
O continente gelado me fascina! São tantos tons de azul, tanta vida a descobrir, tantos segredos submersos, tanto a proteger....

Os casais de pinguins são extremamente fiéis. É raro um divórcio no clã, a não ser em casos de má reprodução.

O navio "Barão de Tefé" já navegou as águas geladas da Antártida, quebrando gelo e tudo mais! Pude conhecê-lo por dentro, um luxo !

O navio H42, também conhecido outrora como "Barão De Tefé", já foi um navio de pesquisa no continente antártico durante anos! Hoje ele é um navio faroleiro, com a função de percorrer o litoral brasileiro fazendo a manutenção de nossos faróis. Tirei esta foto quando ele passou por Abrolhos para inspecionar o farol da ilha e refazer sua pintura desgastada.

Os pequenos pinguins, sempre em fila para algum compromisso inadiável! Este simpático animal possui uma grossa camada de gordura, que o protege dos ventos gelados da Antártida.

Hoje o navio H44 faz parte do programa antártico brasileiro proantar (todas as fotos do continente gelado são da web)
A Antártida sempre me fascinou! Talvez por ser tão distante e tão fora de alcance, ou por ser tão estupidamente gelada que fica difícil imaginar qualquer ser de sangue quente vivendo lá. Navios de pesquisa e equipes do mundo inteiro estão sempre por essas terras geladas tentando descobrir os segredos profundos de nosso planeta, muitas vezes registrados nas camadas de gelo. Pois em dezembro um grupo de pesquisadores brasileiros parte rumo a Antártida com o projeto Criosfera (que é o nome da massa de gelo do planeta). Eles vão instalar um módulo avançado de pesquisa na região mais inóspita do continente gelado. Só para ter uma ideia, o local só poderá ser habitado nos meses de dezembro e janeiro, já que é verão e a temperatura fica "razoável": entre -20ºC e -35ºC. No resto do ano pode chegar a -60ºC, brrrrrrrrrrr..........
A estação de pesquisa pretende coletar dados meteorológicos e climáticos, como velocidade e direção dos ventos, pressão atmosférica, radiação solar, emissão de CO2 e temperatura, além de coletar partículas de poluição que chegam até o continente. Esses estudos nas áreas de glaciologia, geofísica e química do gelo polar são importantes para fazer o monitoramento do transporte de subprodutos de queimadas. Ou seja, nós estamos mandando poeira pra lá! O Brasil já investiga o continente antártico há 30 anos, o que é pouco em termos de estudos científicos. Com este módulo avançado de pesquisa na criosfera poderemos saber se há sinais no continente gelado da poluição atmosférica vinda das queimadas no Brasil. Esses caras vão perfurar 150 metros para desvendar a história ambiental do planeta nos últimos 500 anos! Bem que o ser humano podia colaborar e parar de mandar sujeira para ambientes (até pouco tempo atrás) tão puros!!!
Esse ambiente me fascina tb, mas não me atrai...eu não saberia conviver com esse frio todo...brrrr....prefiro águas mais quentinhas! rs
ResponderExcluirAgora, vc tem razão, o "ser humano" poderia colaborar mais um pouco na questão do lixo!
Um beijo no seu coração
Acho que eu iria tranquilamente para a Antártida, Flavia! Claro, participando de alguma pesquisa e recebendo por isso (chega de ser voluntária!). Enfrentaria qualquer temperatura! E, como bônus, ainda conheceria de perto esses seres incríveis que conseguem sobreviver com tanto gelo!!!
ResponderExcluirBeijocas
Bia querida,
ResponderExcluirTenho muita vontade de conhecer a Antártica,como turista. também enfrentaria qualquer temperatura (agasalhada, claro!) Obrigada por mais informações e fotos lindas.
Girassóis nos seus dias. beijos.
Maravilhosas as fotografias!
ResponderExcluirMaravilhosa a reportagem!
Maravilhosos os ensinamentos!
Adorei passar por cá e ver esta Criosfera maravilhosa e adoro pinguins, são dos seres que mais me fascinam.
Beijos
Bom dia.
ResponderExcluirAdoro os animais.
Tenho um filho que é biólogo e ele também me explica coisas fascinantes.
Belo documentário e lindas fotos.
Parabéns!
Beijos.
Maria Auxiliadora (Amapola)
Oi Celina! Pena que é tão difícil ir até a Antártida, mesmo como turista! Mas nada é impossível e longe é um lugar que não existe!!!
ResponderExcluirBeijos
Brancamar,
ResponderExcluirObrigada pela visita tão simpática!
Beijinho
Olá Maria Auxiliadora!
ResponderExcluirTambém sou bióloga, por isso fico aqui a divagar tanto sobre todos os tipos de vida, em qualquer lugar do planeta. As vezes acho que sou todos os ecossistemas ao mesmo tempo!!!
Beijocas e volte sempre!
Oi querida! Esse azul me fascina, fiquei namorando as fotos e amei o texto!
ResponderExcluirBjbj
She
Oi She!!!!!
ResponderExcluirO azul é minha cor preferida, tanto que tem até no meu mail!
Beijocas mil!
Oi Bia!
ResponderExcluirQue fotos lindas. São tantas nuances de branco nessa vastidão gelada. Bonito demais. E os pinguins... muito fofos. Que bichinhos simpáticos.
Tenha um ótimo final de semana.
Claudia
.
ResponderExcluir. querida bia,,, .
.
. mais uma página de azul e branco . da pureza infinita . rente às asas brancas de um anjo de Deus .
.
. é sempre um prazer . e um orgulho .
.
. passar por aqui .
.
. um bom domingo .
.
. um beijo meu .
.
.
Oh, wow! Wonderful photos and motives. Looks a bit cold.
ResponderExcluirHope you have a nice weekend:-)
Hello Beatriz, fantastic photos and situation. The motivation is lovely. Compliments.
ResponderExcluirHave a good time
Bye
Paolo
Ola?
ResponderExcluirmaravillas!!
abraço
Oi Claudia!
ResponderExcluirEsses pinguins são mesmo incríveis! Aliás, tudo na Antártida parece ser incrivelmente arrebatador!!!
Bjs
Ei Paulo
ResponderExcluirPara mim também é um orgulho ter sua visita por aqui, sempre tão poética!!!
Um beijo meu amigo
You're right Spiderdama
ResponderExcluirIt looks like very, very cold!!!
Big hug
Thank you Paolo for your visit!
ResponderExcluirWelcome whenever you want!
hugs
Ola Poseidón!
ResponderExcluirÓtimas notícias lá no Farol. Gostei!
Uma ótima semana!
Bia
ResponderExcluireu pensava tolamente, que no gelo não havia pó...
e o silêncio? gostava de poder ouvi-lo nesse continente espelhado
um beijo, com um cubo de gelo e uma rodela de limão!
manuela
Olá Beatriz!
ResponderExcluirFiquei encantada com estas fotos, adoro os pinguins.
Se tivesse um dia a oportunidade de viajar para Antártida, iria com certeza, ver de perto toda essa beleza.
bjus
infelizmente o barão de tefé foi cortado em 98 ..eu fui um dos militares a tomar conta do navio antes dele ser cortado ,deu dó no coração pois a embarcação estava em bom estado ...um navio importante na historia ..ser cortado para virar vergalhão ..terrivel mas em fim .na vida o dinheiro fala mais alto
ResponderExcluirvou corrigir ,,na verdade o barão de Tefé foi para o corte em 2004 ..pois troquei a data com outra embarcação ,o ultimo registro de navegação foi em 2003
Excluir