Translate

domingo, 26 de maio de 2013

Chover no molhado?

Neste mês comemora-se no mundo inteiro a semana da biodiversidade. O ano de 2013 foi escolhido pela ONU com o tema de "Água e biodiversidade". Acho ótimo quando pessoas e instituições idôneas fazem campanhas e investem em pesquisas em prol da preservação dos recursos naturais. Mas de nada adianta tudo isso se nós não colaborarmos nas pequenas coisas do nosso dia a dia. 


Para observar a natureza protegida em meio ao cerrado, aqui você tem um ótimo ponto de vista

 Uma coisa é certa, a demanda por água em várias partes do mundo ultrapassa o fornecimento. Para muitos que vivem em lugares com abundância de água, é difícil imaginar que em vários países  as pessoas simplesmente estão morrendo "de sede"! Outro dia fiquei estarrecida ao ler em um artigo que na Somália 71% da população não tem acesso à água potável. Na Etiópia são 56%, em Moçambique 53%, e no Afeganistão 50% sem água! A lista é imensa. No Brasil temos 2% sem acesso à água, principalmente na região nordeste, com altos índices de desertificação. Dizem os pesquisadores que até 2025 Portugal e Espanha serão os dois países europeus mais afetados pelo aquecimento global e falta de água se nenhuma medida for tomada agora.


Mas é fundamental não esquecer o papel das florestas nisso tudo. Elas ajudam a regular a erosão dos solos, e com isso protegem a qualidade e o fornecimento da água. Então é verdade, está tudo interligado, indiscutivelmente. Às vezes parece até "chover no molhado" quando alguém fala nisso..... Não só como bióloga, mas muito mais como cidadã, não posso deixar de pensar nessas coisas só porque elas não estão acontecendo aqui e agora. E olha que sou uma otimista incorrigível, sempre procuro ver o lado bom das coisas, e tento reverter o pior dos cenários em algo mais parecido com o paraíso! Mas sem jamais mascarar a realidade. 

Que bom poder andar pelas montanhas da Serra do Mar e respirar este ar puro......pensando na água, nas florestas e na nossa sobrevivência, quem quiser ajudar a aprovar uma lei popular pelo fim da destruição das florestas e o fim dos desmatamentos, aqui você pode assinar uma petição do Greenpeace: www.ligadasflorestas.org.br  

O lago Titicaca se formou com a água do mar, que ficou presa quando os Andes se elevaram, por isso é levemente salgada (assim como o Mar Morto). Hoje ele é alimentado pelas chuvas e o degelo das montanhas nevadas. Em algumas regiões do lago, que divisa o Peru da Bolívia, a poluição começa a ficar preocupante, pois o lago é o meio de sobrevivência de milhares de pessoas.

O degelo das montanhas dos Andes está em processo acelerado por conta das mudanças climáticas. É essa fonte de água natural que abastece o povo andino, sua agricultura e geração de energia. Esse negócio de conscientização ambiental, muitas vezes é só blá, blá, blá. Poxa, consciência todos nós temos, não é bem por aí. Temos sim, que mudar nossas posições na vida com relação a algumas coisas que não nos fazem bem. Que tal começarmos agora?

12 comentários:

  1. Oi Beatriz
    Concordo com você, este negócio de consciência ecológica, ambiental, este papo todo é puro blá, blá, blá, todo mundo tá careca de saber disto, na prática o que tem sido feito pra mudar ou ajudar esta situação ou estas pessoas que você citou no seu excelente texto.
    Acho que muita gente, já está agindo diferente, deixando de lado hábitos e costumes antigos de desperdício,é hora de olhar pra coletividade e não só pra seu próprio umbigo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Maria Célia
      Quem nunca ouviu falar de tudo isso, ou viu algum documentário de meio ambiente? Consciência realmente não nos falta, o que falta muito é força de vontade de fazer o que é certo!
      Um beijo e um ótimo feriado!!!


      Excluir
  2. Há que se ter esperança...creio que muiiito ainda temos por fazer. Ações diárias e pontuais começando em casa. Esse líquido precioso é "jogado fora" como lixo...desperdício para aqueles que acreditam que nunca irá acabar!
    Beijuuss Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Regina
      Esperança sempre, mas desistir jamais! Ainda bem que tem muita gente do bem por aí que presa pelo nosso planeta e nossa sobrevivência!
      Beijos

      Excluir
  3. Querida Bia,

    Esta é uma triste realidade, constatada bem debaixo dos nossos narizes, todos os dias vemos coisas estranhas, como por exemplo, este vento de mais de 300km agora em Oaklahoma, matando e destruindo tudo, por aqui tanta chuva nos verões, frio demais e fora de hora na Europa e por aí vai o desenrolar dessa falta de atenção e carinho para com nosso planetinha.
    Fazer a nossa parte é muito importante, mesmo que às vezes achemos que é muito pouco.
    Estou, por estes dias, dentro de uma bela reserva aqui em Itaipava, como é linda a vegetação à minha volta, nas tardes um bando de maritacas fazem a festa, estou na paz engrandecida a esta natureza amiga.
    Beijos cariocas da serra.



    ResponderExcluir
  4. Odeio usar o IPad para escrever!
    Eu quis dizer "e agradecida". Desculpa os erros, ok.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth querida!!!!! Você e sua serra aí em Petrópolis e Itaipava.....ai que saudades deste lugar maravilhoso!
      Que sortuda você é, hein! Sei que no fundo, no fundo, seu "lar" verdadeiro é aí em Petrópolis, em meio à natureza (embora Niterói tenha sua beleza marinha, que não fica muito atrás não!)
      Também sou muito agradecida a esta natureza que temos, e que devemos proteger!
      Beijinho carioca

      Excluir
  5. Hi Bia, Your blog posts are always so interesting. You help us to see GLOBALLY and to think about those natural resources around us. We take water for granted --but we'd be in a mess without it...

    Here at home, we have had a rainy spring. This week is dry --finally--but the rain was nice and things are SO green and pretty. Yes---we need WATER.

    Thanks for posting.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. That's right Betsy, water is one of the most precious resources we have! So, we have to look for this cycle never ends. We need it forever! The rain is always welcome in any part of the planet. But climate change is making it ever more intense, bringing tornadoes and severe storms, leaving dozens homeless.
      A big, big hug

      Excluir
  6. Amiga
    tudo de bom neste lindo dia bjs

    ResponderExcluir
  7. Bia,

    Adoro ler seus textos tão conscientes e maduros. Semana passada estive na Costa Rica e lembrei muito de você. Eles sabem muito bem como cuidar da vida naquele país. Aboliram o Exército e tem uma bela política "carbon free". Sabem dar valor a natureza.

    Tenha um super final de semana.

    Bjs

    Claudia

    ResponderExcluir
  8. é verdade Bia, não faltará muito e o sul de Portugal será um deserto

    e continuamos a esbanjar água...

    um abraço

    ResponderExcluir