Translate

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lugares....

Andar de bicicleta aos pés das montanahs do Tibet pode ser a melhor coisa a se fazer no melhor lugar do mundo, mas não sei......

O planeta é tão vasto e incrivelmente belo, sob diversos ângulos, que uma vida inteira não seria possível para desbravá-lo. Eu então, que não tenho tempo e tantas outras prioridades na fila, estou ainda mais longe desta façanha.......Mas, cá entre nós, desconfio que o melhor lugar do mundo realmente não existe, ele é aqui e agora! Quantas vezes já estive em alguma paisagem e, de tão extasiada e recompensada, pensei: melhor lugar não há. Que nada, sempre aparece uma outra oportunidade e lá está você, diante do MELHOR LUGAR DO MUNDO outra vez! Assim foi e assim sempre será, basta estar com o coração aberto e sem expectativas, é o que penso. 


Caminhar pelas montanhas até o alto do parque Itatiaia num dia de sol, ou parar e admirar uma das cachoeiras da Serra do Cipó....           



Andar ao ar livre pelo museu aberto de Inhotim, em meio a natureza tão bem cuidada e preservada. Estar ali nos traz a sensação incrível de fazer parte de uma obra de arte!

E num dia de chuva, se deixar molhar na praça Bolívar, em Bogotá. Chuva fina e gelada, típica das montanhas andinas. A praça é um dos símbolos históricos da Colômbia, onde já foi palco de diversas manifestações políticas pós e contra os governos dominantes. Ainda hoje é onde o povo colombiano se encontra para festejar ou se revoltar. Ao longe, a montanha de Montserrat,  onde o acesso se faz de bonde ou caminhada, e de onde se tem a melhor vista  da cidade e dos Andes mais ao fundo.



Em uma caminhada pelas praias do sul da Bahia, não pude deixar para trás a oportunidade de entrar em terras indígenas, onde o pajé da tribo dos Pataxó nos recebeu e contou a luta de seu povo pela terra, que já era deles, antes de o Brasil ser descoberto! Obviamente fizemos algumas trocas. Eu dei meu chapéu branco de pano e ganhei um prato fundo com garfo e faca de madeira, tudo feito a mão. Ali eu me senti no melhor lugar que podia estar!



 As baleias jubarte passam tão perto do barco em Abrolhos, que é preciso desligar os motores para não assustá-las ou desorientá-las em seu trajeto.  É possível quase passar a mão nelas, de tão dóceis,  nem sentem medo desses seres humanos estranhos que somos! Todos os dias lá estavam elas, mãe e filhote, ou grupos maiores, saltando ou emitindo seu canto no fundo do mar ( elas são conhecidas como as baleias cantoras!). Indiscutivelmente um dos melhores lugares que já estive!!!!



Com formações geológicas esculpidas pelo vento há milhares de anos, ali você viaja no tempo. No Vale da Lua, em La Paz, parece que você está na era pré histórica, e a qualquer momento vai surgir um "Pterodactilus" atrás de uma rocha e fazer você correr uma maratona em segundos!
Com o ar rarefeiro pela altitude, nem todos conseguem andar por todo o vale, tamanho o cansaço. Ainda bem que eu ainda tinha fôlego de sobra  para percorrer tudo. Também, depois dessa, tive a melhor noite de sono da minha vida!!!!!



                                                                                                                                                                  Pelas montanhas do sul do país, que tal pegar um trem de Curitiba até o litoral? Passando pela Serra do Mar, com sua vegetação densa e tropical.... quer lugar melhor? Entre as montanhas e túneis ao longo do caminho, várias cachoeiras, pontes de ferro, precipícios, o barulho do vento na mata, os pássaros flutuando como plumas, o ar fresco e puro. Não me canso dos adjetivos, todos necessários neste caso!!! Concordo que viajar é uma das poucas coisas que você gasta dinheiro e volta cada vez mais rico. Mas, sabendo planejar, dá para economizar bastante e só tirar fotos, muitas fotos.....



Navegar pelo lago Titicaca, o mais alto do mundo, na divisa do Perú com a Bolívia, é algo indescritível.  Para os pouco habituados com o balanço das águas, recomendo tomar um dramim antes, ou então ficar na proa do barco para sentir o vento forte batendo no rosto. Depois de ser batizada nas águas sagradas para os antigos Incas, você se sente realmente protegida, como se tivesse um escudo em volta (nem que essa sensação dure apenas alguns minutos!)


 E por que não sentar na areia de uma praia quase deserta no litoral de Búzios, num fim de tarde, só observando o mar? Ficar ansiosa vendo um pássaro mergulhar fundo, e se sentir aliviada quando ele volta, enfim, com um peixe no bico, tão grande que mal consegue carregar sozinho! Refeição garantida. Coisas da vida, lugares para serem lembrados, sensações que nunca serão esquecidas....

                                                                                                                          
                                                  


11 comentários:

  1. Oi Bia!

    Quantos lugares lindos, fiquei imaginando por quantos mais vc vai passar e sempre terá uma nova surpresa. Afinal a natureza em parceria com o ser humano sempre surpreende!

    Tenha uma ótima semana!

    Bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí 'Bia Jubiart', a parceria sempre é válida quando há respeito à vida!
      Espero que esses lugares lindos continuem assim para sempre!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Concordo com vc Bia e com Gil: o melhor lugar do mundo é aqui e agora! Belas e diversas escolhas nessa postagem...hum Serra do Cipó, Inhotim, tudo pertim de mim rsrs a-do-ro!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil estava certíssimo quando fez esta música, não é!?
      Todos os lugares que escolho ir são os melhores do mundo naquele momento. Assim, aproveito ao máximo!
      Beijos

      Excluir
  3. Êêêêêba....sem mais verificação!!! ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  4. Bia, que lugares maravilhosos seus pezinhos já estiveram pisando!
    Todos belíssimos e inesquecíveis, mas tem um que já estive há tanto tempo e me deu uma vontade louca de voltar a fazer este trajeto, o de trem pela estrada Graciosa que atravessa a serra do mar. que loucura!
    Adorei passear contigo nesta noite!
    um beijo grande carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Quem faz essa viagem de trem não esquece jamais! A Serra do Mar e sua paisagem deslumbrantes são realmente inesquecíveis! Também já estou louca pra voltar lá e fazer de novo este percursos.....
      beijocas

      Excluir
  5. Hey, is there a place for climbing? This rock looks perfect:-)
    Great pictures that warms me up!
    Hugs from north

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Tania
      Certainly there are a lot of places to climb there, you would love!!! You must know the tropical rocks to climb some day. We definitely do not have the cold nordic here!!!
      A big, big hug

      Excluir
  6. Viver é bom demais, né minha linda?! Olha quantos lugares lindos! Amei!
    Obrigada pelo carinho em suas palavras lá no meu blog e minha história, viu?! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal, todos os lugares valem a pena! Todos têm seus segredos, belezas e histórias para contar. Lembro com carinho de cada pedacinho desse lugares.....ah que saudade!
      Beijinho

      Excluir