Translate

domingo, 18 de dezembro de 2011

Um dia de chuva...

Uma noite na Lapa num dia de chuva....tudo bem se tem a Lua também...
A exposição da Índia no CCBB é fascinante pela profusão de cores e culturas!
A escultura do deus Ganesh logo na entrada sobre um altar e uma escultura contemporânea de Ravinder Reddy.
Um exemplar de tuc tuc indiano. Parece ser o único meio de transporte que consegue se locomover na loucura do trânsito da Índia...
Um quadro delirante de tubarões brancos sobrevoando o famoso portal!!!
O tipo de roupa que os indianos usavam há séculos!
Uma versão, digamos romanceada, do Kama Sutra...
O salão principal do Real Gabinete Português de Leitura, no Largo de São Francisco. Os emigrantes portugueses no Rio decidiram, em 1837, criar uma biblioteca para "ampliar o conhecimento e ilustrar o espírito". Que boa ideia, hein!
Cadeiras se equilibram com vidros azuis em uma exposição no MAM.
E lá fora o jardim de Burle Marx impressiona pela sutileza e forma um quadro à parte com a Baía da Guanabara
A Feira Hype Babilônia voltou com sua alegria, moda multicolorida, exposições alternativas e apresentações circenses!
Uma corrida de cavalos não estava em nossos planos, mas chegamos bem na hora de um páreo. É tão rápido que se você piscar, eles já cruzaram a linha de chegada!

Num dia de chuva no Rio....final de semana....o que fazer? Dormir num quarto de hotel? Ficar em casa passando por todos os canais da TV? Hã hã.... Guarda chuva na mão e pés para que te quero!!! Primeira parada: MAM (Museu de Arte Moderna), no aterro do Flamengo. As exposições são sempre inusitadas, e a vista da Baía da Guanabara não tem igual! Uma pequena abertura de sol já é suficiente para ir até o jardim lá fora e se deliciar com a obra de Burle Marx, o gênio que fazia arte com as plantas! Depois deste colírio, uma caminhada até o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) é parada obrigatória. A exposição da Índia, que fica até 29 de janeiro, é um vislumbre! Um olhar fantástico sobre a história da cultura do país que tem 1,2 bilhão de habitantes, mais de 200 etnias, 6 religiões e 22 línguas oficiais. Uau, haja cultura! Saindo do CCBB não tem como não passar pelo centro histórico do Rio. O Real Gabinete Português de Leitura é uma verdadeira viagem no tempo....seus livros centenários e o silêncio monumental fazem dali um santuário. Ih, já é hora do almoço! E agora, que tal um "Madrilenho" de sobremesa lá na casa Manon? Umas das poucas coisas doces (sem chocolate) que eu AMO! A chuva fina continua nos acompanhando, agora até a Gávea. Um pit stop no Jóquei Clube para descansar e, sem querer, ver alguns páreos de corrida de cavalo. Ao longe, o Cristo Redentor reaparece em meio às nuvens, sinal de que ainda vem chuva por aí. Mas o que importa é ver a feira Hype Babilônia! Muita gente bonita e descolada, e muitos stands super coloridos com mil ofertas tentadoras. Nessas horas, tem que segurar a bolsa (e o bolso) para não gastar. Mas que dá vontade, dá! Alguns shows se preparando para tocar mais tarde, apresentações de malabarismo e contorcionismo, exposições de artistas alternativos.....Ufa, consegui sair sem gastar "quase" nada! Depois é só fechar a noite na Lapa. Shows no Disco Voador a todo tempo (perdemos um do Ney Matogrosso, já esgotado dias antes). Mas tudo bem, só de ver a lua aparecendo tímida atrás dos Arcos da Lapa, já foi o nosso "boa noite" mais do que merecido! Voilà e até a próxima chuva.....

16 comentários:

  1. Hi Bia, Interesting post today... Despite the rain, it looks like you had a wonderful time --seeing so many great things including a horse race... Wow!!!!

    The photo that caught my attention was that tiny little car (an Indian tuc tuc)... I want one of those to get around in our neighborhood!!!! That would be awesome...

    Hope you have a wonderful week.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Num dia chuvoso (e tem sido muitos) o Rio tem muitas opções. Essa cidade é demais!!! Sou fã número 1.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Thanks Betsy!

    yeah, despite of the rain, you can do anything in Rio! Imagine a beautiful and light sunny day.... Nothing is impossible, and if you have an idea in mind and a camera in your hands, you have everything!!!

    Kisses

    ResponderExcluir
  4. Ei Claudia, também sou parte deste fã clube da minha cidade querida!!! Opções nunca vão faltar, ainda bem!
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Adorei este post!
    Estou louca para ver esta exposição no CCBB. Vou em janeiro.
    O importante é que com chuva ou com sol, o Rio de Janeiro continua lindo!!
    Bjão e FELIZ NATAL!!

    ResponderExcluir
  6. Biazinha!
    E você, como uma turista que ama o Rio, sabe aproveitar as melhores coisas que tem por aqui.
    Sensacional seu roteiro!
    Deu-me até algumas ideias para uns novos bordejos por aí.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  7. saudades do Rio e da Índia!
    essas duas jóias tenho a sorte de conhecer

    e em Goa, o tuc-tuc chama-se Riquexó e é uma aventura, então com chuva :)

    um beijo Bia e Feliz Natal para ti!

    manuela

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Flavia! O Rio é a nossa terrinha do coração, e com chuva então....as opções "indoor" se multiplicam! Maravilha, já que depois sempre vem o sol e o arco-íris novamente!
    beijocas e bom natal!

    ResponderExcluir
  9. Beth querida!
    Continuo sendo a carioca mais turista que eu conheço, he he....Quem mandou morar longe, né!
    Procuro sempre evitat os lugares muuuuito turísticos. Mas sempre dou um jeitinho de percorrer o centro do Rio(que eu AMO!)e provar das delícias que tem escondidas porlá!
    beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Manuela
    O Rio você já conhece.....e eu nunca estive na Índia..... Dois lugares culturalmente fascinantes e visivelmente lindos!!!!
    Um FELIZ natal para todos aí em Portugal!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Muito, mas muito legal!
    Ei minha Linda! HO, HO, HO!
    Feliz Natal querida, que seja uma noite feliz, de paz, tranquila e cheia de amor! ;)
    Beijo, beijooooo!
    She

    ResponderExcluir
  12. Ei She!!!

    Que bom que o espírito de natal está em todo mundo por aqui! Torço de verdade para que seu natal seja "brilhante" e que o novo ano comece iluminado!!!!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  13. The translation did not work to day.., so I do not understand, but the pictures is nice. Something about Christmas also I think.

    Hope you have a great Holiday!
    Hugs from North;.)

    ResponderExcluir
  14. Bia ,aproveito a oportunidade para te desejar um Feliz Natal e te agradecer pelos lindos presentes com que nos presenteias através de teu blog.
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
  15. Peaceful and happy Christmas to you and your family with so much friendship
    so much joy Elettra

    ResponderExcluir
  16. Your blog is so colorful. Very nice pics especially i found one green color auto here. i dont know where u found that but its called "Rakshwa" in local language and you can found them running in thousands daily on the roads of pakistan. The only different is that here in pakistan they have either yellow or blue in color and daily people use them as auto taxi to go from one place to another.

    ResponderExcluir