Translate

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Santo Google Ocean!

As estrelas-do-mar vivem em quase todos os mares, principalmente perto de praias rochosas ou portos. Elas ADORAM comer moluscos, crustáceos e (argh!) vermes marinhos! E ainda continuam enfeitando os fundos de areia......(foto: fotoseimagens)
Peixinhos "Sargento" se aproveitam do vai e vem das marés para buscar comida na água tão clara!!! Ah se todos os mares fossem assim....(foto: jornalbahianorte)
Parece um arranjo de flores! Esses corais, além de deixar o fundo do mar mais belo, ainda servem de abrigo a vários peixinhos e crustáceos que vivem e se alimentam ali (foto: walpapers.com)
Todos os oceanos de nosso imenso planeta poderão ser visitados e 'mergulhados' sem nem sair de casa. Já pensou que delícia mergulhar ao lado de tubarões-baleia na Nova Zelândia ou com lobos-marinhos na Antártida? (foto: eternosaprendizes)
Esta foi a única foto tirada por mim aqui. Logo se vê, pela qualidade da fotógrafa, que o peixe "Cangulo" queria sair correndo dali, com medo de não sair bem na fita!
Estamos a um passo de entrar nos mares mais profundos e mais distantes, que só a mente pode alcançar. Estou pronta, e você? (foto: reconciliare.com)




Realmente, eu tenho que tirar o chapéu para Mr. Google! Um especialista britânico em vida marinha e uma oceanógrafa se uniram à equipe do google para colocar os oceanos no "Google Earth". As novas tecnologias da internet agora permitem que os usuários explorem o fundo do mar em três dimensões. Vários parceiros, como a Marinha dos EUA e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) têm contribuído com informações. Esta é uma ferramenta avançada, tanto para pesquisadores quanto para usuários comuns que querem conhecer os mares mais a fundo, literalmente! A maioria de nós pensa nos oceanos como uma vasta e longínqua extensão, às vezes azul e brilhante, às vezes fria e rude de dar medo. Não é de hoje que os oceanos estão em um estado lastimável em muitos lugares do planeta! Afinal são séculos de poluição, de pesca comercial em grande escala e barcos enormes com tecnologias cada vez mais poderosas. Pelo menos dessa vez a tecnologia está do lado certo, ajudando pesquisadores na solução dos problemas. E todos nós ganhamos com isso. Com a evolução da câmera e a localização por satélite, será criado um novo gênero de filmes da vida selvagem. O olhar de espectadores, como eu, vai se confundir com o olhar dos animais. Ou pode parecer que estamos nadando lado a lado com um cardume de pequenos peixes.......ou grandes, já pensou???
Me perdoem os que têm medo de águas profundas, mas esta combinação perfeita de tecnologia e imagem vai poder levar os oceanos à mente de qualquer pessoa......e sem precisar se molhar com uma gota sequer!!!!


26 comentários:

  1. Fotos lindas! Saudades de mergulhar em água quentinha e cristalina!
    Esse fim de semana fui para Cabo Frio e tava friiiioooo! brrrr...rsrsrs
    Lindo filme!Vou colocar para ver na TV do meu quarto quando eu for dormir...relax total!
    Bjos grandes

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia!!!!
    Logo imaginei que você ía 'mergulhar' neste post! Poxa, já fui a Cabo Frio tantas vezes e NUNCA mergulhei lá! Acho que da próxima vez vou procurar umas dicas lá em Arraial. Nada de "scuba diving" por enquanto, só mergulho livre (porque, infelizmente, não é como andar de bicicleta....neste caso a gente sempre esquece, rs rs rs)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Bia, o vídeo é um total relax e perfeito para a gente ficar vendo quando quer desestressar.
    Agora, o Google é de excelência seu trabalho e agora debaixo d'água, que coisa incrível.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  4. Bia eu nao sei se gosto ou nao deste fato sabia? Ainda estou pensando sobre...
    Mas o mar è lindo mesmo. Me assusta muito, pela sua imensidao, misterio, mas o respeito tanto!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth!
    Tem razão, "Mr. Google" é incomparável! Acredito que com esta nova dimensão muitos cientistas vão poder acelerar suas pesquisas visando proteger nossos mares!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Olá Brenda! É sempre bom conhecermos melhor o ambiente em que vivemos ou, pelo menos, que usufruímos. Acho que assim as pessoas vão cuidar mais quando puderem ver quanta beleza há no fundo dos oceanos e que, aos poucos, estamos destruindo!
    Beijossss!!!!

