Translate

domingo, 27 de janeiro de 2013

Conhecendo o mundo com outros olhos!




Yann Arthus Bertrand's sobrevoou durante 5 anos os 6 continentes para mostrar as surpreendentes paisagens vistas de cima. Ele viu a Terra mudar! Mas essa estória não se resume apenas à parte plástica de suas belas imagens. Yann fez questão de descer em todos os lugares onde fotografou para conhecer de perto a cultura, o dia a dia das pessoas,  como elas lidam com o meio ambiente, o desperdício e a generosidade. Com isso ele constatou que, apesar do consumismo exacerbado ao redor do mundo, ainda há pessoas preocupadas com o rumo do nosso planeta; e que pequenos gestos são capazes de mover montanhas. Desde um pescador brasileiro, que luta pela preservação do rio, passando por uma chinesa que alimenta de graça os esquecidos da sociedade, até um agricultor afegão que se importa com a fome do mundo, são milhares de depoimentos reais sobre seus medos, sonhos e esperanças. Yann já apresentou suas exposições no Rio, em São Paulo e em todo o mundo. Mais ecologista que fotógrafo, o resultado dessas exposições tornou possível a criação da Fundação "Good Planet" e do projeto "6 bilhões de outros".  Este projeto vai de encontro aos habitantes do planeta, tenta mostrar suas realidades e, ao mesmo tempo, ajudá-los em sua luta pela preservação do planeta. Admiro pessoas que fazem do seu trabalho algo em prol de toda a humanidade. Mesmo que comece com pequenos gestos, até mesmo no lugar onde mora, vale a pena. De que adianta os "senhores do tempo", chefes de governo, militantes "virtuais" ou grandes teóricos se encontrarem uma vez por ano, como em Davos, para discutir questões mundiais? Só saem dali com mais incertezas ainda sobre o futuro. Os grandes problemas do mundo continuam sem solução, e as resoluções nunca saem do papel!!!


Bangladesh é o sexto lugar mundial em aquicultura de água doce. Cerca de 1,3 milhão de pessoas trabalham na pesca, especialmente a de subsistência. Os bagladeshianos substituem o consumo de carne vermelha, rara e cara, pelo peixe. Ainda hoje, 1,8 bilhão de trabalhadores no mundo (60% da população ativa) trabalha sem contrato nem cobertura social.

Ilhas Robeson, no arquipélago se San Blas, no Panamá. Ali vivem os indios Kuna, que conseguiram um estatuto de semi autonomia por seu território, proibindo qualquer investimento estrangeiro em sua terra. O Panamá reconhece a aspiração dos povos indígenas terem o controle de suas instituições, garantindo sua integridade física e espiritual. Isto está certificado na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, e até hoje apenas 22 países assinaram com o Panamá, dentre eles seus dois vizinhos: Colômbia e Costa Rica.

Fardos de algodão na região de Korhogo,Costa do Marfim. O algodão começou a ser produzido na África Ocidental no início do século XX. A produção, a transformação e a confecção do algodão garantem a subsistência de quase 1 bilhão de pessoas no planeta. Em contrapartida, só a cultura do algodão emprega 1/4 dos pesticidas vendidos no mundo. Isso fez com que alguns governos incentivassem a redução de pesticidas usados, criando setores de comércio equitativo e garantindo uma melhor remuneração melhores condições de trabalho.

Mulheres carregam baldes ao país Dogon, perto de Bandiagara, Mali. Na África subsaariana, cerca de 40 bilhões de horas são gastas nessa tarefa. Para isso, elas abandonam os estudos, razão do analfabetismo atingir mais mulheres que homens. Além disso, assim seriam pessoas "bem educadas" e "aptas ao casamento". Para mim,a manutenção de certas culturas é absolutamente impensável no mundo atual.

 Língua de gelo do glaciar Taylor no Vale Beacon, uma cadeia de vales secos na Antártica. O Tratado da Antártida que entrou em vigor em 1961 designa a Antártica como "uma zona natural dedicada à paz e à ciência".

Secagem das tâmaras. no vale do Nilo. Em regiões áridas, as tâmaras se desenvolvem em oásis como este. São bem tolerantes ao sal e suportam grandes diferenças de temperatura. O Egito é o primeiro produtor mundial e também o maior consumidor, cerca de 15 kg por pessoa por ano! Com as tâmaras se produz suco, xarope, farinha, massa, açúcar, vinagre, álcool, doces............além de servirem para alimentar dromedários, cavalos e burros.

Vilarejo Koh Pannyi, na Baía de Phang Nga - Tailândia. Esta baía é formada pelo degelo ocorrido há mais de 18 mil anos. O vilarejo foi construído há dois séculos por pescadores muçulmanos de origem malásia. As áridas montanhas calcárias submergiram das águas, deixando de fora somente os cumes. A população tradicional vive da pesca e do turismo.

