Windsurf (uma paixao) e a animação nocturna de Puente del Carmen a não perder, sobretudo no puerto viejo ao fim de semana. Fuerteventura é muito mais seco mas prima pelas suas praias enormes e pelo vento constante!! Abraço

    ResponderExcluir