    ResponderExcluir
  7. O mar eh misterioso, inquietante. Nas profundezas ainda mais. Adoro mergulhar, mas confesso que sou um pouco temerosa com o mar.
    Mas, respeito e carinho pelos oceanos eh fundamental para que nossos filhos e netos, e os que vem depois possam ver essas maravilhas preservadas e cheias de vida.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. É mesmo Claudia, também espero que as gerações que ainda vão nascer possam um dia ver essas maravilhas que nós conhecemos!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Desse mergulho sem água não tenho medo. Obrigada pelo presente dessas lindas informaçoes. Belíssimos os corais.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. no mar profundo ao lado dos peixes

    lindo!

    mas apesar de toda a poluição,ainda há poucos dias, nadei por aqui numa prainha pequenina e um cardume de peixes acompanhava os nossos movimentos e eu juro! que nos mordiscava os dedos e os braços

    foi uma sensação tão reconfortante

    um beijo Bia!

    manuela

    ResponderExcluir
  11. Oi Manuela! Também tive esta sensação incrível com peixinhos nos beliscando quando nadava no estuário de um rio com o mar da Bahia! Foi maravilhoso. Aliás, vou fazer isso de novo nas férias!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Mergulho sem água também é válido Celina! Em pensamento podemos tudo, ainda bem!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi Beatriz,

    muito bonito seu cantinho aqui! Gostei muito de ver esse seu cuidado com a Natureza relacionado às viagens!
    Gostaria muito de falar com você, você faria a gentileza de contatar comigo? p.ssoares@yahoo.com
    Obrigada!
    Beijo, Patricia

    ResponderExcluir
  14. Oi querida Bia! Ameeeeeeeeei, pois tudo que se refere ao mar eu adoro, sou verdadeiramente fascinada por ele! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  15. Hi There, Thanks for coming to my blog. Hope you come back soon. I am SO enjoying yours!!!! Wow--what gorgeous water. Love the colors--and the clearness! Incredible... AND--those starfish are gorgeous... I'd love to see that in person someday.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  16. Oi Beatriz, amei teu blog, quero te agradecer a participação no meu blog, coloquei seguir no teu acima, mas não consigo visualizar a lista de seguidores do teu blog, me confirma se aparece como eu seguindo também, bjos, to pesteada de gripe, heheh, mas volto aqui mais vezes para conversarmos melhor. bjos

    ResponderExcluir
  17. This is wonderful sea view! So clear delicate colors of the water.

    Thanks for you visit:-)

    ResponderExcluir
  18. Oi Patrícia!
    Grata pela visita! As fases mais marcantes de minha vida, desde o nascimento (rs rs) até trabalhos voluntários estão marcadas pelo mar. Então, morro de saudades, agora que estou vivendo longe!!! Vou te mandar um e-mail sim!
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Eu também She, sou perdidamente apaixonada pelo mar! E fico "p" da vida quando vejo alguém maltratando ele.....
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Hello Betsy!
    Thanks for coming! If you come to Brasil, you can see starfish e colored fish in person in our big blue ocean!!!! Come any time!
    Big hugs to you

    ResponderExcluir
  21. Bom dia! Meu nome é Juliana e trabalho no Cinema no Rio, um projeto que passa pelo vale do rio São Francisco levando cinema às populações ribeirinhas.

    O Brasil tem regiões muito bonitas ainda pouco exploradas. Sei que seu blog busca pautas diferentes e valoriza locais que possam trazer experiências únicas para seus leitores. Assim, acredito que seria bem interessante mostrar um pouco das lindas paisagens - e inusitadas histórias - que o Velho Chico oferece.

    Esse ano o projeto completa sete anos de difusão da sétima arte, e aproveita para comemorar os os 510 anos do Velho Chico.

    O projeto começa no dia 6 de outubro. Temos um fotógrafo na equipe - André Fossati - que pode disponibuilizar as imagens.

    Qualquer dúvida, estou a disposição!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Oi Juliana, legal o projeto.
    Vou lá no seu blog agora!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Spiderdama
    Sea water is really wonderful, isn't it?
    Thanks for your visit, and welcome whenever you want!!!

    ResponderExcluir
  24. .

    .

    . querida bia,,, .

    .

    . hoje senti.me nas maldivas . onde estive em 2007 . pela cor do mar . pela transparência . pelas espécies dos peixes . pelos corais .

    .

    . bel.íssimo . foi . mais uma vez . um prazer passar por aqui .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
  25. Oi Paulo!!!
    Então você esteve nas Maldivas....que MARAVILHA!
    Acredito que o paraíso deva ser bem parecido, não!
    Sempre é um prazer recebê-lo aqui
    Um beijo

    ResponderExcluir
  26. Ei Alexandre! É verdade, a criatividade dentro da "Google Family" é coisa de outro mundo!!! Resta a nós, pobres mortais, aproveitar toda essa tecnologia que eles nos oferecem, he he...
    Bj

    ResponderExcluir