Lagoa Azul, na Islândia. É uma região vulcânica, com aqueles nome complicadíssimos, Reykjanes, perto de Grindavik, na central geotérmica de Svartsengi. Este lago artificial é alimentado pelo excesso de água retirada da geotérmica. A água é captada a 2.000 m abaixo da Terra e aquecida a 240ºC pela fusão do magma. Quando chega à superfície, atinge 70ºC e serve para aquecer as cidades vizinhas. Ricas em sais minerais, as águas quentes da Lagoa Azul (a 40ºC) parecem ter propriedades curativas para doenças de pele. A geotérmica é uma fonte de energia renovável cada vez mais explorada, com pouco custo e limpa.

Final de uma tempestade sobre a floresta Amazônica, próximo a Tefé. A floresta cobre 64% da superfície do Brasil. Rica em biodiversidade, estima-se que mais de 10 milhões de espécies ainda não foram sequer descobertas. Esta pesquisa interessa principalmente à indústria farmacêutica, pois muitos dos medicamentos contém substâncias extraídas de plantas, usadas como ingredientes ativos.
 

18 comentários:

  1. Maravilhosooooo....eu vi a exposição que teve na Cinelândia9inclusive tem um post sobre isso lá no blog).
    Oportunidade única assistir as fotos e filme.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Bia querida!
    Eu acordei hoje e procurei um blog na minha lista que me dissesse coisas bonitas e referente ao mundo em que vivemos, nosso planetinha. Só você para me proporcionar este novo dia com ânimo e esperança no homem e suas atitutes com o planeta.
    Que maravilhoso exemplo este homem está nos dando, trazendo com suas fotos, uma realidade latente e que nos aproxima mais do planeta do que qualquer reunião de Davos.
    Impressionante como em 50 anos nosso planeta mudou e foi afetado! Precisamos trazer mais consciência a todos e o belo vídeo abaixo pode ajudar nisso. Amei as fotos do incrível fotógrafo (já conhecia) e foi muito bom ver de novo aqui nesta manhã, tantas maravilhas desse nosso mundo.
    Gostaria de lhe pedir permissão para divulgar o pequeno vídeo do filme Home em meu blog, ok.
    Obrigada por me proporcionar belos momentos neste início de dia.
    beijo e abraço cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth querida!
      Tem razão, com tantas tragédias acontecendo, tantas pessoas sofrendo.......precisamos mesmo nos animar com alguma coisa! E quando são coisas boas, em prol do planeta e dos seres humanos, melhor ainda!!!
      Claro que pode divulgar sim; o vídeo nem é meu, e é apenas uma sinopse do filme/documentário maravilhoso que Yann Bertrand's fez para a ONU, que pode ser visto também no site: www.terravistadoceu.com/filme-home.
      Beijinhos e tenha uma linda semana!

      Excluir
  3. Ei Flavia!
    As fotos são lindíssimas, foi bem difícil escolher tão poucas para colocar aqui!!! Queria encher todos os espaços com elas!
    Assisti ao filme inteiro e também ao documentário "6 bilhões de outros" na TV, fantástico!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. This looks unreal to me:-) What a great paradise.
    Wish I was there:-)

    Hope you have a good time over there
    Hugs from Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Tania!
      This guy is really good at it! And furthermore is an ecologist conscious. I also wish was there, in each place of the world.....

      A nice weekend!

      Excluir
  5. Oh Bia, What a marvelous post... There are so many beautiful areas in our world --and so much we need to learn about the world. Bertrand must be a very interesting man.. It's great to not only take good photographs but even better when you can learn more about the area, the people, etc... SO interesting... We ALL need to do more to preserve this beautiful world..
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy
      The world is plenty of beauty........anywhere we go! We just need a watchful eye. And, who knows, to learn even more about everything that is alive, including humans!
      This is a special man, who loves the envionment, even before he learns how to take pictures!
      I could see his documentary "6 billion others" and it's really good and touching...
      A big hug and nice week

      Excluir
  6. Meu deus! Que fotos são essas? Não consigo parar de babar. Espetaculares!!!

    Os fardos de algodão são muito legais, parecem couve-flores gigantes.

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia
      Este é "o cara" e as fotos são mesmo espetaculares!

      Beijo

      Excluir
  7. Sempre que venho aqui fico com mais cultura, que post super interessante. Não conhecia o trabalho deste senhor, imagens magnificas, a do algodão é maravilhosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris
      Se você assistir aos documentários, como "The Earth from above", vai var como este mundo que habitamos ainda é tão pouco conhecido....Impressionante!
      Beijos

      Excluir
  8. these are photos from the first prize!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I just have to agree with you Elettra, they're amazing!!!

      Excluir
  9. Bia
    Que fotos incríveis!!
    Talvez este ano vá experimentar um mergulho na Lagoa Azul da Islândia... :-)
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Margarida.....lembre de mim quando estiver lá!
      Isso sim é que é viagem!!!!! Naquele frio da Islândia, só mesmo uma lagoa azul bem quente! Depois me conta!
      Bjs

      Excluir
  10. e com outros olhos saímos nós daqui, mais azuis, diria


    gostei do trailer do planeta que é a nossa casa

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela

      O mundo inteiro merece um olhar "mais azul" e cheio de ternura!

      Beijocas

      Excluir