Translate

domingo, 4 de dezembro de 2011

Biodiversidade!!!

Dançando um balé exclusivamente delas, gaivotas, atobás e fragatas ainda conseguem pescar em paz no litoral do Rio de Janeiro...
Algumas ilhas oceânicas ainda se encontram preservadas, e sua biodiversidade segue praticamente intacta, como esta por onde passei, à 46 milhas náuticas do litoral da Bahia!
A diversidade de paisagens, de vida marinha, de verdes e azuis de nosso país, merece uma atenção especial, como esta praia isolada (que veio como uma recompensa, depois de uma longa caminhada debaixo de muito sol) no extremo sul da Bahia .....
Ah, se todos pudessem usufruir do meio ambiente e preservar sua biodiversidade sem destruir, viveríamos eternamente num paraíso!!!
Cactus crescendo no meio das pedras, em pleno cerrado, o rio correndo, o verde nascendo, o parque sendo preservado na Serra do Cipó
Num simples vôo de balão pude ver o que muita gente apenas supõe, mas não vê. Áreas desmatadas, grandes clareiras em meio à floresta, coisas que, para quem está lá embaixo, passam totalmente despercebidas!
Topos de morros sem mais florestas, rios sem a sua proteção de mata ciliar..... Mas também pude ver áreas preservadas e se recuperando de tempos em que foram quase destruídas!



Os grandes "caras" da área ambiental, das indústrias, instituições e governo se reuniram em São Paulo recentemente em torno de uma única iniciativa, que vai produzir um relatório em 2013 sobre as externalidades negativas e positivas da biodiversidade. Como assim? Poxa, dar um real valor à diversidade biológica vai agregar valor também à economia local das florestas! Assim pensam os ambientalistas da Conservation International, entre outros. O projeto "A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade" vai avaliar alguns setores como, por exemplo, mineração, agricultura, cosméticos e farmacêuticos, financeiro, celulose, químicos....... Primeiro vai ser feito um levantamento dos estudos já realizados em diversas áreas. Depois, outros estudos serão produzidos para avaliar as externalidades positivas e negativas desses setores específicos. E no final vão fazer um relatório que será apresentado na Rio+20 ano que vem, e também na COP 2012 (em Doha, Catar). Este projeto tem tudo para mudar bastante coisa no Brasil e no mundo! Afinal, estima-se que o mundo já perde entre US$ 2,5 trihões e US$ 4,5 trilhões por ano com a destruição dos principais ecossistemas. E aí, vamos economizar ??????

9 comentários:

  1. .

    .

    . urge conservar e recuperar o ambiente . sem o qual . a curto prazo . estaremos ir.remediavel.mente condenados .

    .

    .

    . [. grat.íssimo pela Sua presença . no aniversário terceiro do . intemporal . sem a qual . algo de muito importante lhe teria certa.mente faltado .] .

    .

    .

    . um bom domingo .

    .

    . um beijo meu . bia . sempre e para sempre .

    .

    .

    ResponderExcluir
  2. ADORÁVEL BLOG BIA

    SOU DA ÁREA AMBIENTAL E ADORO
    BJSS


    BRUNO

    ResponderExcluir
  3. Claro que sim, eu já faço isso a tempos!
    E você heim, que corajosa, voar num balão.
    Deve ser algo maravilhoso.
    beijinho carioca

    ResponderExcluir
  4. Ei Bia
    Como sempre muito bacana todas suas postagens que abordam natureza, meio ambiente, ecologia, sua defesa e preservação.
    Bjo e boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Ah quanto tempo Maria Célia!
    Tinha perdido teu endereço no blog roll. Agora não mais!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Beth! Voar de balão é tão traquilo, que já fui algumas vezes....agora, o que me falta mesmo é pular de asa delta na Pedra da Gávea, he he!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. esta é a causa que vale a pena

    sob pena

    de a longo prazo, nem causas nos seja permitido ter!

    e de balão é outra coisa!

    um beijo, Bia

    ResponderExcluir
  8. Bia,
    Parabéns pelo blog. Sempre que passo por aqui fico pensando que muitas outras pessoas deveriam ler suas postagens para aumentar a consciência sobre as questões ambientais. Esses temas são abordados de maneira tão delicada e ao mesmo tempo tão firme que valem sempre a leitura.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Manuela

    As causas ambientais sempre valem a pena, ainda mais quando fazemos parte dela...
    Confesso que de balão é tudo uma pintura!!!

    Um beijo

    ResponderExcluir