Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pelo céu, pela terra, pelo mar...

Ajudando a encher um balão à gás, onde pouco depois eu iria me sentir como um pássaro nas alturas, vendo tudo aqui em baixo parecer infinitamente distante. E eu lá em cima, como se tivesse em outro mundo!
Lá do alto consigo ver o rio Jucuruçu correndo para o mar, no litoral do sul da Bahia. O sol já ia embora e minha vontade era de ficar ali até o dia acordar de novo...
De barco eu posso ir a algumas milhas náuticas dali e cair no mar, pelo qual sou perdidamente apaixonada!!!!
E lá no fundo do mar....verdadeiros tesouros escondidos, e protegidos, como esses corais
Contornando a costa oceânica de Niterói dá para ver o lindo Rio ao fundo
Ou quem sabe, amanhecer numa ilha e, bem devagar, chegar perto dos atobás, com uma câmera na mão, e esperar com eles o sol iluminar todo o resto!
Ver num caleidoscópio um mosaico de montanha e floresta é um privilégio para quem está em Inhotim, um verdadeiro museu-jardim a céu aberto!
Caminhando por uma praia vazia em Cumuruxatiba, a maré baixa deixa a mostra o píer abandonado, de um tempo em que a riqueza do lugar saía por ali para o outro lado do oceano....
Nada melhor que pisar no mesmo chão que nossos descobridores, quando aqui desembarcaram com suas caravelas, na Barra do rio Caí....




A dinâmica do planeta Terra é algo que me encanta! Como pode ter um lugar mais belo, mais cheio de vida, mais inconstante??? É essa interação toda que permite florescer a vida no nosso planeta. E este frágil lugar em que vivemos é quebrado em um mosaico de ambientes tão diferentes entre si, que dá vontade de viver um pouquinho em cada um deles durante toda uma existência.....ou teria que viver muitas vidas para que isso fosse possível? Nos últimos 200 anos, cientistas do mundo inteiro vêm desvendando os segredos da Terra, estudando minuciosamente as rochas para recuperar restos de animais e plantas do passado a fim de reconstituir toda a história do planeta. O passado é importante para tentar resolver problemas no futuro. Mas enquanto estamos vivendo aqui e agora, melhor seria se pudéssemos aproveitar os benefícios que a natureza nos dá de graça sem destruí-la. Concordo com Rubem Alves, quando diz que as árvores floridas têm sua sabedoria. Para que servem suas cores? Para elas devem servir para alguma coisa. Falam da simplicidade da vida e da nossa tolice. Afinal, não sabemos florir! E completa: "Penso que a natureza sonha. Montanhas, florestas, mares, cachoeiras, rios, lagos. Todos sonham um mesmo sonho....que chegará o dia em que os seres humanos desaparecerão da face da Terra. Pois os dinossauros não desaparecerem? Quando isso acontecer será a felicidade!.....A natureza, então, tranquilamente, sem pressa, se curará das feridas que lhe causamos." E continuo sonhando com um mundo melhor......


PS: Quero deixar um grande abraço a uma amiga que se foi, depois de lutar muito! A Glorinha sempre passava por aqui e deixava palavras carinhosas. Uma vez ela me disse: Sonhar é o que nos move amiga. Também sou como você, um ecossistema inteiro....a ser descoberto....

22 comentários:

  1. Pois foi a nossa Glorinha partiu e sem
    regresso.Fica apenas nos nossos corações.
    Fiz uma pequena homenagem em dois dos meus
    blogues, mas penso que deveria ser feita uma
    homenagem colectiva. Quem tiver uma boa ideia
    que avance.
    Um grande beijinho
    Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irene
      Fica agora em nossa memória a pessoa boa e alegre da Glorinha! Guardo comigo o livro "Na esquina do tempo nº 50" com todo o carinho!!!
      Beijinho

      Excluir
  2. What a gorgeous way to enjoy seeing your 'world'.... I've always wanted to take a balloon ride ---but have never gotten to do it. You captured some awesome photos, Bia. What a gorgeous gorgeous place!!!! WOW... Thanks for sharing.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betsy
      I think you should try someday to take a ride in a balloon. All those amazing places you have gone could be seen by a kinf of glasses!
      A big hug

      Excluir
  3. como pássaro nas alturas

    Feliz Páscoa para si, Bia!

    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Manuela
      Feliz páscoa para você do outro lado do oceano....
      Beijos

      Excluir
  4. Bia,
    Uma boa Páscoa para vc e sua família!
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um beijo e uma páscoa recheada de chocolates para você Flávia!!!
      Afinal, ninguém é de ferro!

      Excluir
  5. Olá Beatriz
    Que espetáculo de fotos e de texto.
    Você é muito boa com as palavras, escreve muito bem.
    Concordo com o Alê, nunca pensou em escrever um livro?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah quanto tempo Maria Célia!!!
      Obrigada pela delicadeza de sempre! Acho que sou um pouco viciada em escrever, mas ainda tenho que aperfeiçoar muita coisa!
      Beijos

      Excluir
  6. LINDO DEMAIS,BEATRIZ !!
    Uma Feliz Páscoa para ti.

    MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Páscoa a você também!!!
      Bj e uma ótima semana!

      Excluir
  7. Beatriz obrigada pelo carinho, emocionante seu carinho pela amiga, as imagens são belissimas, uma Feliz Páscoa, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eva!
      E que a páscoa se prolongue por toda a semana!!!
      Beijocas

      Excluir
  8. Oi minha Linda! Concordo com o Alê sobre vc editar um livro com a temática eco, show, hein?!
    Vim te desejar uma feliz Páscoa, minha Linda!
    Bjbj
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi She!
      Já pensou se eu consigo mesmo? Tenho que melhorar muito ainda e me inteirar sobre o assunto. Quem sabe... Uma deliciosa e feliz páscoa querida!
      Bjks

      Excluir
  9. Pois é Alexandre, já me falaram essa ideia do livro sim, mas é difícil quando você não é da área, ainda mais aqui no Brasil... Mas até que você me fez lembrar novamente, e vou pesquisar para ver como é que é. Quanto ao povo do Tibet, serei sempre solidária. Gostaria mesmo de ir até lá e fazer alguma coisa, mas quem sou eu???? Ontem mesmo um grupo enorme de tibetanos foi preso pelos chineses quando voltava da India, depois de uma comemoração tipica deles. Uma vergonha!
    Beijos, e vamos lembrar de nossa querida amiga Glorinha sempre!

    ResponderExcluir
  10. Beautiful colletion of photos. No 5 is a dreamplace!
    Hope you have a Happy Easter!:-)
    Hugs from north

    ResponderExcluir
  11. Hello Tania
    I must agree with you, this dreamplace is our beautiful Rio de Janeiro!!!
    My best wishes for you and your family!

    ResponderExcluir
  12. Lindissimo post, fotos , suas palavras, toda a beleza da natureza. Como você disse : pelo céu , pela terra , pelo mar, em cada pedacinho um toque de Deus que o homem insiste em destruir.
    Ah , assino embaixo na idéia do Ale sobre o livro.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cris
    Ainda bem que nosso planeta é abençoado por lugares incríveis, que nos faz até "voar" até eles para conhecer de perto! Agora, suas fotos, essas sim são de tirar o chapéu!!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  14. Olá bom dia!Fiquei encantada com o seu blog. Parabens. abri seu blog e gostei muito pois adoro viagens. Já estou lhe seguindo.Lhe convido a visitar meus blogs um deles é de viagem, quem sabe gosta e passa a me seguir. Estou aguardando, abraço, Sônia

    ResponderExcluir