Translate

sábado, 10 de setembro de 2011

Parque Nova Baden

O velho cassino da cidade de Lambari funcionou por apenas um dia, antes de ser proibido no Brasil! A cidade é porta de entrada para o parque Nova Baden, a 5 km de distância.
Nada como parar para um descanso na "Trilha dos Troncos". Eu e minha irmã não pensamos duas vezes, e com o som dos pássaros e o barulho da água, a vontade era de tirar uma soneca ali naquele tronco....
A "Trilha dos Palmitos" é perfeita para começar a esquentar a longa caminhada que temos pela frente! (calphotos)
Uma das cachoeiras da trilha das Sete Quedas. A água gelada convida a um banho de roupa e tudo nos dias mais quentes do verão!
O macaco-prego anda solto por todo lado, às vezes nos seguindo, e parece rir da nossa cara o tempo todo!
As araucárias predominam em meio a mata atlântica. O clima super agradável nos faz perder a noção da hora... (calphotos)
Assim que chegamos ao parque, é esta a visão que temos da estrada de terra, com a casinha vermelha na recepção com as informações necessárias.

"Um grupo de macacos, percebendo a aproximação de seus perigosos parentes, e na tentativa desesperada de mantê-los afastados, lançou imediatamente suas armas biológicas de efeito moral devastador sobre os intrusos". Esta cena, digna de um filme de ficção, se deu quando nosso grupo fazia o levantamento das trilhas do Parque Estadual de Nova Baden. E as armas biológicas usadas pelos macacos eram seus próprios excrementos. Intrusos educados que somos, saímos de fininho em outra direção, deixando nossos amigos reinarem novamente.
Este parque estadual fica localizado no município de Lambari, no extremo sul de Minas Gerais e possui 350 ha de pura mata atlântica. Na área do parque podemos ver exemplares típicos da nossa mata atlântica, como o gigante jequitibá, peroba e cedro. E é claro, as belíssimas araucárias!!! Espalhadas por todo lado, foram introduzidas pelo Dr. Américo Wernek, proprietário da antiga fazenda onde hoje funciona o parque. Ele chegou à região em 1889, com uma ideia na cabeça e uma vontade no coração: desenvolver um projeto ambiental e de fruticultura com a comunidade vizinha. O que ele não sabia, porém, é que um dia se desencantaria com o nosso sistema político a tal ponto que abandonaria tudo para nunca mais voltar. Originário da região de Baden Baden, na Alemanha, ele foi a inspiração para o nome do parque depois. Segundo a constituição brasileira, todos têm o direito a um ambiente ecologicamente equilibrado. Mas compartilhar essas responsabilidades não deveria ser mera retórica e sim uma exigência da realidade. São Necessárias milhares de ações, e não basta esperar que o governo faça tudo sozinho. O parque é integrado à rede de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira e tem importância fundamental na preservação da mata atlântica. Nem toda a área do parque está aberta a visitação (ainda bem!).
Então vamos às trilhas:
A "Trilha dos Palmitos", como o próprio nome diz, é uma pequena floresta de palmitos em meio à mata atlântica. E, embora seja a mais curta das trilhas, o canto das árvores nos distrai por longos minutos percebendo a natureza ao redor. Na "trilha dos Troncos" (tem vários deles espalhados pelo caminho) a caminhada pode durar de 30 a 50 minutos, sendo a mais longa de todas. Vai depender de seu fôlego ou vontade de parar e observar algum minúsculo pica-pau fazendo seu trabalho. A "Trilha das Sete Quedas" é uma trilha contínua em meio a cachoeiras, jequitibás, araucárias, bem-te-vis e.......ops, nossos amiguinhos assustados do começo dessa estória!
Se ainda não somos o "Planeta dos Macacos", é melhor cuidarmos para sermos sempre o planeta água, terra verde e animal (no bom sentido, é claro!)

10 comentários:

  1. Bia!
    Descubro cada lugar lindo aqui. Adoro macacos. Tanto que já tive dois. Eles ficavam soltos na minha casa, subiam pelas cortinas, faziam a maior bagunça. Os nomes deles eram Kiko e Kika. Até hoje tenho ótimas recordações dos meus macaquinhos.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Thanks Kiran
    Welcome here whenever you want!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia!
    Só que esses macaquinhos aí do Parque não eram nada dóceis e ficavam jogango sementes e outras coisas da floresta em nós o tempo todo!!! E o Bugio, que é uma outra espécie de macaco, fazia um barulho ensurdecedor que ecoava longe! Foi um dia e tanto!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bia,

    Que passeio maravilhoso! Texto encantador e fotos belas! Admiro seu fôlego! A cada visita aqui, uma aula rica de informaçòes e exemplos de amor. obrigada!

    Girassóis nos seus dias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia! que lugar incrível, a cada vez que venho aqui tem mais lugares incríveis pra conhecer. E adorei as "bombas de efeito moral" que os macacos prego lançam nos "inimigos em potencial". Eles sabem bem o perigo que correm...beijos,

    ResponderExcluir
  6. Lindo o lugar, perfeita a mensagem. bjs

    ResponderExcluir
  7. macaco-prego espertalhão!

    no nosso jardim, temos uma araucária centenária com umas pinhas do tamanho de uma meloa, estamos sempre em risco de quebrar a cabeça

    imensas as tuas viagens, Bia! e imenso o teu Brasil

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  8. Que lugar lindo Bia!
    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir